Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alcançando uma Vida Melhor

ALCANÇANDO UMA VIDA MELHOR
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: Mulher, você está livre da sua doença. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus. Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado. O Senhor lhe respondeu: Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.” (Lucas 13.10-17)
Todos nós temos direito de buscar uma vida melhor. Contudo, o fato de termos esse direito não é garantia de que é vida melhor vai acontecer. A verdade é que muita gente tem corrido atrás de uma vida melhor durante anos e anos, sem nunca alcançá-la. 
Entretanto, o que é uma vida melhor? Conta-se uma história de uma senhora que estava internada, muito doente. Já havia um bom tempo que se encontrava assim, e sua recuperação parecia muito lenta. Um dia ela disse: “se eu pudesse ficar boa, seria a mulher mais feliz do mundo”. Para ela, a felicidade, uma vida melhor consistia em gozar de boa saúde. Porém, existem muitas pessoas saudáveis que não são felizes, e pessoas enfermas que o são e sentem que vivem o melhor da vida.
Certa vez, na ala de ortopedia de um hospital de uma cidade, havia um garotinho aleijado, muito ativo. Da janela, ele olhava pensativo as outras crianças brincando lá fora. Em dado momento, ele disse: “se eu pudesse andar, seria o garoto mais feliz do mundo”. Você pode andar. Era que isso lhe traz alguma felicidade? Será que isso lhe traz a satisfação de viver uma vida melhor?
Numa outra história, uma mulher se submeteu a uma cirurgia nos olhos. Após a operação, os médicos não tinham certeza se o resultado havia sido satisfatório. Quando o cirurgião começou a tirar o curativo e a tensão foi aumentando, ela exclamou: “se eu pudesse enxergar, teria uma vida melhor”. Mas será que uma vida melhor está fundamentada no fato de sermos capazes de enxergar? Um homem que se suicidou, pulando da ponte da baía de São Francisco, tinha visão perfeita, mas é evidente que isso não lhe trouxe nenhuma satisfação.
Um certo homem desempregado já havia gastado o pouco dinheiro que lhe restara na poupança e ainda tinha muitas contas a pagar. Sua família estava passando necessidade. Ele, então desabafou: “se ao menos eu tivesse um pouco de dinheiro, apenas o suficiente para suprir nossas necessidades, eu viveria uma vida melhor”. Mas será que o dinheiro é a chave para uma vida melhor? Muitas vezes, as pessoas mais ricas são as mais infelizes e, talvez, as que mais gastam dinheiro com tratamentos psiquiátricos.
Eu poderia citar muitos outros exemplos de pessoas que vivem dando desculpas para não viverem o melhor da vida. Parece que a ideia geral de vida melhor consiste em ter aquilo que não se tem. Verdade é que, quando desejamos ter mais do que temos – seja na saúde, na área financeira ou material, ou ainda em relação à posição que ocupamos, e àquilo que conquistamos – ficamos insatisfeitos, frustrados e infelizes.
Porém, olhando para o texto que lemos, podemos aprender como alcançar uma vida melhor, a despeito das circunstâncias adversas que estejamos atravessando.
A história bíblica nos ensina que viver uma vida melhor não significa ter boa saúde física, bens materiais, dinheiro de sobra, posição na sociedade ou conquistas particulares. Viver uma vida melhor, na perspectiva divina, não está firmada em coisas e nem no ser humano. Viver uma vida melhor é encontrar-se com Jesus!
A mulher, do texto que lemos, não tinha vivido o melhor da sua vida até encontrar-se com Jesus. O encontro com Jesus muda a realidade da nossa vida. O tempo de tristeza dá lugar à alegria, o tempo de amargura dá lugar à esperança, o tempo de incertezas dá lugar à fé. A partir da experiência do encontro daquela mulher encurvada com Jesus, o que precisamos fazer para alcançar uma vida melhor?
Para alcançar uma vida melhor…
1. CREIA que somente Jesus pode RESOLVER os seus PROBLEMAS
“Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: Mulher, você está livre da sua doença.” (v.12)
Jesus estava diante de uma mulher cheia de problemas:

  • Ela tinha um espírito de enfermidade (estava enferma);
  • Ela andava encurvada (sem condições para o trabalho e para o lazer);
  • Ela tinha carência de afeto (ninguém lhe dava atenção).

Aquela mulher não fora notada pelas pessoas que estavam à sua volta, mas recebeu uma atenção especial de Jesus. O Mestre viu a mulher encurvada, chamou-a à frente e lhe disse: “mulher, você está livre da sua doença”. Talvez você tenha chegado aqui como aquela mulher encurvada, com uma vida cheia de problemas. Porém, ainda que você não seja notado, ainda que ninguém o tenha visto, Jesus está olhando para você, Ele se importa com os seus problemas. Deus tem uma promessa maravilhosa para sua vida:
“O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas.” (Provérbios 19.23)
Creia que Jesus é o único que pode trazer solução para todos os seus problemas. Só assim, você será capaz de alcançar e desfrutar de uma vida melhor!
Para alcançar uma vida melhor…
2. CREIA que somente Jesus pode LEVÁ-LO à DEUS
“Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.” (v.13)
Que coisa incrível, fantástica, maravilhosa aconteceu! Imediatamente após a mulher ter sido endireitada por Jesus, passou a louvar a Deus. Antes, ela era uma mulher sem Deus, pois um espírito a mantinha doente. Sem Deus, estamos vulneráveis a muitos espíritos de maldade. Mas, com Deus, a nossa vida é completamente transformada. E isso só acontece pela mediação de Jesus. Tem que passar por Jesus. Ele mesmo disse:
“Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6)
Jesus não veio transformar pessoas ruins em pessoas boas. Jesus não veio transformar pessoas pobres em pessoas ricas. Jesus não veio transformar pessoas doentes em pessoas curadas. Jesus veio transformar pessoas mortas em pessoas vivas.
A mulher encurvada conheceu o poder de Deus e foi libertada da morte. Agora viva, ela passou a adorar a Deus. Toda pessoa que é liberta pelo poder de Deus através de Jesus vive uma vida de louvor a Deus. Creia que somente Jesus é pode levá-lo à Deus. Entenda que, estando em Deus, sua vida será sempre melhor!
Para alcançar uma vida melhor…
3. CREIA que somente Jesus pode lhe TRAZER ALEGRIA
“Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado. O Senhor lhe respondeu: Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.” (v.14-17)
O dirigente da sinagoga, indignado com o milagre operado por Jesus, tenta colocar uma pedra em seu caminho a fim de impedi-lo de abençoar aquela mulher. Porém, mas Jesus mostrou que o ser humano está acima de qualquer religiosidade. Jesus usou de misericórdia, amor e compaixão por aquela mulher acima, porque ela era mais importante do que qualquer ato ou rito religioso. Jesus envergonhou os seus oponentes religiosos. O resultado é que todo o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo. Somente Jesus é capaz de trazer alegria verdadeira às pessoas. Só Ele pode fazer alguém viver uma vida melhor.
Quais são as barreiras que têm impedido que você creia que somente Jesus pode lhe trazer alegria? Talvez seja a barreira da religião, talvez seja a barreira da família, talvez seja a barreira do emprego, talvez seja a barreira dos amigos. Enfim, não deixe que essas barreiras sejam um empecilho para que você tenha um encontro de verdade com Jesus, o único capaz de trazer plena satisfação a você. Só Ele pode lhe dar uma vida melhor!
Se você estiver disposto a crer nesta verdade, Jesus envergonhará todos aqueles que tentarem impedi-lo de ter um encontro com Ele e trará uma alegria contagiante ao seu coração, independente das circunstâncias à sua volta. Essa alegria, encontrada em Jesus, é sinal de vitória. A Bíblia diz:
“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1ª Coríntios 15.57)
Sem Jesus, toda vitória é curta e passageira. Com Jesus, a vitória é para sempre, é vitória eterna. É vida satisfeita. É vida plena. É vida de paz. É vida de alegria. É vida bem melhor!
Conclusão:
Deus não deseja que você fique como aquela mulher no início da história, encurvado, olhando para baixo, curtindo a dor dos seus problemas. É tempo de levantar os olhos para o céu, é tempo de olhar para Jesus e viver uma vida melhor!
Para alcançar uma vida melhor…
1. CREIA que somente Jesus pode RESOLVER os seus PROBLEMAS
2. CREIA que somente Jesus pode LEVÁ-LO à DEUS
3. CREIA que somente Jesus pode lhe TRAZER ALEGRIA

 

Rolar para o topo