Aliviando a Bagagem do Estresse

SÉRIE “ALIVIANDO A BAGAGEM” | 05/06
ALIVIANDO A BAGAGEM DO ESTRESSE

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Descansa no Senhor, e espera nele…” (Salmos 37.7)

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus. […] O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.” (Salmo 46.10,11)

Vamos olhar para o exemplo de Jesus. Jesus Cristo era alguém que vivia constantemente sob pressão. Seu tempo era exigido ao extremo; raramente tinha um pouco de privacidade. Mas, ao observarmos a vida de Cristo, percebemos rapidamente que ele continuava em paz, mesmo sob pressão. Nunca estava com pressa. Estava sempre tranquilo. Havia uma calma tão grande em sua vida que lhe permitia lidar com uma quantidade enorme de estresse. Como Ele conseguia aliviar a bagagem do estresse? Como Ele conseguia fazer isso? Sua vida estava firmada em sólidos princípios de controle de estresse. E, se entendermos e aplicarmos os princípios, descritos a seguir em nossa vida, a bagagem do estresse será aliviada, sofreremos menos pressão e desfrutaremos de mais paz interior.

Para aliviar a bagagem do estresse…

1. Saiba quem VOCÊ É.

“Falou-lhes pois Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. […] Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. […] Eu sou o Bom Pastor; o Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. […] Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 8.12; 10.9; 10.11; 14.6)

Cristo sabia exatamente quem Ele era. Ele testificou de si mesmo. Isso é essencial para controlar o estresse porque, se você não souber quem é, permitirá que outros o manipulem e o pressionem para você ser alguém que não é.

Para aliviar a bagagem do estresse…

2. Não tente FAZER tudo SOZINHO.

“E subiu ao monte, e chamou para si os que Ele quis, e vieram para Ele. E nomeou doze para que estivessem com Ele e os mandasse a pregar.” (Marcos 3.13-14)

Jesus delegou sua autoridade. Ele não fez tudo sozinho. Você sabe por que ficamos irritados e tensos? Jesus chamou e treinou doze discípulos para que com eles pudesse dividir a carga. Ele delegou trabalho. Ele fez com que outras pessoas se envolvessem. Ele aliviou a bagagem do estresse dividindo sua carga com outras pessoas.

Para aliviar a bagagem do estresse…

3. Separe TEMPO para DESFRUTAR a vida.

“E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus, e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado. E Ele disse-lhes: vinde vós, aqui aparte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.” (Marcos 6.30-31)

Jesus olhou para aqueles homens que haviam trabalhado duro e sem descanso e disse: “Vocês merecem uma folga hoje. Vamos descansar. Vamos parar um pouco”. Então, eles entraram num barco, remaram até o outro lado do lago e foram descansar no deserto. Uma das razões para Jesus aliviar a bagagem do estresse era a de que Ele sabia quando descansar. Jesus sobreviveu ao estresse porque desfrutava a vida. Jesus “aproveitava a vida”. Paulo escreve que Deus nos provê ricamente todas as coisas para nossa satisfação:

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos todas as coisas para delas gozarmos.” (1ª Timóteo 6.17)

Para aliviar a bagagem do estresse…

4. ENTREGUE o seu estresse a JESUS.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

Jesus não precisa aplicar este princípio, pois Ele é o Filho de Deus. Mas nós, serem humanos que somos, precisamos aplicar este princípio se quisermos aliviar a bagagem do estresse. Você quer aliviar mesmo a bagagem do estresse em sua vida? Então, entregue-o a Jesus. Entregue sua vida a Ele e peça: “Senhor, por favor, preciso de uma nova vida. Substitua a pressão que sinto, pela paz que o Senhor oferece. Ajude-me a seguir os princípios que o Senhor ensina para controlar o estresse”. A Bíblia diz:

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” (Salmo 37.5)

“Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” (1ª Pedro 5.7)

Conclusão:

Se você anda estressado, hoje Deus o convida a aliviar essa bagagem. Tudo o que depende de Deus já está feito. Você é quem precisa dar os passos necessários para aliviar a bagagem do estresse da sua vida. Lembre-se…

Para aliviar a bagagem do estresse…
1. Saiba quem VOCÊ É.
2. Não tente FAZER tudo SOZINHO.
3. Separe TEMPO para DESFRUTAR a vida.
4. ENTREGUE o seu estresse a JESUS.

Rolar para o topo