Calebe – Uma Fé que Resiste ao Tempo

SÉRIE “FÉ PARA RECOMEÇAR” | 08/08
CALEBE – UMA FÉ QUE RESISTE AO TEMPO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu. Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança.” (Josué 14.11-13)

Calebe é um exemplo de um homem que tem uma fé que resiste ao tempo. Sendo assim, de acordo com a experiência de Calebe, quais são as lições que podemos aprender sobre uma fé que resiste ao tempo?

Uma fé que resiste ao tempo…

1. Guarda as PROMESSAS de Deus em seu CORAÇÃO.

“Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: Calebe, você obedeceu fielmente ao Senhor, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem.” (Josué 14.9)

Uma fé que resiste ao tempo…

2. Recusa OUVIR as vozes do PESSIMISMO.

“… Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo.” (Josué 14.7b-8)

Uma fé que resiste ao tempo…

3. Espera com EXPECTATIVA a realização do seu SONHO.

“Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade.” (Josué 14.10)

Uma fé que resiste ao tempo espera com expectativa a realização do seu sonho. Josué, companheiro inseparável de Calebe, foi capaz de fazer a seguinte declaração a respeito das promessas de Deus: “Nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhe fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; Nenhuma delas falhou.” (Josué 23.14b)

Uma fé que resiste ao tempo…

4. NUNCA para de LUTAR.

“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época… Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu o expulsarei de lá, como ele prometeu.” (Josué 14.11,12)

Uma fé que resiste ao tempo…

5. Conserva sua FIDELIDADE a Deus.

“Mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus… Por isso naquele dia Moisés me jurou: Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus… Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao SENHOR, o Deus de Israel.” (Josué 14.8,9,14)

CONCLUSÃO:

Ao longo de todos esses anos, como está a sua fé em Deus? Será que você ainda tem fé? Será que sua fé tem resistido ao tempo? Lembre-se:

Uma fé que resiste ao tempo…
1. Guarda as PROMESSAS de Deus em seu CORAÇÃO.
2. Recusa OUVIR as vozes do PESSIMISMO.
3. Espera com EXPECTATIVA a realização do seu SONHO.
4. NUNCA para de LUTAR.
5. Conserva sua FIDELIDADE a Deus.

Rolar para o topo