Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Os Transformados Crescem

OS TRANSFORMADOS CRESCEM
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (2ª Pedro 3.18)
A ideia de Pedro ao escrever esta segunda carta era de chamar a atenção dos crentes de seu tempo para algo de sumo importância: a volta de Cristo e glória eterna dele. Depois de ter massificado o povo com seus ensinamentos na primeira carta, Pedro termina a segunda carta combatendo as heresias dos falsos mestres que não acreditavam na segunda volta de Cristo, e, com isso, confundia o povo com seus falsos ensinamentos não deixando o povo crescer em conhecimento e graça.
Pedro, então, desafia o povo a deixar os ensinamentos errados e começarem a se apegar a palavra da verdade. A verdade é que quanto mais o povo se apegasse a palavra, mais ele cresceria em graça e conhecimento. Pedro ao bater nesta tecla, estava afirmando para o povo que a palavra transforma, e que uma vez transformado pela palavra era impossível do crente não crescer em conhecimento e também em graça.
Isso tem muito a ver conosco neste tempo. Tempo onde as heresias e leviandades estão imperando para destruir a palavra e os bons ensinamentos contidos na bíblia. Tempo onde tudo o que é correto é tido como errado, e o errado é tido como certo. Tempo onde a banalização da família nunca chegou a um degrau tão baixo, tempo onde a promiscuidade está em alta e a seriedade saiu de moda.
Pedro tinha razão quando disse que o conhecimento da palavra gera crescimento, e o crescimento gera transformação. O transformado cresce! A grande pergunta aqui é: como então ser transformado para crescer?
Os transformados crescem…
1. Recebendo as ORIENTAÇÕES de Jesus.
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.” (v.18)
Pedro, ao pontuar este texto, deixa bem claro de que tipo de orientações eu e você deveríamos ouvir. Nós devemos ouvir orientações que venham de uma base sólida, e a base solida é a Palavra de Deus. Quando ele expressa “crescei em conhecimento”, ele estava falando de aprofundamento, ou seja, de crescer na raiz. Não se tratava só de conhecer a Palavra, mas de ter intimidade com o Senhor desta palavra. Não se tratava de conhecer simplesmente alguém, mas se tratava de ter um relacionamento diário com o Rei dos reis. Eu aprendo uma coisa aqui: que o conhecimento que faz crescer não pode ser apenas teórico, mas experimental. As orientações precisam sair do campo da teoria e ser praticadas por nós. Em outro texto antes Pedro diz:
“Por isso, amados, enquanto aguardais estes eventos, esforçai-vos para que seja encontrado por Ele em plena paz, sem mácula e livres de culpas diante dele.” (2ª Pedro 3.14)
Jesus está nos orientando através da carta de Pedro a vivermos a transformação que gera crescimento. Sabe por quê? Porque os transformados crescem!
Os transformados crescem…
2. Aceitando o CHAMADO de Jesus.
“… A ele seja dada a glória…” (v.18)
Você nasceu para glorificar a Deus, e para glorificar a Jesus! E, para tanto, você precisa aceitar o chamado dele para sua vida. Existem várias formas de se glorificar a Jesus, mas a que mais mexe com o coração dele é quando você o glorifica de forma pessoal. E glorificar a Jesus de forma pessoal é aceitar o chamado que ele tem para sua vida. Você pode estar se perguntando: Como aceitar o chamado de Jesus?

  • Deixando-o DOMINAR seu CORAÇÃO. O coração é o centro das emoções, e um coração com as emoções bem resolvidas é um coração transformado.
  • Deixando-o CONDUZIR sua VIDA. O apóstolo Paulo disse: “… Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim…” (Gálatas 2.20). Ou seja, cristo conduzia a vida de Paulo, e esse mesmo Cristo Jesus quer conduzir sua vida.
  • Deixando-o TRANSFORMAR seu SER. Mudanças de verdade acontecem na alma, e a alma transformada gera crescimento.

Sinceramente, aceite o chamado de Jesus para crescer!
Os transformados crescem…
3. Vivendo a MISSÃO de Jesus.
“… assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” (v.18)
Viveremos a missão de Jesus aqui na terra como no céu. Na terra temos a missão de evangelizar as outras pessoas e conduzi-las ao encontro com o mestre, e no céu, temos a missão de glorificá-lo por toda a eternidade. Jesus é o centro da carta de Pedro e também de toda a Bíblia, mas esse Jesus que é o centro nos ensinou a viver sua missão na terra quando ele disse:
“Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia. De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6.38-40)
Sendo assim, sua missão é falar para as pessoas deste amor incondicional de Deus, que é capaz de transformar a vida delas. Sua missão em suma é: receber, glorificar e repartir. Porque o transformado cresce à medida que recebe as orientações de Jesus, à medida que aceita o chamado de Jesus e à medida que, vivem a missão de Jesus.
Conclusão:
Pedro tinha a intenção de orientar os crentes de seu tempo a avançarem no crescimento, a se desviarem dos ensinamentos errados e voltarem a viver e observar os bons princípios da Palavra de Deus. Nesta noite o meu objetivo é levar a você que está aqui, a crescer de forma exponencial em todas as áreas de sua vida. Ou seja, trazer ao seu coração os bons ensinamentos da Palavra, renovando suas expectativas neste novo ano. Mas também de orientar a você que nos, visita, que só há um caminho para o crescimento, e esse caminho se chama Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou dentre os mortos para nos dar a vida eterna junto dele no céu. Esse Jesus está ao seu alcance nesta noite e pode mudar sua vida.
Os transformados crescem…
1. Recebendo as ORIENTAÇÕES de Jesus.
2. Aceitando o CHAMADO de Jesus.
3. Vivendo a MISSÃO de Jesus.

 

Rolar para o topo