Ame Cada Pessoa

AME CADA PESSOA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Ame o seu próximo como a si mesmo.” (Mateus 22.39)
Em tudo na vida, nada é mais importante do que construir relacionamentos saudáveis pautado no amor cristão. Deus criou você para se relacionar em amor com Ele e com as outras pessoas! Se você não tiver relacionamentos, estará perdendo a razão fundamental para a qual Deus o colocou neste mundo.
É verdade que estamos diante de um grande desafio: amar as pessoas e construir relacionamentos saudáveis com elas. Quem ama tem o desejo de construir relacionamentos saudáveis! Relacionamentos saudáveis geram pessoas saudáveis; pessoas saudáveis geram famílias saudáveis; famílias saudáveis geram igrejas saudáveis.
É impossível você dizer que tem um relacionamento saudável com Deus se você não é capaz de ter um relacionamento saudável com as pessoas que estão à sua volta. Isso é uma mentira! O apóstolo João escreveu o seguinte:
“Se alguém diz: ‘eu amo a Deus’, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” (1ª João 4.20-21)
Relacionamentos saudáveis não permitem que você seja superficial com as pessoas. Relacionamentos saudáveis ligam os céus à terra. Relacionamentos saudáveis estabelecem uma atmosfera de céus abertos.
Se você aceitou o desafio de amar, não desista! Não entre nesse desafio para perder. Eu creio que Deus fará de você um vencedor na difícil, mas não impossível, arte de amar!  Então, vamos obedecer à orientação que Deus está nos dando hoje para amar o nosso próximo como temos nos amado. Como podemos fazer isso? Como amar cada pessoa do meu convívio diário?
Ame cada pessoa…
1. OUVINDO com mais atenção.
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos; todo homem, pois, seja pronto para ouvir…” (Tiago 1.19a)
Todos nós temos a necessidade de alguém que nos ouça. Tiago diz que devemos ser pessoas prontas para ouvir. A palavra usada por Tiago para “pronto” é táxis, de onde vem a nossa palavra “táxi”, um carro pronto a nos atender logo que o chamamos. Assim, quando nos dispomos a ouvir como Tiago no ensina, demonstramos que a outra pessoa tem valor e prioridade para nós.
Ame cada pessoa…
2. FALANDO no momento certo.
“… Seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tiago 1.19b)
A palavra grega que Tiago usa para “tardio” é bradis, essa palavra é usada para descrever as pessoas que tem o raciocínio lento, lerdo. Uma comunicação harmoniosa depende da capacidade de falar a coisa certa, na hora certa, da maneira certa e com a motivação certa. Ás vezes, pecamos não a respeito do que falamos, mas de como falamos. Nos relacionamentos interpessoais a maneira de dizer é tão importante quanto o que se diz. Se não tomarmos cuidado poderemos ferir com as nossas palavras à pessoa que mais amamos. Por isso, pense antes de falar, seja criterioso na hora de emitir juízo.
Ame cada pessoa…
3. ELOGIANDO com mais generosidade.
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18.21)
O elogio sincero é um remédio para a alma e um fortificante para o coração. Porém, infelizmente, somos muitos mais prontos para criticar e maldizer as pessoas do que para elogiá-las. Somos muito bons para olhar para os defeitos dos outros do que para admirar as suas virtudes. Precisamos cultivar um ambiente de amizade e afeto, onde as pessoas são valorizadas pelo que são, e não apenas pelo seu desempenho ou por aquilo que podem fazer pelo outro. Faça um pacto com você mesmo a partir de hoje: observe melhor as virtudes das pessoas que os defeitos, e aproveite para fazer um elogio.
Ame cada pessoa…
4. PERDOANDO com mais compaixão.
“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra o outro. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.” (Colossenses 3.13)
Todo tipo de relacionamento interpessoal precisa ser edificado sobre o perdão. Sem perdão, não há relacionamento saudável. Nós decepcionamos pessoas e elas nos decepcionam. Temos uma incrível capacidade de ferir pessoas e de sermos feridos por elas. E é justamente por esta razão que precisamos aprender a perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou.
Pelo perdão…

  •  Somos libertos e curados;
  •  Temos a oportunidade de recomeçar de novo;
  •  Reconstruímos uma relação que havia sido quebrada.

O perdão nos ajuda a curar feridas, a tapar brechas e a construir nossos sonhos.
Conclusão:
Ame cada pessoa…
1. OUVINDO com mais atenção.
2. FALANDO no momento certo.
3. ELOGIANDO com mais generosidade.
4. PERDOANDO com mais compaixão.

Rolar para o topo