Aliviando a Bagagem da Aflição

SÉRIE “ALIVIANDO A BAGAGEM” | 03/06
ALIVIANDO A BAGAGEM DA AFLIÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: De onde você veio? Satanás respondeu ao Senhor: De perambular pela terra e andar por ela. Disse então o Senhor a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Será que Jó não tem razões para temer a Deus?, respondeu Satanás. Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. O Senhor disse a Satanás: Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele. Então Satanás saiu da presença do Senhor. […] Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.” (Jó 1.6-12,22)

O contexto do texto que lemos conta a história de Jó. Ele perdeu tudo – sua riqueza, família, amigos e saúde – em um período de 24 horas. Em um único dia, Jó vai de herói a nada. Em todo o livro de Jó, vemos um homem que está profundamente ferido: física, relacional e emocionalmente. Mesmo assim, o livro de Jó conta a história de como ele foi capaz de aliviar a bagagem da aflição, adorando a Deus ao invés de se tornar amargo e infeliz. Jó não se permitiu carregar a bagagem pesada da aflição. Então, a partir da experiência de Jó, como é possível aliviar a bagagem da aflição?

Para aliviar a bagagem da aflição…

1. LOUVE a Deus apesar das CIRCUNSTÂNCIAS

O que acontece quando chega a aflição? Você ainda confia em Deus? Este é o teste da fé. Você será testado, isto é garantido. Quanto mais eu vivo, mais percebo que a vida não é só riacho e flores, tem montanhas e vales também. Veja a atitude de Jó:

“… prostrou-se, rosto em terra, em adoração.” (Jó 1.20)

Jó escolheu aliviar a bagagem da aflição louvando a Deus apesar das circunstâncias. Jó adorou a Deus, mesmo quando sua aflição conspirava contra essa possibilidade. Você também pode fazer isso e sua bagagem da aflição será aliviada.

Para aliviar a bagagem da aflição…

2. PEÇA a Deus SABEDORIA e FORÇA

Normalmente você não pensa claramente quando está ferido ou em aflição. Você começa a ter pensamentos tolos, tais como revanche, raiva e retaliação. Você precisa de sabedoria para lidar com isso tudo. Jó disse:

“No entanto, Deus é sábio e poderoso; ele tem inteligência e entendimento.” (Jó 12.13)

Ninguém está isento de passar por lutas, mas temos a força e a sabedoria de Deus disponíveis para nos ajudar a fazer a coisa certa e a aliviar a pesada bagagem da aflição.

Para aliviar a bagagem da aflição…

3. PERSEVERE mesmo que tudo pareça estar PERDIDO

Jó, mesmo diante de um quadro que indicava que tudo estava perdido, decidiu perseverar e seguir adiante. Ele não levou em consideração a sugestão da sua esposa, mas decidiu aliviar a bagagem do seu coração perseverando. Em resposta a ela, Jó disse o seguinte:

“Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” (Jó 2.10b)

Que declaração de fé! Quando tudo parecia perdido, Jó confiou em Deus e perseverou. A perseverança de Jó, além de aliviar a bagagem da aflição, deu a ele profundidade e maturidade espiritual. No final do seu livre, lemos a seguinte declaração:

“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jó 42.5)

Mesmo que tudo pareça estar perdido, persevere, prossiga, não pare. Você ainda está vivo! Deixe essa pesada bagagem da aflição para trás. Deus tem algo novo para fazer em sua vida.

Conclusão:

Você está vivendo um tempo de aflição. Deus tem propósitos por trás de cada um dos seus problemas e dores. A Bíblia nos apresenta algumas maneiras pelas quais Deus usa as aflições em sua vida.

• Deus usa as aflições para MUDAR você.

“Algumas vezes precisamos passar por situações doloridas para mudar nosso pensamento.” (Provérbios 20.30)

• Deus usa as aflições para TESTAR SUA FÉ.

“Quando você passa por vários tipos de problemas, deve encher-se de alegria, porque você sabe que isso é um teste para sua fé, e isso vai lhe dar paciência.” (Tiago 1.2-3)

• Deus usa as aflições para ensiná-lo a OBEDECER.

“Foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido, por causa disso aprendi a dar atenção às tuas leis.” (Salmo 119.71-72)

• Deus usa as aflições para APERFEIÇOAR você.

“Podemos nos alegrar quando estamos envolvidos em problemas; eles nos ajudam a aprender a ser pacientes. E a paciência desenvolve a força do caráter em nós e nos ajuda a confiar mais em Deus todas as vezes que precisamos, até que finalmente nossa esperança e fé estejam prontas e fortalecidas.” (Romanos 5.3-4)

Para aliviar a bagagem da aflição…
1. LOUVE a Deus apesar das CIRCUNSTÂNCIAS
2. PEÇA a Deus SABEDORIA e FORÇA
3. PERSEVERE mesmo que tudo pareça estar PERDIDO

Rolar para o topo