Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vida Livre

VIDA LIVRE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Foi para liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a jugo de escravidão.” (Gálatas 5.1)
Estamos vivendo dias bem complicados. Estamos vivendo numa sociedade que está trabalhando a toda velocidade para promover a inversão total de valores e princípios. Estamos diante de um caos moral! Estão chamando de liberdade aquilo que aprisiona e escraviza! Veja como está a situação:
 Vivemos numa época onde querem que os homossexuais se casem com pessoas do mesmo sexo e que os heterossexuais casados se divorciem.
 Querem que os héteros tenham relacionamentos líquidos sem compromisso, mas que os gays se casem na Igreja.
 Querem que as mulheres tenham corpos masculinizados e se vistam como homens e assumam papéis masculinos. Querem que os homens se tornem “frágeis” e delicados e com trejeitos, como se fossem mulheres.
 Querem que uma criança com apenas cinco ou seis anos de vida já tenha o direito de decidir se será homem ou mulher pelo resto da vida, mas um menor de dezoito anos, com 16 não pode responder pelos seus crimes.
 Não há vagas para os doentes nos hospitais, mas há o incentivo e o patrocínio do SUS para quem quer fazer mudança de sexo.
 Há acompanhamento psicológico gratuito para quem deseja deixar a heterossexualidade e viver a homossexualidade, mas não existe nenhum apoio deste mesmo SUS para quem deseja sair da homossexualidade e viver a sua heterossexualidade e se o tentarem fazer, é crime.
 Ser a favor da família e religião é ditadura, mas urinar em cima dos crucifixos é liberdade de expressão.
 O que é honroso passou a ser desonroso e o que era vergonhoso, passou a ser promovido.
O que fazer diante de uma realidade tão caótica como essa que estamos vivendo? O que fazer diante de uma sociedade escravizada e que quer nos escravizar com suas ideologias corrompidas? Como pessoas livres, precisamos andar na contramão dessas perversões. Todas essas coisas têm o propósito de nos aprisionar.
Porém, não somos mais escravos, somos pessoas livres em Cristo Jesus! Foi para liberdade que Cristo nos libertou! O mundo está no maligno, mas você está em Cristo. Você é sal e luz neste mundo! Você é influenciador e não influenciável! Você não é apenas do bem, você é de Deus!
Deus não quer que você viva como antes. Você foi chamado, salvo e empoderado para viver uma vida de liberdade! Você é uma nova criatura, e deve viver à altura desta nova posição que ocupa no mundo espiritual. Quais são as características de alguém que vive uma vida livre?
Vida livre é aquela que…
1. Decide não ser DOMINADA pelo pecado.
Todas as distorções que temos visto nesta sociedade oprimida e opressores tem sua origem no pecado. Por isso que o apóstolo Paulo nos aconselha:
“Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.” (Romanos 6.12-13)
Aqui se trata de uma decisão, de um ato consciente e voluntário da pessoa que está sendo dominada pelo pecado. Paulo aqui faz um apelo: não permita que o pecado continue dominando a vida de vocês. Paulo dizia isso porque sabia da capacidade que o pecado tem de fazer estragos. É preciso entender que o pecado é um falsário. Ele promete aquilo que não pode dar. O pecado faz propaganda enganosa. Promete prazer e paga com desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte.
Deus nos chamou para viver uma vida de santidade que produz liberdade e não uma vida de impureza que gera escravidão. Se o pecado tem dominado a sua vida, chegou o tempo de você romper com ele através de um profundo arrependimento. Arrependimento não é quando você chora, é quando você muda. Um coração disposto a confessar os seus pecados é prontamente atendido pelo Senhor.
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28.13)
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1.9)

“Os nossos pecados nos escravizam. Por isso, precisamos confessá-los para encontrar liberdade!”

Não esqueça – Foi para liberdade que Cristo nos libertou
Vida livre é aquela que…
2. Faz MORRER diariamente o seu VELHO HOMEM.
“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é a idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas.” (Colossenses 3.5-9)
A sua vida é marcada pela velha natureza ou pela nova natureza? Como é difícil fazer morrer o velho homem! Quantas e quantas vezes ressuscitamos nossa antiga natureza e reagimos e vivemos como se não fôssemos novas criaturas? Será que realmente prestamos atenção na orientação bíblica? Precisamos deixar: a imoralidade sexual; a impureza; as paixões; os desejos maus; a ganância; a ira; a indignação; a maldade; a maledicência; a linguagem indecente ao falar; a mentira.
Se quisermos viver uma vida de liberdade em um mundo aprisionado, é preciso sepultar, de uma vez por todas a velha natureza, os velhos hábitos, os velhos pecados do velho homem. Se quisermos viver a liberdade para a qual fomos habitados pelo Espírito Santo, aqui está o preparo, a dedicação, o trabalho árduo: Fazer morrer o velho homem em nossa vida. Porém, adiar essa decisão pode atrapalhar a sua caminhada rumo a uma vida de liberdade! Se você não mortificar diariamente a sua carne, ela poderá igualá-lo ao comportamento do mundo.
Não esqueça – Foi para liberdade que Cristo nos libertou
Vida livre é aquela que…
3. Assume sua verdadeira IDENTIDADE.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2ª Coríntios 5.17)
O pecado faz com que eu perca a minha identidade. Porém, segundo esse verso, eu tenho a minha identidade resgatada quando estou em Cristo! Então, diga comigo – Eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus. Agarre-se a esta verdade! Medite, compreenda e tome posse para sua vida! Por isso, quando alguém lhe propuser algo pecaminoso, sujo, diabólico, lembre-se: “eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus”. Quando o acusador chegar para tentar você nas áreas de fragilidade da sua vida, lembre-se: “eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus”.
Entenda que, ao nascer de novo, você recebeu uma natureza nova. Por isso, viva a sua vida com liberdade e tome sempre atitudes que demonstrem sua verdadeira identidade. Seja inspiração para outras pessoas! Todos os dias, muitas pessoas estão olhando para você e para suas atitudes. Aproveite e demonstre diariamente que você é uma nova pessoa, que se importa em ter um relacionamento melhor a cada dia com Deus. Pastor Rick Warren certa vez disse:

“Se você quer que alguém veja o que Jesus pode fazer por ela, permita que vejam em sua vida o que Jesus fez por você.”

Se quisermos que as pessoas vejam o que Deus pode fazer por elas, vamos precisar assumir nossa verdadeira identidade. Paulo assumiu sua identidade em Cristo ao dizer:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2.20)
Conclusão:
Vida livre é aquela que…
1. Decide não ser DOMINADA pelo pecado.
2. Faz MORRER diariamente o seu VELHO HOMEM.
3. Assume sua verdadeira IDENTIDADE.

 

Rolar para o topo