Arrumando a Bagunça Gerada pelo Sofrimento

SÉRIE “COLOCANDO MINHA VIDA EM ORDEM” 04|05
ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELO SOFRIMENTO
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos.” (Salmo 10.14)
O que é o sofrimento? É uma dor física, emocional ou moral que invade a vida das pessoas gerando padecimento, amargura e desastres. De onde ele vem o sofrimento? De todos os lados na vida de uma pessoa! Podemos destacar as maiores situações que causam o sofrimento na vida de todo ser humano:
 DECEPÇÃO
Sua vida está toda bagunçada porque você confiou plenamente em uma pessoa e está sofrendo a dor da decepção. Você está decepcionada com seu marido? Com sua esposa? Com seu namorado? Com seu amigo? Com um sistema? Com alguém importante para você? De fato, a decepção causa sofrimento na vida das pessoas.
 DOENÇA
Sua vida está toda bagunçada porque você está com uma pessoa intimamente ligada a você que está lutando contra uma doença? Toda família está sofrendo porque está vendo esta pessoa amada sofrendo muito? Você não aguenta mais ver a pessoa preciosa morrer aos poucos. Esse sofrimento é terrível.
 MORTE
Sua vida está toda bagunçada porque você está com seu coração de luto, ainda se recuperando pela morte de um amigo, do parente, do cônjuge. Talvez para você a morte já ocorreu há alguns anos atrás e a dor ainda é tão intensa e a bagunça gerada é tão grande que as coisas ainda não se ajustaram? Ou mesmo seu sofrimento é bem recente.
 INGRATIDÃO
Sua vida está toda bagunçada porque você está com seu coração partido porque alguém que você amou, investiu, deu, repartiu, confiou não reconheceu tudo o que você fez por ele ou por ela? É verdade que a ingratidão faz doer o nosso coração.
 PERDAS EM GERAL
Sua vida está toda bagunçada porque você perdeu algo tão caro, algo que na verdade não dá para repor? E agora você está arrependido, triste, com remorso. E não pode voltar mais atrás. Você disse SIM enquanto deveria ter dito não, e agora não pode mais mudar seu passado. Você perdeu sua palavra, seu caráter, sua dignidade, sua virgindade, seu filho? Ou mesmo perdeu algo material como emprego, investimento financeiro, bens materiais, sua saúde, enfim, qual é sua perda? Perdas causam sofrimento!
Entretanto, a boa notícia é essa:

Não existe dor que Jesus não possa curar!

Você está sofrendo? Quais são as bagunças geradas em sua vida por causa do sofrimento? Deus o convida nesta noite a romper com o sofrimento de sua vida! Jesus hoje deseja entrar em sua história. Na hora da dor, é muito importante PERMANECER em Jesus porque é um momento muito convidativo para tomarmos decisões que podem bagunçar ainda mais nossas vidas.
Para arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento…
1. Confie na SOBERANIA de Deus sobre sua vida
“O Soberano, o SENHOR, vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha. Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.” (Isaías 40.10-11)
Deus governa sobre tudo e tudo vê, inclusive seus filhos que sofrem. Crianças e idosos, pobres e indefesos. Deus não é insensível, cego ou impotente. Ele Sabe todas as coisas e está agindo com sabedoria e poder, mesmo que nós muitas vezes não o entendamos muito bem. Você pode não estar percebendo, mas nosso SOBERANO SENHOR, Ele está agora mesmo cuidando, ajuntando, carregando e conduzindo todas as suas ovelhas na terra! Inclusive você! A Bíblia diz:
“Ele governa para sempre com o seu poder, seus olhos vigiam as nações.” (Salmo 66.7)
Para arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento…
2. Espere pela JUSTIÇA de Deus
“Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão. O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam.” (Salmo 9.8-10)
Creia que Deus já viu sua causa antes de você! Você não precisa ficar sofrendo por causa das injustiças. Deus é justo. Ele está olhando para você, para sua dor. Se você o buscar, ele tem uma promessa para sua vida: Ele jamais abandona os que o buscam.
Entenda que não é a justiça humana que vai arrumar a bagunça de sua vida gerada pelo sofrimento, é a justiça de Deus. Não espere pelo ser humano, espere pelo Senhor, pois Ele é refúgio para o oprimido, torre forte na hora da adversidade e conhece os que nele confiam.
Para arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento…
3. Creia que Jesus realiza MILAGRES
Então Jesus disse à mulher que há 12 anos sofria com uma hemorragia:
“Ele lhe disse: Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento.” (Marcos 5.34)
Para eu crer em milagres não é preciso impor minha vontade, pois em todos os casos de dor e sofrimento Jesus vai fazer milagres. Claro que é mais fácil para o mundo justificar sempre os milagres com o avanço da ciência. Todavia, muitas vezes Deus cura e faz milagres através da medicina e das descobertas científicas. Você arruma a bagunça gerada pelo sofrimento quando crê que o mesmo Jesus, que fez milagres no passado, continua fazendo milagres nos dias de hoje também. Ele tem um milagre para você nesta noite! Basta que você creia nesta verdade!
Para arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento…
4. Tenha uma PERSPECTIVA ETERNA da vida
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21.4)
“Todavia, como está escrito: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” (1ª Coríntios 2.9)
Ver somente o aqui e o agora só aumenta a dor e o sofrimento de nossas vidas. O imediatismo é um grande inimigo da FÉ. Deus tem reservado algo grande para sua vida, mas você precisa ver além do sofrimento, além da bagunça gerada pela sua dor, que está tentando fazer você cego para uma vida plena e abundante que Deus tem para você. Lembre-se, você foi feito para ser assim:
“Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade.” (Eclesiastes 3.11)
Creia que com Jesus o melhor está sempre por vir! Porque com Ele você nunca poderá perder. Tome posse dessa promessa maravilhosa que Deus tem para sua vida:
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3:20)
Você foi criado para viver aqui neste mundo, mas, também, foi criado para viver a eternidade. E, segundo a Bíblia, você é quem decide se vai viver a eternidade perto de Jesus desfrutando das delícias do céu ou longe de Jesus aumentando ainda mais o seu sofrimento.
Conclusão:
Qual é o sofrimento que tem bagunçado e atormentado a sua vida? Quero dizer que só existe uma maneira eficaz de arrumar a bagunça causada pelo sofrimento: entregar tudo nas mãos de Jesus!
Para arrumar a bagunça gerada pelo sofrimento…
1. Confie na SOBERANIA de Deus sobre sua vida
2. Espere pela JUSTIÇA de Deus
3. Creia que Jesus realiza MILAGRES
4. Tenha uma PERSPECTIVA ETERNA da vida

 

Rolar para o topo