Ajuda-nos na Nossa Incredulidade (23/08/2015 – noite)

AJUDA-NOS NA NOSSA INCREDULIDADE
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Disse Jesus: […] tudo é possível àquele que crê. Imediatamente o pai do menino exclamou: creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade.” (Marcos 9.23-24)
Acabamos de ler a história de um pai aflito, cujo coração estava machucado pela dor de ver seu filho definhando, tendo a sua infância roubada, dominado por um espírito que o impedia de falar. Os discípulos de Jesus não conseguiram resolver o problema daquele homem, aumentando ainda mais o seu sofrimento e desesperança. Como continuar vivendo? Como seguir adiante? Como vencer a incredulidade que já tomava conta do seu coração?
Jesus desce do monte e encontra-se com o restante dos seus discípulos e uma multidão ao redor deles. Jesus pergunta sobre o que eles estavam discutindo. Antes que alguém pudesse lhe dar uma resposta, aquele pai aflito fala com Jesus a respeito do seu filho e como os discípulos não foram capazes de trazer uma solução para o seu sofrimento.
De alguma maneira, todos nós nos identificamos com esse homem: são pais que estão lutando para livrar seus filhos das drogas, são irmãos e irmãs que estão travando uma batalha com a enfermidade de um ente querido, são pessoas marcadas por todo tipo de dor e sofrimento, enfim, são homens e mulheres que estão tentando vencer a incredulidade diante das lutas e dos desafios desta vida.
Aquele pai precisou vencer a sua incredulidade diante de um quadro improvável. E ele venceu. Ele foi ajudado na sua incredulidade e pôde receber o milagre da parte de Jesus. Como esse homem conseguiu ser ajudado em sua incredulidade?
Para ser ajudado na sua incredulidade…
1. Entenda que Jesus se IMPORTA com a sua DOR
“Respondeu Jesus: ó geração incrédula, até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino. Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: há quanto tempo ele está assim? Respondeu ele: desde a infância.” (Marcos 9.19-21)
Há duas expressões nestes versos que mostram o quanto Jesus estava se importando com a dor daquele homem: “tragam-me o menino” e “há quanto tempo ele está assim?”. Há vários textos nos Evangelhos que mostram o quanto Jesus se movia de íntima compaixão pela dor e pelo sofrimento das pessoas. Ele não suporta ver a obra-prima da sua criação chorando.
Qual é a luta pela qual você está passando? Qual é a dor que insiste em permanecer em sua vida? Qual é o sofrimento que está trazendo desilusão e amargura ao seu viver? Jesus se importa com você! Ele está contemplando a sua vida e movendo-se em sua direção para recolher as suas lágrimas. Só é possível ser ajudado na incredulidade quando entendemos que Jesus se importa com a nossa dor. Ele nunca nos desampara e nem nos deixa sozinhos. A palavra do Senhor a Josué foi a seguinte:
“Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Josué 1.5)
Para ser ajudado na sua incredulidade…
2. Peça ajuda à PESSOA CERTA – Jesus
“Jesus perguntou ao pai do menino: há quanto tempo ele está assim? Respondeu ele: desde a infância. Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” (Marcos 9.21-22)
Ao responder à pergunta, aquele pai relatou toda a aflição do seu filho e pediu ajuda a Jesus. Ele estava diante daquele que tem todo poder no céu e na terra. Ele estava diante do Rei dos reis, do Senhor dos senhores. Ele estava diante daquele que é soberano sobre todas as coisas. Enfim, ele pediu ajuda à pessoa certa – Jesus!
Jesus pergunta a você nesta noite: há quanto tempo você está sofrendo? Há quanto tempo você não sorri? Há quanto tempo você não celebra? Há quanto tempo você está curtindo a sua dor? Chega de pedir ajuda a quem não pode fazer nada por você. Hoje é o dia de você pedir ajuda à pessoa certa, que é Jesus! Ele enviará as pessoas certas para o ajudarem no seu sofrimento. Jesus está apenas aguardando o seu pedido de socorro!

  • O pedido do leproso: “se quiseres, podes purificar-me”.
  • O pedido dos discípulos: “mestre, não te importas que morramos”.
  • O pedido de Jairo: “Senhor, minha filhinha está morrendo”.
  • O pedido de Bartimeu: “Jesus, tem misericórdia de mim”.

Para ser ajudado na sua incredulidade…
3. Creia que só JESUS pode fazer um MILAGRE por você
“Disse Jesus: se podes? Tudo é possível àquele que crê. Imediatamente o pai do menino exclamou: creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade! Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele. O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: ele morreu. Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé.” (Marcos 9.23-26)
Aquele pai entendeu que Jesus se importava com a sua dor, por isso, pediu ajuda a ele. E, quando Jesus disse que tudo era possível ao que cresse, ele não perdeu tempo e disse: CREIO, ajuda-me na minha incredulidade. Mesmo sem compreender muita coisa, aquele homem creu que Jesus podia fazer alguma coisa por ele, e o milagre aconteceu.
Não precisamos entender tudo sobre o Evangelho primeiro para depois crer que Jesus pode fazer alguma coisa por nós. Primeiro nós cremos e depois aprendemos. Talvez, hoje, você ainda não esteja compreendendo todas as coisas a respeito de Jesus. Entretanto, Ele espera somente que você creia que ele, e somente ele, é capaz de fazer alguma coisa por você. É uma questão de fé!
Conclusão:
O maior interessado em resolver o problema da nossa incredulidade é o próprio Jesus. O maior interessado em trazer solução para nossos problemas, alegria para nossas tristezas, sorriso para nosso pranto, alívio para nossas dores, é Jesus! E, assim como ele foi capaz de transformar a realidade de vida daquele pai e daquele menino, ele deseja também transformar a realidade da sua vida hoje.
Para ser ajudado na sua incredulidade…
1. Entenda que Jesus se IMPORTA com a sua DOR
2. Peça ajuda à PESSOA CERTA – Jesus
3. Creia que só JESUS pode fazer um MILAGRE por você

 

Rolar para o topo