Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 11 – A Busca pela Santidade

Estudo 11 (2021) – A Busca pela Santidade
Semana de 16 a 22 de maio
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3.5)

A santificação é um processo que começa na conversão e só termina na glorificação. No entanto, nesse processo de busca pela santidade a nossa participação é importante. A decisão de crescer e buscar diariamente uma vida de santidade precisa ser nossa. Veja o que a Bíblia diz sobre essa verdade (1ª Pedro 2.2; Hebreus 12.14; 2ª Pedro 3.18). Note que essas passagens mostram coisas e escolhas que fazemos, ações que realizamos. Na verdade, Deus de maneira intencional nos da à oportunidade de participar do nosso processo de crescimento rumo à santificação da nossa vida. No verso que lemos de Josué 3.5, encontramos algumas verdades que podem nos abençoar no processo da busca pela santidade. O povo de Israel estava no limiar da conquista da terra prometida. Porém, havia algo que precisava ser buscado para que o povo pudesse conquistar. Antes de conquistar a terra prometida o povo precisava se preparar para tomar posse dela. E a condição primeira era buscar a santidade. Desta forma, o que podemos aplicar desse verso da palavra de Deus na busca da nossa santidade? O que Deus quer no ensinar hoje? Destacamos à luz desse verso algumas verdades importantes:

Buscar a santidade…

1. É uma ORDEM clara de Deus. “Santificai-vos”. Essa ordem divina era para os sacerdotes, para os levitas, para os homens, mulheres e crianças. Todos precisavam se santificar. Com isso aprendemos que todo o povo de Deus deve buscar a santidade. Santidade não tem idade. Ser santo não é uma opção de vida apenas; é uma ordem clara de Deus que todos devem obedecer sem questionar. “Santificação é o preço que Deus exige para o nosso crescimento”. Ninguém cresce sem santificação. Sem santificação não existe comunhão com o Pai. Sem santificação nosso relacionamento com Deus fica bloqueado. Por mais que seja difícil buscar viver esse alto padrão de estilo de vida, não desista! Persista e conte sempre com a ajuda de Deus. Nunca esqueça: “O mesmo Deus que trabalhou por nós na redenção, trabalha em nós na santificação”.

2. É uma CONDIÇÃO para EXPERIMENTAR as maravilhas de Deus. “Santificai-vos, porque … o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres. Tudo fica difícil quando estamos distantes de Deus. Quanto mais perto estamos do Senhor, mais possibilidades teremos de experimentar o Seu agir. Homens e mulheres santificados são canais por onde flui o poder sobrenatural de Deus. A vitória de Israel sobre seus inimigos não seria resultado de seus esforços humanos, mas da intervenção divina. As maravilhas divinas deveriam ser precedidas pela santificação do seu povo. É a santidade que abre o caminho para se viver as maravilhas de Deus. “A santificação da nossa vida precede os milagres que vamos viver”. Quando o povo de Deus se santifica, Deus opera maravilhas. Pela santificação você verá o que nunca viu e viverá o que nunca viveu.

3. É uma EXIGÊNCIA para ser observada HOJE. “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Se Deus vai fazer maravilhas amanhã e se a condição indispensável para essas maravilhas é a santificação do povo, então, devemos nos santificar hoje. Não podemos adiar essa ordenança divina. A santificação é para hoje e não apenas para a eternidade. Na eternidade seremos glorificados. Mas, aqui começa o processo da santificação. Agora é o tempo de colocarmos tudo sobre o altar e voltarmo-nos para o Senhor de todo o nosso coração. O melhor momento para começar a fazer uma limpeza geral em nosso coração é hoje! A santificação é o que falta para que milagres aconteçam em sua vida.

CONCLUSÃO: Como filhos amados do Pai, devemos buscar viver uma vida de santidade. A ordem imperativa de Deus para seus filhos é: “sejam santos”. O propósito é que tenhamos o caráter de Deus: “porque eu sou santo”.

• Para reflexão: O que você tem feito para viver uma vida de santidade? Quais são os desafios para viver a santidade em sua vida?

• Para oração: Oremos para que o Espírito Santo nos ajude a crescer em santidade.

• Para aplicação: Decida romper com aquilo que impede você de viver uma vida de santidade.

• Para indicação: Leia o livro “O IMPACTO DA SANTIDADE” do Pr. Luciano Subirá, Editora LAN.

Rolar para o topo