Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

SERVIÇO – Viva para Servir

SÉRIE DE MENSAGENS | “CRESCENDO NOS PROPÓSITOS” | 03/05
SERVIÇO – VIVA PARA SERVIR
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2.10)
Você foi posto na terra para dar uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos – comer, respirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça uma diferença. Servir é uma consequência natural daquilo que entendo que sou. Sou servo e o servo existe para servir. Vamos observar algumas razões básicas para servirmos a Deus:
Viva para servir a Deus…
1. Porque você tem um EXEMPLO a seguir.
Jesus foi, é e sempre será a nossa maior inspiração para servir. Jesus é aquele a quem devemos imitar sua maneira de viver, amar e servir. No entanto, servir não é algo fácil. Servir é algo contrário a nossa natureza humana e pecadora. Queremos ser servidos pelos outros, mas nunca servir. Quando pensamos em Jesus como nosso modelo a seguir, percebemos que Jesus andou na contramão dessa filosofia egoísta de querer ser servido. Jesus, mesmo sendo o Senhor, o Rei dos Reis, quando esteve aqui neste mundo, deixou o maior exemplo de como ser um servo. Sobre esse fato a Bíblia diz:
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; […] Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.” (Filipenses 2.5-7)
“Pois nem mesmo o filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10.45)
“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: vocês entendem o que lhes fiz? […] Vocês me chamam Mestre e Senhor, e com razão, pois eu o sou. […] Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. […] Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. […] Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. […] Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” (João 13.12-17)
Se essa igreja deseja viver e amar à semelhança de Jesus, vai precisar servir a Deus servindo as pessoas, assim como Jesus. Você existe para fazer o que Jesus fez! Jesus viveu (viva), Jesus amou (ame), Jesus serviu (sirva).
Viva para servir a Deus…
2. Porque você tem uma TAREFA a cumprir.
Antes mesmo de nascer, Deus já definiu uma missão para cada um de nós nesta vida. O que Deus disse ao profeta Jeremias serve para mim e para você:
“Antes que o fizesse no útero de sua mãe, eu o escolhi. Antes que você nascesse, eu o separei para uma obra especial.” (Jeremias 1.5)
Uma obra especial não é somente para pastores e missionários. Ela é uma obra especial para quem entende que tem uma missão para cumprir. Ninguém vive por acaso. Deus tem uma tarefa para cada pessoa realizar. No Reino de Deus você tem uma posição, um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir. Jesus disse:
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça…” (João 15.16)
Você foi chamado para frutificar no Reino de Deus. Então, cumpra sua tarefa!
Viva para servir a Deus…
3. Porque você foi CAPACITADO por Ele.
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar use-o na proporção da sua fé. […] Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; […] se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” (Romanos 12.6-8)
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. […] Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.” (1ª Pedro 4.10-11)
Deus nos dá uma tarefa para cumprir, mas não nos abandona nela. Ele está conosco e capacita-nos com dons espirituais para realizar a tarefa. Deus capacita os escolhidos para servirem com excelência. Deus chamou você para servir e o capacitou com dons espirituais para essa tarefa. Há pessoas nesse lugar que dependem do exercício dos seus dons! Quando você começar a exercitá-los eu creio que: pessoas serão curadas pela sua intercessão. Pessoas neste bairro serão libertas pela sua pregação. Pessoas vão querer permanecer nesta igreja porque foram acolhidas por você. Pessoas crescerão neste lugar porque você vai exercer o seu dom de Mestre e Ensino. Pessoas serão encorajadas e animadas pelo exercício da sua fé.
Essa igreja vai crescer porque você vai exercer sua fidelidade e generosidade através dos recursos que o Pai faz chegar a suas mãos. Isso tudo será uma realidade em sua vida e na vida dessa igreja porque vocês foram empoderados e capacitados por Deus para exercer os seus dons!
Viva para servir a Deus…
4. Porque você PRESTARÁ CONTAS a Ele
“Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14.12)
No fim de sua vida aqui na terra você ficará perante Deus, e ele avaliará como você serviu aos outros com sua vida. Pense nas implicações disto! Nesse momento, todas as nossas desculpas para não servir aos outros serão vazias: “Deus eu estava muito ocupado”; “Deus eu tinha meus próprios objetivos”; “Deus eu estava preocupado em trabalhar, me divertir, desfrutar das bênçãos que o Senhor me deu, preparar minha aposentadoria”. A todas as desculpas, Deus responderá: “Sinto muito, resposta errada. Eu o criei, salvei, chamei e ordenei a você para que tivesse uma vida de serviço aos outros”.
Se você não está envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado? Deus quer usá-lo para que você faça a diferença no mundo dele. Ele quer trabalhar por meio de você. O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá, não o quanto você viveu, mas como viveu. Viva de maneira tão intensa o seu chamado, que no dia da prestação de contas, você não tenha que precisar dar desculpas para Deus. Por isso, viva, ame e sirva a Deus servindo as pessoas.
Viva para servir a Deus…
5. Porque você será RECOMPENSADO por Ele.
Jesus, o Senhor, recompensa os seus servos com bênçãos espirituais e materiais. Ele não é injusto para esquecer aquilo que realizamos para Ele. A Bíblia diz:
“E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa.” (Mateus 10.42)
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, […] sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3.23-24)
“Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” (Hebreus 6.10)
Conclusão:

“Quem não vive para servir, não serve para viver!”

Viva para servir a Deus…
1. Porque você tem um EXEMPLO a seguir.
2. Porque você tem uma TAREFA a cumprir.
3. Porque você foi CAPACITADO por Ele.
4. Porque você PRESTARÁ CONTAS a Ele
5. Porque você será RECOMPENSADO por Ele.

 

Rolar para o topo