Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Assuma o seu Destino

SÉRIE “UM NOVO AMANHECER” 02|04
ASSUMA O SEU DESTINO
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Chegamos à segunda mensagem da série “UM NOVO AMANHECER”. Na primeira mensagem, fomos despertados por Deus a liberar o nosso potencial. Aprendemos que esse potencial é ativado quando experimentamos um relacionamento profundo com Deus.
Hoje, seremos desafiados por Deus a assumir o nosso destino. Não somos vítimas da vida ou das pessoas, somos autores da nossa história. A Bíblia revela que nós temos desejos por muitas coisas, mas quando perguntamos a Deus e ouvimos o seu conselho, apenas o que é Dele se levanta:
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” (Provérbios 19.21)
O melhor não é ter muitos sonhos, mas descobrir qual deles vem do Senhor! Deus não se compromete com o seu ideal. Os nossos planos nos confundem. Quando assumimos projetos que são nossos, mas não são de Deus, isso nos tira o foco para uma vida plena.

Os sonhos de Deus não podem ser vividos com pequenas ambições.

Deus não nos dá a partir do que precisamos, mas a partir do que Ele tem. Portanto, não há nada de Deus para você que seja pequeno e que não cause impacto.
Através da experiência do profeta Jonas, podemos extrair princípios bíblicos que nos ajudarão a assumir o nosso destino. São princípios que, se aplicados na vida, nos levarão ao lugar que o próprio Deus determinou.
Para assumir o seu destino…
1. OUÇA e OBEDEÇA a DIREÇÃO de Deus
“Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença. Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.” (Jonas 1.2-3a)
O ápice da sua vida está na vontade de Deus. Existe uma urgência naquilo que Deus lhe pede. Não dá para vivermos uma vida plena sem fazer com pressa aquilo que o Pai ordenou. Se você não deseja perder tempo, então entregue todo o seu tempo para Deus. A nossa prioridade deve ser Deus e, então, o restante se ajusta. Se Deus não for a primeira pessoa da sua vida, com certeza Ele não será a segunda. O que Deus lhe pediu para fazer e que você ainda não fez? Que tipo de missão Deus lhe confiou, mas você está relutando em cumpri-la? Paulo, escrevendo aos crentes de Éfeso, disse o seguinte:
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.10)
Não há a mínima possibilidade assumir o seu destino sem ouvir e obedecer a direção de Deus. Obediência é pré-requisito fundamental para se chegar no lugar que Deus já determinou que você vai chegar.
Para assumir o seu destino…
2. RECONHEÇA os seus ERROS
“Com isso eles ficaram apavorados e perguntaram: O que foi que você fez?, pois sabiam que Jonas estava fugindo do Senhor, porque ele já lhes tinha dito. Visto que o mar estava cada vez mais agitado, eles lhe perguntaram: O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme? Respondeu ele: Peguem-me e joguem-me ao mar, e ele se acalmará. Pois eu sei que é por minha causa que esta violenta tempestade caiu sobre vocês.” (Jonas 1.10-12)
Não foram as pessoas que jogaram Jonas no mar, foi ele que ele entrou no barco errado. Seu destino era Nínive, e não Társis. Ele cometeu o erro de não obedecer ao que Deus havia dito para fazer. Você não é uma vítima do que as pessoas fizeram ou do que a vida lhe proporcionou. Ninguém o jogou onde você está, foi você que escolheu chegar aí. Não podemos decidir o que a vida nos trará, mas podemos escolher o que vamos fazer com o que ela vai nos entregar.
“Então, pegaram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido, e este se aquietou.” (Jonas 1.15)
Quando estamos deslocados do nosso destino, causamos tempestades na vida das pessoas. Quando Deus nos tira alguém é livramento, quando Ele coloca alguém é proteção.
Para assumir o seu destino…
3. RESPEITE o PROCESSO de Deus em sua VIDA
“Então o Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.” (Jonas 1.17)
É melhor ser engolido por um peixe do que chegar no lugar errado. O peixe foi o casulo para Jonas. Deus não precisa de processos para nos dar algo, nós precisamos dos processos para recebermos. Então, o que você faz quando momentos difíceis chegam à sua vida?
“Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus.” (Jonas 2.1)
Deserto não é lugar de sofrimento, mas de oração e quebrantamento. Respeite o que Deus está fazendo. Ele está lhe transformando antes de mudar o que está acontecendo.
Para assumir o seu destino…
4. ARREPENDA-SE e COMECE novamente
“Ele disse: Em meu desespero clamei ao Senhor, e ele me respondeu. Do ventre da morte gritei por socorro, e ouviste o meu clamor.” (Jonas 2.2)
Reinicie. Comece novamente. O arrependimento é o primeiro passo para um novo tempo. Reconheça que você precisa da ajuda de Deus. Convide-o para fazer parte da sua vida. Você só encontra o arrependimento quando olha para Deus, mas o remorso é possível encontrar todas às vezes que você olhar para si mesmo.
Não aceite qualquer coisa para você. Creia que tem algo que supera as suas expectativas, coisas sobrenaturais que o Pai preparou para a sua vida. A resposta da sua aflição está em Deus. Se você errou até aqui, então é tempo de acertar a partir daqui.
Para assumir o seu destino…
5. NÃO DESISTA das PROMESSAS de Deus
“E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.” (Jonas 2.10)
Jonas poderia ir para Nínive de barco, mas foi de peixe. O mais importante não é como você vai, mas é não desistir do seu destino. Tudo o que vem de Deus passa pelo teste do tempo e se cumpre.
É impossível fazer as coisas de Deus do seu jeito. Você não chega a lugar nenhum sem Ele. Se hoje você está dentro de um grande peixe ou se você se encontra no barco, por favor, não desista daquilo que Deus preparou para você.

Promessas de Deus são sementes que nunca morrem!

Conclusão:
Deus está fazendo um convite a você hoje: assuma o seu destino. Não deixe que os outros escrevam a sua história e o façam chegar no lugar que eles querem que você chegue. Você deve chegar no lugar que Deus já preparou para você chegar. Por isso, Deus está dando a você oportunidades para recomeçar a vida. Então, assuma o seu destino.
Para assumir o seu destino…
1. OUÇA e OBEDEÇA a DIREÇÃO de Deus
2. RECONHEÇA os seus ERROS
3. RESPEITE o PROCESSO de Deus em sua VIDA
4. ARREPENDA-SE e COMECE novamente
5. NÃO DESISTA das PROMESSAS de Deus

 

Rolar para o topo