Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 12 – Ouça-me

Estudo 12 (2021) – Ouça-me
Série: O QUE JESUS ESPERA DOS SEUS SEGUIDORES
Semana de 30 de maio a 05 de junho
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: Ouçam-me todos e entendam.” (Marcos 7.14a)

Jesus espera que o ouçamos. Esse é um convite à sensibilidade para ouvir, reconhecer e obedecer as palavras de Jesus. Fazê-lo nos conduz à vida eterna (João 5.24). No entanto, por que temos tanta dificuldade em ouvir e dar atenção às pessoas? E a Jesus, como saber se estamos ouvindo Sua voz? Quanto tempo do nosso dia dedicamos para ouvir a Jesus e o sussurrar do Espírito Santo em nossos corações? É necessário admitir que nem sempre estamos convictos da nossa intimidade com Cristo para ouvir, reconhecer e obedecer Seus mandamentos. Muitas pessoas também não ouvem a voz de Jesus. Entretanto, ninguém jamais falou da maneira como Jesus falava e ensinava. As palavras de Jesus são as verdadeiras palavras de Deus.

Hoje, em nossa célula, vamos entender porque devemos ouvir a Jesus. Convido-lhe a abrir seus ouvidos espirituais, sua mente, coração e sentimentos para desenvolver e aguçar a sensibilidade em ouvir a voz de Cristo.

Por que podemos e devemos ouvir a Jesus?

1. Porque Ele tem AUTORIDADE em suas palavras (João 12.49-50). As palavras de Jesus têm autoridade porque, quando Ele fala, Deus fala. “As palavras de Jesus provém de Deus, o Pai, e ele as fala como Deus, o Filho” John Piper. Jesus é Deus e fala da parte de Deus. Nunca houve e, tão pouco haverá, contradição nas palavras de Jesus. Ele tem autoridade para mudar nossas vidas. “Quando Jesus acabou de dizer essas coisas, as multidões estavam maravilhadas com o seu ensino, porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei” Mateus 7.28-29.

2. Porque as palavras de Jesus são PODEROSAS (João 11.43-44). As palavras de Jesus são poderosas para curar, libertar, transformar, e ressuscitar mortos. Quem ouve as palavras de Cristo recebe vida! O texto que lemos nos revela que, mesmo estando mortos, podemos receber vida através das palavras de Jesus! Marta e Maria acharam que não havia mais solução para seu irmão Lázaro, pois estava morto e já sepultado. Entretanto, Jesus chegou e, apenas com uma ordem, ressuscitou seu amigo dizendo: “Lázaro, venha para fora!”. Quais áreas em nossa vida representam morte ou desistência de sonhos? Quantos projetos e planos necessitam de uma palavra de vida hoje?

3. Porque as palavras de Jesus DESPERTAM A FÉ para a VIDA ETERNA (João 6.40). As palavras de Jesus DESPERTAM a FÉ. São como sementes lançadas no solo do nosso coração. A semente é a palavra de Deus que tem poder para gerar vida e nos garantir a salvação eterna. Após o despertar da fé pelo OUVIR as palavras de Jesus, a RESPONSABILIDADE é nossa de CRER para receber a VIDA ETERNA (João 5.25). No entanto, é possível ouvir, mas não receber as palavras de Jesus. O próprio Jesus afirmou: “Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra. Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo” João 8.37,43. Infelizmente, muitos não dão lugar para as palavras de Jesus. Escolhem não dar ouvidos, decidem não obedecer ao mandamento: Ouçam-me.

CONCLUSÃO: Descobrir que OUVIR é um mandamento de Jesus é maravilhoso! Reconhecer e entender as palavras e ensinamentos de Cristo é revolucionador! Decidir crer em Jesus e receber a vida eterna é sobrenatural! Hoje a voz e as palavras de Jesus ressoaram em nossos ouvidos aqui em nossa célula!

• Para reflexão: Você tem dificuldade de ouvir a voz de Jesus? Como você sabe que a voz que está ouvindo é a de Jesus? No seu coração e na sua mente, tem espaço para as palavras de Jesus?

• Para oração: Que em nosso tempo diário com Jesus possamos ouvir ainda mais a sua voz!

• Para aplicação: Dedique todos os seus esforços para estudar a Palavra de Deus. Nunca se esqueça de que através da Palavra você ouve a voz de Jesus.

• Para indicação: Leitura do livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”, de John Piper, Ed. Vida.

Rolar para o topo