Decisões para uma Vida Empoderada

DECISÕES PARA UMA VIDA EMPODERADA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Algum tempo depois Joás decidiu fazer reparos no templo do Senhor.” (2º Crônicas 24.4)
Todos nós almejamos ser uma pessoa que em todas as áreas de nossa vida possamos ser aquilo que fomos planejados para ser e experimentar. Para isso, precisamos tomar decisões diárias e planejadas para que esse desejo não fique só na mente, mas se concretize. Jesus já disponibilizou para cada pecador redimido vida plena e abundante, já temos o sim de Jesus para esse sonho, precisamos nos empenhar em estar Nele para que o alcancemos.
Todos nós reconhecemos áreas emocionais que nos atrapalham a viver o melhor de Deus, todos nós desejamos a cura, mas só admitir ou desejar não faz de nós pessoas que já se apossaram da cura liberada na cruz pelo sangue de Jesus.
No texto que lemos o Rei Joás decidiu que o Templo não mais seria aquem daquilo que foi planejado no início.
A sua primeira decisão para viver uma vida empoderada é decidir. Hoje veremos passos concretos que você precisará dar depois de decidir viver uma vida empoderada.
Para viver uma vida empoderada…
1. Decida pela RESTAURAÇÃO
“Ele reuniu os sacerdotes e os levitas e lhes disse: Vão às cidades de Judá e recolham o imposto devido anualmente por todo o Israel, para fazer reparos no templo de seu Deus. Vão agora mesmo! Os levitas, porém, não agiram imediatamente.” (2º Crônicas 24.5)
Restaurar tem a ver com trabalhar com o que o passado danificou. Essa não é uma decisão fácil, por isso muitos de nós procrastinamos. Sabemos que há danos em nossa vida, feitos por nossas escolhas ou por pessoas próximas, cujas consequências chegaram a nós, mas precisamos ter coragem para iniciar a restauração de nossas vidas.
Somos o templo do Espírito Santo e precisamos de coragem para reconstruir nossas vidas. Durante 30 semanas tivemos oportunidades de decidir que aquilo que o passado danificou iria ser restaurado e hoje muitos de nós estamos com a nossa vida empoderada porque o passado está reconstruído, lembrando-nos de quem nós somos em Deus e de quem Deus é. Na restauração somos convidados a visitar o nosso passado e ver as raízes de nossa dor que trouxeram destruição, raízes de perdas, abandono, traição, rejeição, abusos, maus tratos, carências e pecados. Não é fácil decidir restaurar, mas é o único jeito de vivermos a melhor versão de Deus para nós. Depois de visitar o nosso passado, somos convidados a pedir perdão e a perdoar.
No texto que lemos, o Rei decidiu restaurar e tomou atitudes para isso, que no primeiro momento não foram obedecidas. Assim somos nós, sabemos que é necessário restaurar, visitar o passado para entender e liberar perdão, mas poucos de nós tomamos a iniciativa de começar a agir. O 30 Semanas é uma ferramenta que o ajuda a tomar essa decisão.
Para viver uma vida empoderada…
2. Decida pela RESTITUIÇÃO
“Os homens encarregados do trabalho eram diligentes, o que garantiu o progresso da obra de reforma. Eles reconstruíram o templo de Deus de acordo com o modelo original e o reforçaram.” (2º Crônicas 24.13)
Nos dias de hoje essa palavra está desgastada ou desfigurada e muitos de nós não tomamos essa decisão para ter uma vida empoderada. Nessa parte trabalharemos com o presente, vivendo hoje tudo aquilo que as feridas do passado não permitiram, isto é, Deus nos coloca-nos novamente na posição em que estávamos e havíamos perdido.
Para isso, eu e você precisamos pedir a Deus que traga a restituição na nossa vida pelo plano original que Ele planejou para cada um de nós e que nos foi roubado, tirado ou perdido. Nessa hora você irá perceber que muitas das perdas tiveram a ver com sua atitude pecaminosa, então, peça o perdão e receba-o.
É nessa fase, também, que você vai reparar relacionamentos com pessoas. Antes de Deus lhe restituir, Ele deseja que você, dentro de suas posições, restitua pessoas que você machucou, seja em coisas materiais, emocionais ou ministeriais e, por fim, aceite e creia que Deus irá lhe restituir, fazendo muito mais do que você experimentou no passado. Como diz a Palavra, a restituição será sete vezes mais, isto é, uma restituição plena.
Para viver uma vida empoderada…
3. Decida pela CONSOLIDAÇÃO
“Enquanto Joiada viveu, holocaustos foram apresentados continuamente no templo do Senhor.” (2º Crônicas 24.14)
Não basta só restaurar, restituir. Depois de decidir ver os danos do passado e caminhar para receber o que lhe foi tirado, é necessário consolidar. Essa palavra significa fortalecer, isto é, tudo que você recebeu de volta de Deus precisa ser vivido na plenitude durante toda sua vida.
Não basta o 30 Semanas, você precisara colocar em prática toda palavra ensinada em todos os dias, um dia de cada vez, porque, quem consolida, reina. Todos os dias quando se levantar, você precisa olhar para o Senhor e viver plenamente, viver empoderado, reinando em vida com Jesus, aquele que fez com que tudo que foi destruído fosse restituído e que lhe dá o poder para que você viva de maneira plena por toda a eternidade.
O futuro não aparece, o futuro são decisões, ações e omissões do presente, por isso, nesse passo você não pode mais viver nenhum dia sem planejar sua vida, porque agora nada o impede de chegar às suas conquistas, pois o que emperrava foi liberado e o que foi perdido foi restaurado. Basta você, agora, na dependência de Deus, fazer metas a partir dos planos de Deus para sua vida.
Para viver uma vida empoderada…
4. Decida pelo SERVIÇO
“No final vou mudar a situação do meu povo. Vou dar uma nova língua sem falsidade e sem maldade, Palavras a serem dirigidas ao Eterno em adoração, E unidos, eles mesmo servirão com entusiasmo.” (Sofonias 3.9)
Quando estamos curados, já não servimos por aceitação, carência ou anulação, servimos por gratidão. Quando experimentamos a plenitude de vida, nossos lábios só conseguem agradecer e testemunhar do que nos aconteceu.

O coração curado é empoderado a transbordar a cura recebida.

Jesus é a nossa cura, Ele é o fundamento da nossa vida, por issom servir é a nossa identidade, porque Ele mesmo disse que veio para servir e não para ser servido. Curados, com a nossa autoimagem restaurada, podemos ser o que fomos planejados para ser: servos uns dos outros pelo amor recebido.
Conclusão:
Essas decisões irão levá-lo a uma vida empoderada pelo Espírito Santo de Deus que habita em nós. Por causa do que Jesus fez na cruz, você não é o que as pessoas dizem sobre você e nem o seu passado, você é o que Cristo liberou para sua vida: Um filho amado de Deus, um vencedor pelo sangue de Jesus e que é empoderado pelo poder da ressurreição.
O seu valor não se baseia no seu Eu e nem nas suas obras, mas no preço que Deus pagou por você, Ele deu algo de muito valor para o seu resgate. Portanto, decida restaurar, restituir, consolidar e servir para viver uma vida ousada, empoderada pelo Espírito Santo que mora em você.

 

Rolar para o topo