Como Não Ser Famoso Pelos Seu Fracasso

COMO NÃO SER FAMOSO PELO SEU FRACASSO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então Sansão forçou as duas colunas centrais sobre as quais o templo se firmava. Apoiando-se nelas, tendo a mão direita numa coluna e a esquerda na outra, disse: Que eu morra com os filisteus! Em seguida ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.” (Juízes 16.29-30)
Tenho certeza que você já ouviu falar de Sansão. Ele era Nazireu. Nazireu era aquela pessoa, que na lei de Moisés se obrigava por voto a abster-se de bebida forte e não cortar o cabelo. Era um voto feito pelos pais das crianças a Deus. Esse voto podia durar um período de tempo ou por toda vida.
A história conta que por causa do seu “cabelo” ele tinha uma grande força. Um dia ele contou seu segredo para uma prostituta chamada Dalila, que o traiu cortando seu cabelo e conseguindo tirar sua força. Algumas pessoas chegam a achar que essa é uma história qualquer, um conto, uma fábula, mas não é! Essa é uma história real que está registrada nos capítulos 13 a 16 de Juízes.
Sansão teve muita força e fez grandes coisas, mas na verdade ele ficou muito mais famoso pelo seu grande fracasso, por ter contado o segredo da sua intimidade com Deus e ter perdido sua vida tão promissora de forma tão banal. Ao analisar o contexto dessa história percebemos que algo importante faltou a Sansão – autocontrole.
Na Liga Nacional de Futebol Americano tem uma mensagem para os técnicos que desejam entrar nela:

QUER VENCER? ENTÃO, VOCÊ PRECISA DOMINAR A SI MESMO.

O gerente geral da liga explicou o seguinte: “Como você pode exigir autocontrole dos jogadores se não o tiver?”. No entanto, quando pensamos nessa verdade chegamos a conclusão de que Liga Nacional de Futebol Americano não foi a primeira organização a defender isso. Milhares de anos antes, Deus já ensinava e registrava na Bíblia a NECESSIDADE DE DOMÍNIO PRÓPRIO.
E se há um homem no AT (Antigo Testamento) que mostra que o talento e as promessas não vingam por causa da falta de domínio próprio, esse homem é Sansão. Quero mostrar a você (quatro) áreas na qual Sansão carecia de Autocontrole:

  • DESEJO SEXUAL – Casou com uma filisteia e quando não deu certo procurou uma prostituta, Dalila.
  • GANÂNCIA – Tentou usar uma aposta injusta para forçar os amigos de sua noiva filisteia a enriquecê-lo com roupas caras.
  • IRA – Ficava sempre furioso com as más notícias.
  • VINGANÇA – Sansão viveu e morreu por causa da vingança. “Se me fizerem isso vou fazer aquilo”.

Esses e muitos outros problemas são causados pela falta de domínio próprio. Sem o domínio próprio você não conseguirá viver uma vida de sucesso. Você precisa dele para coisas simples e complexas como: superar um mau hábito, pagar suas contas, abandonar aquele relacionamento que não está dando certo, etc… Grave isso no seu coração:

O SEU MAIOR PROBLEMA NÃO SÃO OS OUTROS! SEU MAIOR PROBLEMA É VOCÊ MESMO!

Por isso, Deus disse em Provérbios: “Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.” (Provérbios 25.28)
O domínio próprio é fator chave para qualquer sucesso! Sem autodisciplina provavelmente você não vai conseguir nada na vida. Sem ESFORÇO, sem VITÓRIA! Antes de lutar contra o mundo e contra Satanás, você precisará vencer sua própria carne, que é maligna por natureza e sempre tende para o erro.
Sansão pode ter sido o homem mais forte do mundo, mas sem domínio próprio foi seduzido por Dalila e suas vontades, e por isso fracassou. Sansão teve força, mas não teve domínio! Ficou famoso por sua falta de controle.
Hoje as pessoas tentam quase tudo para obter autocontrole: remédios, terapias, seminários, cirurgias… e pagam muito por tudo isso! No entanto, quando você se entrega a Deus não precisa de mais nada, porque tudo que precisa passa a habitar dentro de você. O PODER DO ESPÍRITO!
Porém, o que fazer para não cometer os mesmos erros que Sansão cometeu? O que fazer para não ser famoso pelos meus fracassos?
Para não ser famoso pelo seu fracasso…
1. ADMITA o seu PROBLEMA
“Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu. Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: Vi uma mulher filistéia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa. Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa? Sansão, porém, disse ao pai: Consiga-a para mim. É ela que me agrada.” (Juízes 14.1-3)
Sansão queria fazer algo que não agradava a Deus. Era contra a Lei de Deus naquele tempo casar-se com uma mulher de outra nacionalidade. Os filisteus eram os maiores inimigos de Israel. Sansão deveria ter admitido seu problema de falta de domínio próprio, mas preferiu resolver da sua forma. Sansão poderia ter ouvido seus pais e avaliado a situação se possuísse esse autocontrole. Porém, por não possuir esse domínio, ele tomou uma decisão baseado em seu impulso carnal. Veja o que diz Tiago:
“Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.” (Tiago 1.14)
Esse é o primeiro passo para não fracassar. Você consegue entender o que Tiago diz? Somos responsáveis por nosso comportamento. Com frequência tentamos ignorar nossos problemas, dizendo: “Eu não tenho problema”. E também ignoramos esse problema que temos procrastinando, terceirizando e fugindo.
Não queremos admitir que temos um problema que está nos fazendo ser um fracasso. Porém, o primeiro passo para não fracassar é admitir que nós temos o problema da falta de controle. Pode ser que, assim como as notícias de jornais, você não admite os problemas por conta de colocar outro assunto trivial na frente ao invés de dar destaque para o que realmente é importante.
Por isso, se você tem um problema a resolver com comida, bebida, palavras, temperamento, dinheiro, roupas, compulsão, tempo ou sexo, precisa de domínio próprio! Se Sansão tivesse assumido seu problema, ele não teria fracassado!
Para não ser famoso pelo seu fracasso…
2. LIDERE os seus SENTIMENTOS
“Sansão lhes disse: Já que fizeram isso, não sossegarei enquanto não me vingar de vocês. Ele os atacou sem dó nem piedade e fez terrível matança.” (Juízes 15.7, 8)
Num momento de impulso desenfreado, Sansão atacou e matou muita gente. Esse episódio nos ensina que precisamos ter Autocontrole sobre nossos desejos e sentimentos.
Entenda uma coisa – você não pode simplesmente fazer determinada coisa só porque deu vontade, ou porque veio um impulso. Antes de fazer, você precisa questionar, lutar, avaliar. Não permita ser governado por suas emoções. Nem tudo que me dá vontade de fazer é correto.
“Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.” (1ª Coríntios 10.23)
Fazer sexo fora do casamento ou se relacionar com uma pessoa que já é casada não é ilegal para uma sociedade sem valor e em estado de decomposição. Mas Deus diz que isso é pecado, é errado, e tem consequências terríveis para sua vida. E aí, só porque não é mau visto pela sociedade você vai fazer? Se você fizer vai sofrer consequências! Nunca esqueça que Deus respeita nossas escolhas e decisões.
Atualmente damos muita importância aos sentimentos, achando que tudo precisa nos proporcionar bons sentimentos, senão não compensa. Essa é uma característica de uma sociedade hedonista. O hedonismo é uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida. Na cultura hedonista tudo gira em torno do prazer, do sentir.
Por causa disso, não dê tanta autoridade aos sentimentos, eles não são dignos de confiança. Deus já nos lembrou que duvidoso e enganoso é nosso coração!
“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.” (Jeremias 17.9-10)

DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ SEJA CONTROLADO PELOS SENTIMENTOS!

Portanto aprenda a desafiar suas emoções. Lidere-as ao invés de ser liderado por elas.
Para não ser famoso pelo seu fracasso…
3. EVITE as áreas de RISCO
“Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta.” (Juízes 16.1a)
Simplesmente Sansão se expôs. Foi atrás do problema. Um homem sem domínio próprio foi se expor a tentação. Da mesma maneira que a Defesa Civil alerta a população sobre as áreas de risco na cidade, você tem o Espírito Santo e o bom senso, que lhe avisam das áreas em tua vida que você precisa ter cuidado e atenção.
Você sabe onde pode cair! Fuja das coisas que o tentam – fuja das situações que enfraquecem o seu domínio próprio. Você pode planejar com antecedência e evitar situações que vão provocar tentações na vida. Por exemplo:
Não guarde doces no armário se está fazendo um regime. Não passe madrugadas enfrente a um computador se você tem problema com pornografia. Em Efésios lemos:
“… e não deem lugar ao Diabo”. (Efésios 4.27)
O que você precisa evitar em sua vida? De que precisa se livrar? Cuidado com quem você está andando e conversando. A Bíblia diz:
“As más companhias estragam os bons costumes.” (1ª Coríntios 15.33)
Talvez você precise se manter afastado de algumas pessoas. Olhe para Deus, acredite que você pode mudar. Não acredite no dito popular “uma vez fracassado, sempre fracassado”.
Isso não é verdade! Talvez você diga: Já tentei quinze vezes. Ou pense que nunca será capaz de se controlar. Isto é um conceito errado. O fracasso no passado não significa que nunca será capaz de mudar. Como disse o pastor Rick Warren:

Você nunca será um fracasso até que você desista! (Rick Warren)

Para não ser famoso pelo seu fracasso…
4. DEIXE o Espírito Santo DIRIGIR sua vida.
“A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou, e o Espírito do Senhor começou a agir nele…” (Juízes 13.24-25)
Sansão, assim como você, foi escolhido por Deus. Você foi criado para algo muito bom! Sansão tinha tudo para dar certo, mas não deixou ser dirigido pelo Espírito, não teve domínio próprio. A linha mais triste de toda a história de Sansão é essa:
“Mas [Sansão] não sabia que o Senhor o tinha deixado.” (Juízes 16. 20b)
É triste! Vemos isso muitas vezes em nossos dias, ou seja, várias pessoas que podem ser promissoras trocam a presença de Deus por qualquer coisa. Além disso, quando trocamos a presença Dele por outra coisa, perdemos a sensibilidade de perceber que já não estamos mais debaixo da proteção de Deus. Veja o texto de Gálatas:
“Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Gálatas 5.16)
Observe a sequência nesse verso, ela é muito importante:
“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam”. (Efésios 5.17)
Temos uma promessa aqui: você NÃO SATISFARÁ os desejos da natureza humana. Observe que não diz que você não terá esses desejos (pessoas cheias do Espírito de Deus ainda vão ter os desejos da carne), mas não os satisfarão mais. Essa questão de sequência das coisas é muito importante.
Geralmente falamos: “Minha vida é uma bagunça. Quando me acertar, quando me endireitar, então vou para igreja, vou viver a lei de Deus… aí vou deixar o Espírito Santo dirigir minha vida… mas depois de resolver tudo”.
Deus diz: Não é essa a sequência correta das coisas. Ele não diz “primeiro resolva tudo e então ajudarei você”. Não! O que Deus diz é: “Deixe-me entrar em sua vida”. “Deixa-me guiar você.” “Deixe o meu Espírito Santo controlar você ENQUANTO você luta com seus problemas – vou ajudá-Lo a mudar”. A sequência faz uma incrível diferença! Na verdade TODA diferença!
O que você pensaria se eu dissesse: “Primeiro vou sarar e depois vou consultar o médico?”. Você diria que fiquei louco. Não é correto pensar: “Estou me sentindo melhor, por isso vou tomar o remédio”. O momento do remédio é agora. O momento de se apresentar ao médico é agora.
Conclusão:
Não seja famoso pelo seu fracasso! Você pode ser famoso pela sua vida de vitória quando receber o domínio próprio que vem da parte do Espírito, mas você precisa escolher isso. Você precisa decidir agora quem vai dirigir sua vida.

DEUS TEM O PODER DE MUDAR SUA VIDA HOJE! CREIA!

Rolar para o topo