Arrependimento
Série – O AVIVAMENTO QUE PRECISAMOS – 2/5
ARREPENDIMENTO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia; e dizia: Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo.” (Mateus 3.1,2)
“Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!” (Mateus 4.17)
“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.” (Atos 3.19)
Para ter um relacionamento correto com Deus e experimentar o avivamento, precisamos de arrependimento. Mas a pergunta que surge é: de que preciso me arrepender?
Para experimentar o avivamento…
1. Arrependa-se do seu PECADO.
“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados.” (Atos 3.19)
O arrependimento sempre precede o avivamento. É preciso ter muito cuidado com o pecado. O pecado é uma fraude. Promete prazer e paga com o desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte. Quando nos arrependemos e deixamos o pecado, Deus promete não somente nos purificar como também trazer a renovação espiritual para nossa vida.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1.9)
Para experimentar o avivamento…
2. Arrependa-se da FRIEZA espiritual.
“Tenho contra ti, porém, o fato de que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta às obras que praticava no princípio…” (Apocalipse 2.4-5)
Precisamos também nos arrepender da nossa frieza espiritual. Será que amamos a Deus com a mesma intensidade de fervor que tínhamos no inicio da nossa caminhada com Ele? Onde foi parar a nossa paixão? O nosso entusiasmo? A nossa alegria? O Nosso fervor? É possível que os anos de vida cristã tenham nos tornado pessoas religiosas ao invés de fervorosas.
“Toda frieza espiritual procede de um coração religioso.”
Para experimentar o avivamento…
3. Arrependa-se de NÃO OBEDECER à vontade de Deus.
“Por que vocês me chamam Senhor, Senhor e não fazem o que eu digo? […] Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa.” (Lucas 6.46,49)
Quantas vezes temos feito àquilo que o Senhor não nos mandou fazer? Quantas vezes colocamos em prática nossas vontades, planos e não obedecemos à vontade e os planos de Deus para nossa vida? Quantas vezes, nem sequer perguntamos a Ele: O que o Senhor quer que eu faça? Quem não obedece, não experimenta o avivamento.
Conclusão:
A melhor forma de termos arrependimento é pedindo ao Espírito Santo que nos convença do pecado, da justiça e do juízo. Ele acenderá sua poderosa luz sobre as nossas iniquidades e, então, veremos quanto o nosso coração é mau, como nossas motivações são erradas, como somos egoístas. No entanto, este será um dos melhores momentos da nossa vida cristã, porque experimentaremos o amor e a graça perdoadora de Deus. Sem arrependimento sincero, não há avivamento!