Buscando a Santidade

SÉRIE DE MENSAGENS | “CRESCENDO EM SANTIDADE” | 02/04
BUSCANDO A SANTIDADE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.” (Josué 3.5)
Seja bem-vindo à segunda mensagem da série crescendo em santidade! Na primeira mensagem aprendemos como crescer em santidade. Hoje iremos observar a importância de buscarmos a santidade. Quando pensamos em santidade precisamos entender que ela é uma transformação progressiva, operada pelo Espírito, no coração daqueles que nasceram de novo. É um processo que começa na conversão e só termina na glorificação. O Deus que trabalha por nós, trabalha também em nós, para depois trabalhar através de nós. Por isso, que nesse processo estamos sendo transformados de glória em glória na imagem de Jesus.
No entanto, nesse processo de busca pela santidade a nossa participação é importante. Nosso crescimento como cristão é parecido com o de um bebê que precisa dar um passo de cada vez. Leva tempo para que saiamos da infância e alcancemos um nível espiritual de santidade mais elevado. Por isso, que a decisão de crescer e buscar diariamente uma vida de santidade precisa ser nossa. Somos nós que precisamos tomar a iniciativa de buscar crescer em santidade. A Bíblia mostra essa verdade para nós:
“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para salvação.” (1ª Pedro 2.2)
“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)
“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a gloria, agora e para sempre! Amém.” (2ª Pedro 3.18)
Note que essas passagens mostram coisas e escolhas que fazemos, ações que realizamos. Na verdade, Deus de maneira intencional nos da à oportunidade de participar do nosso processo de crescimento rumo à santificação da nossa vida.
No verso que lemos de Josué 3.5, encontramos algumas verdades que podem nos abençoar no processo da busca pela santidade. O povo de Israel estava no limiar da conquista da terra prometida. As dores e as lutas do deserto haviam ficado para trás. Agora, era hora de cruzar o Jordão e tomar posse da terra prometida. Mas haviam condições a serem observadas. Havia algo que precisava ser buscado para que o povo pudesse conquistar. Josué diz ao povo: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué. 3.5).
Antes de conquistar a terra prometida o povo precisava se preparar para tomar posse dela. E a condição primeira era buscar a santidade. Desta forma, o que podemos aplicar desse verso da palavra de Deus na busca da nossa santidade? O que Deus quer no ensinar hoje? Destacamos à luz desse verso algumas verdades importantes:
Buscar a santidade…
1. É uma ORDEM clara de Deus.
Josué é enfático: “Santificai-vos”.
Antes de alcançar a conquista da terra prometida por Deus, Josué convidou o povo a se purificar de tudo que não fosse de Deus. Essa ordem divina era para os sacerdotes, para os levitas, para os homens, mulheres e crianças. Todos precisavam se santificar. Com isso aprendemos que todo o povo de Deus deve buscar a santidade. Santidade não tem idade. Todos precisam buscar a santificação como o seu maior tesouro. Todos devem desejar Deus mais do que suas bênçãos. Todos devem buscar a semelhança com Cristo mais do que o sucesso pessoal. Todos devem querer Deus mais do que qualquer outra coisa nesta vida. Ser santo não é uma opção de vida apenas; é uma ordem clara de Deus que todos devem obedecer sem questionar.

“Santificação é o preço que Deus exige para o nosso crescimento.”

Ninguém cresce sem santificação. Sem santificação não existe comunhão com o Pai. Sem santificação nosso relacionamento com Deus fica bloqueado. Foi por isso que Deus nos chamou do pecado para a santidade e, aqueles que são de Deus, apartam-se do pecado e, tem prazer de buscar uma vida de santidade. Por mais que seja difícil buscar viver esse alto padrão de estilo de vida. Não desista! Persista e conte sempre com a ajuda de Deus. Nunca esqueça:

“O mesmo Deus que trabalhou por nós na redenção, trabalha em nós na santificação.”

Buscar a santidade…
2. É uma CONDIÇÃO para EXPERIMENTAR as maravilhas de Deus.
“Santificai-vos, porque […] o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.
Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres. Tudo fica difícil quando estamos distantes de Deus. Quanto mais perto estamos do Senhor, mais possibilidades teremos de experimentar o Seu agir. Por isso que na busca pela santidade, nós somos as chaves que Deus vai utilizar, para abrir as portas do milagre. Deus usa homens e mulheres que buscam a santidade. Homens e mulheres santificados são canais por onde flui o poder sobrenatural de Deus.
A vitória de Israel sobre seus inimigos não seria resultado de seus esforços humanos, mas da intervenção divina. As maravilhas divinas deveriam ser precedidas pela santificação do seu povo. É a santidade que abre o caminho para se viver as maravilhas de Deus. Se quisermos experimentar as maravilhas de Deus em nosso meio, deveremos, então, santificar a nossa vida. Entenda uma coisa – sempre que Deus deseja fazer algo poderoso no meio do seu povo ele precisa de santificação.

“A santificação da nossa vida precede os milagres que vamos viver.”

Quando o povo de Deus se santifica, Deus opera maravilhas. Enquanto o pecado nos afasta de Deus e atrai sobre nós vergonha e dor, a santificação é o caminho para experimentarmos o sobrenatural de Deus. Por isso, buscar a santidade é fundamental para viver o sobrenatural. Pela santificação você verá o que nunca viu e viverá o que nunca viveu.
Buscar a santidade…
3. É uma EXIGÊNCIA para ser observada HOJE.
“Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.
Se Deus vai fazer maravilhas amanhã e se a condição indispensável para essas maravilhas é a santificação do povo, então, devemos nos santificar hoje. Não podemos adiar essa ordenança divina. A santificação é para hoje e não apenas para a eternidade. Na eternidade seremos glorificados. Mas, aqui começa o processo da santificação. Hoje é o dia de nos consagrarmos a Deus. Agora é o tempo de colocarmos tudo sobre o altar e voltarmo-nos para o Senhor de todo o nosso coração. O melhor momento para começar a fazer uma limpeza geral em nosso coração é hoje! Não podemos deixar para depois o que devemos fazer hoje. A santificação é o que falta para que milagres aconteçam em sua vida.
Conclusão:
Buscar a santidade…
1. É uma ORDEM clara de Deus;
2. É uma CONDIÇÃO para EXPERIMENTAR as maravilhas de Deus;
3. É uma EXIGÊNCIA para ser observada HOJE.

 

Rolar para o topo