Aprofundando suas Raízes

SÉRIE “ENRAIZADO” 02|04
APROFUNDANDO SUAS RAÍZES
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.3)
Chegamos à segunda mensagem da série “ENRAIZADO”. Na quinta passada descobrimos que o sistema secreto de raízes nos faz grandes por dentro, muda a nossa visão e nos faz aproveitar todo processo de crescimento em nossa vida. Hoje vamos descobrir que é hora de aprofundarmos ainda mais nossas raízes.
O mais importante em uma árvore são suas raízes, as raízes irão determinar a saúde desta árvore e todos os seus anos de vida! Uma árvore com raízes profundas pode passar por muitas adversidades que isto não ira afetar sua saúde! Nesta série temos visto a importância de ter uma raiz profunda! Quantas pessoas têm desistido de ser o que Deus sonhou para elas por não conseguirem passar por momentos ruins, pressões e tristezas. Chegou a hora de você ter uma fé inabalável. Uma árvore despreparada não dá frutos. Ela precisa estar preparada!
Dentro desta série de mensagens queremos levá-lo a ser uma árvore preparada para dar frutos exponenciais e passar por todos os momentos sendo alimentado por Jesus. O foco está em sempre se alimentar daquilo que Jesus nos oferece. Sendo assim, como nossas raízes podem ser mais profundas?
Para ter suas raízes profundas…
1. CONFIE em todo tempo
“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.” (Salmo 19.7-8,11)
Existe um fator crucial para ter raízes profundas: CONFIAR. Mas não é confiar em alguns momentos, mas em TODOS. Não existe confiar em Deus 99%, precisamos confiar 100%. O inimigo quer fazer com que a gente não confie, uma das principais ideias dele é trazer dúvida. Todas às vezes que, por falta de confiança, eu resolvo fazer as coisas do meu jeito, assumo um lugar que é de Deus, tomo o Seu trono e isso traz destruição. No livro Enraizado o autor diz:

“Por isso Ele nos leva a esses lugares de vulnerabilidade, onde nosso coração fica exposto e Ele se revela como nosso Protetor e como Aquele que realiza nossos maiores desejos. Ele está empenhado em nos mostrar, através de Seu processo em nossas vidas, que podemos confiar a Ele os maiores anseios de nossos corações, pois estes também são Seus maiores anseios para nós.” (Banning Liebscher – Enraizado)

Decida passar pelo processo com confiança, lembrando-se do que Deus já fez em sua vida! Olhe a confiança de Davi no processo de aprofundamento de suas raízes. Antes de enfrentar Golias, ele disse o seguinte a Saul:
“O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu” (1° Samuel 17.37)
Isto é uma declaração de confiança. Lembre-se que reconhecer a voz do Pai traz segurança. No livro Enraizado o autor confirma essa verdade quando diz:

“Sua voz é o que nos conduzirá durante o processo.”
(Banning Liebscher – Enraizado)

Para ter suas raízes profundas…
2. DECIDA passar pelas tempestades
“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” (Salmo 4.8)
No processo de aprofundar raízes vamos passar por pressões e momentos desconfortáveis, e isto nos trará crescimento. Precisamos aprender a descansar em meio a esses momentos. O livro destaca que:

“Deus não está interessado no seu conforto; Ele está interessado no seu crescimento. A razão por Ele ter nos deixado um Consolador é porque sabia que seríamos levados a situações desconfortáveis.” (Banning Liebscher – Enraizado)

Os discípulos de Jesus enfrentaram momentos de desconforto para poderem experimentar crescimento. A Bíblia diz:
“De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: ‘Senhor, salva-nos! Vamos morrer!’. Ele perguntou: ‘Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?’ Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.” (Mateus 8.24-26)
Não importa a tempestade, Ele estará presente! Pare de tentar fazer o que só Ele pode fazer. Como seguidores de Jesus, precisamos entender que estamos em construção, e esse papel é Dele, e Ele sustenta o que constrói. Vamos descansar em meio à tempestade. Vamos aprofundar nossas raízes.
Para ter suas raízes profundas…
3. Decida VENCER suas fraquezas
“Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me a salvo na rocha mais alta do que eu.” (Salmo 61.2)
O processo de ter raízes profundas envolve nossas fraquezas. Quais são as áreas que você se sente mais incapaz de vencer? A Bíblia diz:
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” (Tiago 1.2-4)
Saiba que Jesus vai ajudá-lo a vencer! Seja perseverante! Quando reconheço minhas fraquezas, experimento um novo nível de fé. O autor de Enraizado diz:

“Experimentar fraquezas nos dá acesso a coisas que não conseguimos em nenhum outro lugar: fé comprovada e força sobrenatural.”
(Banning Liebscher – Livro Enraizado)

Jesus sempre vai aparecer e ajudá-lo assim como fez com os discípulos em meio à tempestade. Ele estava lá e deu ordem à tempestade para cessar. Muitos acham a vida cristã difícil de se viver. Porém, achamos difícil porque tentamos viver uma vida Cristã SEM CRISTO. Aplique fé para vencer! Deixe que Ele lhe guie em suas fraquezas.

“Você está na fornalha, e isso significa que você está prestes a descobrir que sua fé é genuína.” (Banning Liebscher – Livro Enraizado)

Para ter suas raízes profundas…
4. Decida VIVER na PALAVRA e não nas EMOÇÕES
“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.” (Salmo 19.7-8,11)
Não podemos ser motivados pelas nossas emoções, temos que nos mover pela Palavra. Banning Liebscher afirma que:

“Para desenvolver um bom sistema de raízes, nossas vidas precisam estar enraizadas no solo da palavra. Deus desenvolve nossas raízes em muitas áreas, mas nenhuma é mais importante do que se aprofundar na Palavra de Deus.” (Banning Liebscher – Livro Enraizado)

Precisamos viver em um nível de satisfação onde não estou satisfeito pela realidade que vivo no momento, mas no que a Palavra de Deus diz. O salmista diz o seguinte:
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.1-3)
Siga o que a Palavra está dizendo! Quer viver uma vida livre e enraizada? Medite na Palavra.
Conclusão:
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas? Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8.1,28,31,32,37-39)
Saiba que desenvolver raízes vai tirá-lo da zona de conforto, mas as raízes lhe darão alimento em momentos difíceis, farão com que você permaneça e dê frutos. Como estão suas raízes hoje?

 

Rolar para o topo