Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Como Deus Fala com Você

SÉRIE DE MENSAGENS | “APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS” | 02/04
COMO DEUS FALA COM VOCÊ
“Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção.” (Jó 33.14)
Hoje vamos continuar na série “Aprendendo a Ouvir a Voz de Deus”. Vamos ver, especificamente como, é que Deus fala conosco. Quando falamos sobre pessoas ouvindo a Deus e Deus falando com as pessoas, muitos pensam que isso é algo muito místico, como se fosse coisa fora do normal. O fato é que Deus fala com as pessoas. No entanto, Deus faz isso o tempo todo!
Muitos anos atrás, saiu um artigo na revista Time com um título que dizia: “Deus Está Morto”. No dia seguinte os repórteres fizeram fila do lado de fora da casa de Billy Graham e disseram: “Dr. Graham, Deus está morto?”. Ele respondeu: “Vocês estão brincando? Eu acabei de falar com Ele”.
Qualquer um de nós pode falar com Deus e ouvir Deus falar. Somente é preciso estar conectado a Ele. A Bíblia diz que Deus nos fez de uma maneira que Ele pudesse se relacionar conosco. Ele criou você com a habilidade de sintonizar nEle, de ouvi-Lo, de responder a Ele. O verso que lemos diz que: “Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção”. Ele está dizendo que o problema não é que Deus não está falando. Ele fala de várias maneiras. O problema é com a nossa percepção. Algumas vezes não estamos sintonizados naquilo que Deus está falando.
Na verdade, Deus deseja comunicar-se com você porque você não pode ter relacionamento sem comunicação. Deus quer ter um relacionamento com você. Ele quer falar com você. Ele te criou com uma capacidade de ouvir a Sua voz. Porém, como é que Deus fala conosco? Deus não é limitado a nenhuma maneira singular. Há muitas e muitas maneiras. Esta é a razão pela qual esta série está falando acerca de muitas maneiras pelas quais Deus fala conosco. A Bíblia tem algumas maneiras realmente espetaculares. Por exemplo:
Uma vez Deus falou através de uma sarça ardente que não se queimava. Deus, uma vez, falou através de uma nuvem. Ele geralmente falava através de anjos. Uma vez Ele falou através de uma coluna de fogo. Outra vez Ele falou com Balaão através de uma mula. Deus tem Suas múltiplas maneiras de falar ao homem. Hoje vamos identificar as maneiras mais comuns através das quais Deus fala conosco.
Deus fala conosco…
1. Através da Sua PALAVRA.
“Porque toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” (2ª Timóteo 3.16)
Não existe nenhum outro livro no mundo que seja tão confiável como este livro. Você pode contar com ele. Ele pode guiar você. Ele pode corrigir você. Ele pode confortar você. Ele pode ajudar você. Na bíblia esta a forma mais confiável de ouvir Deus falar. Mas se você nunca abrir a Bíblia, como é que Deus pode falar com você? Esta é a razão porque é tão importante ter uma hora tranquila diariamente onde você senta e fala com Deus em oração e deixa Deus falar com você através da Sua Palavra. Se você não está fazendo isso diariamente, você está perdendo a maneira número um pela qual Deus deseja falar com você. É possível que alguém diga: “Deus nunca fala comigo”. Eu pergunto – Você está lendo a Bíblia todos os dias? Esta é a maneira como Ele quer falar com você. Se você não está lendo a Bíblia, dificilmente você conseguirá ouvir a voz de Deus.
Deus fala conosco…
2. Através do ESPÍRITO SANTO.
“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” (1ª Coríntios 3.16)
Uma vez que o Espírito de Deus habita EM NÓS (dentro de nós), podemos ouvir a voz a sua voz falando aos nossos corações. Devemos lembrar que a voz do Espírito Santo nunca contraria a Bíblia e que gera uma profunda convicção e paz de espírito nos nossos corações. Existe uma forte harmonia entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo em nós. Um testifica o outro! O que Deus fala através da palavra o Espírito Santo confirma como verdade em nosso coração.
Deus fala conosco…
3. Através de PESSOAS comprometidas com Ele.
Alguma vez você já sentou em uma celebração, classe de EBD, célula da igreja e sentiu como se Deus estivesse falando diretamente ao seu coração? Ele realmente estava. Naquele exato momento, Deus estava falando através de uma pessoa aquilo que você estava precisando ouvir da parte Dele. Deus geralmente usa outras pessoas para compartilhar a Sua Palavra conosco. A própria Bíblia confirma essa verdade:
“Por isso sempre damos graças a Deus. Quando estivemos aí anunciando a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem de criaturas humanas, mas como a mensagem de Deus, o que de fato ela é.” (1ª Tessalonicenses 2.13)
Deus usou a vida de Paulo e falou através dele aos cristãos de Tessalônica. Deus fala através de pessoas comprometidas com Ele e nossas vidas são transformadas quando ouvimos a Sua voz por intermédio dessas pessoas. Quando pessoas comprometidas com Deus ensinam, eles estão realmente falando a Palavra de Deus, o que Deus quer nos dizer. Quanto mais ensino de pessoas que andam com Deus você ouvir, mais Deus pode falar com você. Esta é a razão porque uma vez por semana não é suficiente. Você precisa receber regularmente alimento de pessoas comprometidas com Deus. Por isso, no ano do crescimento invista em relacionamentos com pessoas de Deus para que você cresça.
Invista mais na leitura da Bíblia, ore mais, jejue mais, faça votos específicos e particulares com Deus, leia livros que vão edificar sua vida, inscreva-se em uma das classes de crescimento da EBD, busque cursos alternativos, participe mais intensamente das celebrações e eventos da sua faixa etária, envolva-se em algum ministério, participe semanalmente de uma célula. Nesses lugares você vai encontrar pessoas capacitadas por Deus que irão ministrar à sua vida e você ouvirá a voz de Deus por intermédio deles.
Deus fala conosco…
4. Através da DOR.
Por nos amar Deus pode até mesmo usar este recurso da dor a fim de ganhar a sua atenção se for necessário. A palavra de Deus diz assim:
“Algumas vezes é necessário uma experiência dolorosa para fazer-nos mudar nossa maneira de ser e fazer as coisas.” (Provérbios 20.30)
No processo de transformação e crescimento da nossa vida Deus pode se utilizar da dor para nos mudar. Muita gente sabe disso por experiência própria. No entanto, entenda uma coisa – nem toda dor é Deus falando com você. Nem toda ferida e dor que você tem é Deus tentando se comunicar contigo. Porém, algumas delas vêm dEle. E Deus frequentemente usa a dor a fim de diminuir o nosso ritmo e ter a nossa atenção.
O pastor Rick Warren conta que ele tinha um amigo que era um grande atleta de basquete. Ele teve alguns problemas nas costas com algumas hérnias de disco. O pastor Rick Warren perguntou a ele no hospital: “Por que você acha que estas coisas aconteceram?”. Ele disse: “Deus me fez deitar de barriga para cima a fim de que eu pudesse olhar para Ele”. Alguma vez Deus já teve que fazer assim com você? A dor nos faz olhar para Deus. Ela é o aparelho auditivo que Deus coloca em nós para que possamos ouvi-Lo. Deus sussurra em nossos ouvidos através dos nossos prazeres. Mas Ele grita conosco em nossa dor.

A dor é o megafone que Deus usa para chamar nossa atenção.

Depois de observar as maneiras que Deus se utiliza para falar conosco, quero fazer a seguinte pergunta: Por que é tão importante realmente ouvir Deus falar? Pelo menos por duas razões.
Ouvir Deus falar…
a) Confirma que estou DESFRUTANDO de um RELACIONAMENTO real com Ele.
A prova que você realmente conhece a Jesus Cristo, que você tem um relacionamento com Ele, é que você ouve Deus falar com você. Jesus disse:
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz.” (João 10.14,16)
Se você nunca ouviu Deus falar com você, se você nunca sentiu Ele falar em seu coração, você tem todas as razões para duvidar de que você realmente tenha um relacionamento Real com Ele. Você tem todas as razões para duvidar porque Jesus disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me conhecem”. Mas se você é realmente um filho de Deus você vai conhecer a voz do Seu Pai. Quando um pai da terra chama seus filhos ao telefone, ele não precisa dizer: “Aqui é o pai de vocês”. Basta simplesmente começar a falar com os filhos e eles conhecem a voz do seu pai. Por que isso acontece? Porque há um relacionamento diário. Os filhos diariamente ouvem a voz do seu pai. Eles interagem através de uma comunicação diária. Se você não tem isto, se você nunca ouve Deus falar com você, você precisa reavaliar seu relacionamento com Ele.
Existem pessoas que sabem sobre Deus, mas não conhecem a Deus. Outros sabem sobre Jesus, mas realmente não O conhecem. Alguns têm uma religião, mas não um relacionamento. Uma das provas que você sabe que é um cristão, é que Deus fala com você regularmente e que você ouve, você escuta e você também fala com Ele. Muitas pessoas pensam que Deus só fala com filhos prediletos. Na verdade, não existem filhos prediletos para Deus. Todos são iguais!
Por exemplo: Vocês que são pais, será que vocês só falam com os seus filhos mais inteligentes? Espero que você diga não! Espero que você me responda: Pastor, eu não tenho filhos prediletos. Eu falo com todos eles da mesma forma. É assim que o Pai do céu age! Deus fala com todos os seus filhos verdadeiros, sejam eles novos crentes, crentes antigos, bebês espirituais, crentes amadurecidos. Isso me assegura que estou desfrutando de um relacionamento Real com Deus.
Ouvir Deus falar…
b) PROTEGE-ME contra erros.
A Bíblia diz em Jó: “Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção. De noite, na cama, quando dormimos um sono profundo, ele fala por meio de sonhos ou de visões. Deus fala aos nossos ouvidos, e os seus avisos nos enchem de medo. Ele fala com a gente para que deixemos de pecar e para que não nos tornemos orgulhosos. Assim, ele nos livra da morte e não deixa que nos joguem na sepultura.” (Jó 33.14-18)
Se você ouve realmente Deus falar, você está protegido! Ele vai advertir você antecipadamente sobre alguns perigos que a vida apresenta e você evitará muitos erros. Ouvindo a voz de Deus, constantemente você será lembrado por Ele, sobre os caminhos perigosos dessa vida! Quanto mais sintonizado você estiver em Deus, mais direção correta e segura você terá. Ouvir a voz de Deus é uma proteção dos erros que eu possa vir a cometer.
Conclusão:
Deus está falando. Ele quer falar com você. Ele usará muitas maneiras diferentes para alcançar esse propósito. Por que Deus age dessa forma para falar conosco? Porque Ele ama você. Porque você é importante para Ele. Porque Ele se importa com você. Ele criou você não foi só para ocupar espaço nesta terra. Você foi feito para ter um relacionamento com Deus e se você nunca estabelecer este relacionamento com Ele, você morrerá perdendo o seu maior propósito na vida. Você acabará perdendo a razão mais importante pela qual você foi criado. Ele quer ter um relacionamento com você.
Ele faz isso através…
• Da Sua Palavra
• Do Seu Espírito Santo
• De Pessoas
• Da dor

 

Rolar para o topo