Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Como Ouvir a Voz de Deus

SÉRIE DE MENSAGENS | “APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS” | 01/04
COMO OUVIR A VOZ DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola: Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: Quem quiser ouvir, que ouça! Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu: A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam. O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso creem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8.4-15 NTLH)
Hoje estamos iniciando uma nova série de mensagens com o título “Aprendendo a Ouvir a Voz de Deus”. Nada é mais importante do que você entender que Deus deseja falar com você e que realmente você pode ouvi-lo, se você sintonizá-lo. No verso 8 do texto acima, Jesus disse: “quem quiser ouvir, que ouça!”. Então, prepare o seu ouvido! Você tem que estar sintonizado a fim de ouvir Deus falar. Muitas vezes, Deus tem falado com você, mas o que Deus fala não está chegando claro como um cristal porque você não está sintonizado no canal certo!
No texto que lemos, Jesus está contando uma parábola e ensinando que há quatro tipos de atitudes das quais dependerão o fato se você receberá claramente a mensagem de Deus ou não. Obviamente, se você pode sintonizar diretamente com Deus, Ele pode direcioná-lo, Ele pode ajudá-lo a economizar o tempo que seria gasto cometendo erros. Ele pode confortá-lo quando você precisa de conforto. Ele pode guiá-lo e assim por diante.
Então, de acordo com o texto, como é possível ouvir a voz de Deus? O que preciso fazer para ouvir a voz de Deus? Quais são as atitudes que me ajudarão a ouvir claramente a voz de Deus?
Para ouvir a voz de Deus…
1. Cultive uma MENTE ABERTA
Você já ouviu alguma vez a voz de Deus? Talvez a sua resposta seja negativa. Uma das razões possíveis é que você nunca tem estado aberto a esta possibilidade. Talvez você não soubesse que era possível que Deus quisesse falar com você diariamente. Os versos 5 e 12 do texto que lemos, dizem o seguinte:
“Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. […] As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas.” (Lucas 8.5,12 NTLH)
Deus quer falar conosco, mas ele não tem uma chance porque nossas mentes estão fechadas, nossos corações estão endurecidos, não estamos desejosos de ouvir a sua voz, já decidimos o que vamos fazer e pronto. O que pode nos causar uma mente fechada?

  • ORGULHO. O orgulho nos leva a ter uma mente fechada. O orgulhoso diz: “eu não preciso de Deus, eu não quero ouvir a Deus, eu posso tomar esta decisão por mim mesmo, eu não preciso de Deus nisso, eu posso corrigir esse erro, eu posso resolver esse problema, eu não preciso de Deus”. Quando você está cheio de orgulho, você fecha a sua mente para Deus!
  • MEDO. Algumas vezes nós estamos com medo do que Deus vai nos dizer: “e se Ele disser alguma coisa que eu não queira fazer? Ele pode me dizer algo duro e difícil, Ele pode me pedir para fazer algo que eu não queira fazer, tenho medo de perder a minha liberdade, a minha diversão, a minha realização na vida”. Infelizmente, algumas pessoas fecham as suas mentes para Deus simplesmente por causa do medo.
  • RESSENTIMENTO. Todas as vezes que somos feridos e mantemos as lembranças dolorosas, isto faz com que fechemos nossas mentes para Deus. “Deus por que o Senhor permitiu que isso acontecesse? Por que isto está acontecendo comigo?”. Quando você começa a culpar Deus pelas coisas que as pessoas lhe fizeram, você fecha a sua mente e o seu coração para Ele. Não fuja de Deus por causa da sua dor, aproxime-se dele! Entregue sua ferida para Deus, não feche a sua mente e o seu coração para Ele.

A tragédia do caminho batido e endurecido é que ele é estéril. Nada pode crescer lá. É infrutífero. Uma vida amarga é uma vida desperdiçada. Ela apenas prolonga a dor. Jesus diz que as aves vêm e comem a semente. Este tipo de vida é para os passarinhos! Ao invés disso, faça o que Tiago recomenda:
“Portanto, deixem todo costume imoral e má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta nos seus corações e que pode salvá-los.” (Tiago 1.21 NTLH)

“Deixe Deus amar você! Deixe Deus falar com você! Abaixe suas armas de defesa e cultive uma mente aberta!”

Para ouvir a voz de Deus…
2. Encontre TEMPO para ouvi-lo
A segunda razão porque as pessoas nunca ouvem a voz de Deus é porque estão sempre com pressa. Quando vivemos um estilo de vida apressado, o tempo com Deus é prejudicado, ficando sempre em segundo plano. Ele acaba pegando, quando pega, a sobra do nosso tempo. Os versos 6 e 13 dizem assim:
“Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. […] As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso creem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo.” (Lucas 8.6,13 NTLH)
Da mesma maneira que o solo endurecido representa a mente fechada, o solo raso representa a mente superficial. As plantas, nesta parábola, não crescem porque não têm raízes. Elas não têm raízes porque há uma rocha por baixo da superfície que não as permite desenvolver raízes profundas. Isto representa o tipo superficial de ouvinte que ouve a Palavra de Deus. Eles brotam e ficam entusiasmados, mas o entusiasmo não dura muito tempo. Quando o calor vem e quando os problemas aparecem, eles murcham e secam. Não criaram raízes profundas no seu diálogo com Deus! Algumas vezes nós ouvimos a voz de Deus e ficamos entusiasmados e superficialmente nos movemos e reagimos emocionalmente e impulsivamente. Mas nunca damos a ele o tempo para aprofundar em nossos corpos, para penetrar em nossa mente.
Eu fico pensando: como é que uma pessoa pode vir à igreja ano após ano e nunca ser realmente transformada? A menos que ela esteja retendo e revendo o que Deus lhe fala, ela estará apenas iludindo a si própria. É preciso encontrar tempo para deixar que a verdade de Deus penetre em sua mente e sua vida seja transformada! Jesus encontrava tempo para ouvir Deus:
“… Assim que pôde, Jesus se retirou para um lugar isolado a fim de orar.” (Lucas 5.16 AM)
“… Ele foi orar na montanha. Ali ficou a noite inteira em oração, na presença de Deus.” (Lucas 6.12 AM)
“Ainda não havia amanhecido, quando ele se levantou e retirou-se para irar num lugar isolado.” (Marcos 1.35 AM)

“Se você quer ouvir a voz de Deus, dê o tempo necessário a Ele!”

Para ouvir a voz de Deus…
3. Elimine todas as DISTRAÇÕES
Muitas vezes perdemos a oportunidade de ouvir a voz de Deus porque nossas mentes estão inundadas de outros pensamentos e preocupações da vida. Quando nossa mente está cheia e sempre pensando e nunca dando a Deus uma chance em silêncio para falar conosco, Ele não pode se comunicar. Muitas vezes Deus tem tentado falar com você e o que Ele recebe é um sinal de ocupado. Às vezes Ele que falar com você, mas é como se o telefone estivesse fora do gancho. Quando você está muito ocupado com outras coisas, as distrações não o permitem ouvir a voz de Deus. Preste atenção no que dizem os versos 7 e 14:
“Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. […] As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem.” (Lucas 8.7,14 NTLH)
O solo com espinhos no qual o fazendeiro está lançando a semente representa uma mente preocupada. A semente brota e cresce, mas é sufocada pelos espinhos antes que possa produzir fruto. Nós estamos distraídos demais! Jesus diz que as distrações são como um espinho.
As preocupações podem distraí-lo a ponto de você não ouvir a voz de Deus. Preocupações são os problemas e as pressões da vida diária. Quando você está ansioso e preocupado você não pode ouvir o que Deus quer dizer a você. As riquezas podem ser espinhos em sua vida. Você pode estar tão ocupado ganhando dinheiro que você não tem tempo para Deus. Deus acaba ficando do lado de fora, pois, no desejo de ganhar mais dinheiro, você acaba esquecendo-se de dele. Os prazeres também podem ser espinhos em sua vida. Não há nada de errado com os prazeres. Foi Deus quem planejou as coisas boas do mundo. Deus quer que você se alegre com os prazeres. Mas Ele está dizendo que você pode estar tão ocupado se divertindo que você se esquece dele.
Há muitos tipos de espinhos diferentes. Você pode fazer a sua própria lista de coisas que tendem a deixar Deus de fora de sua vida. Um espinho é qualquer coisa que me distrai evitando que eu invista tempo com Deus. Quando eu começo a negligenciar meu tempo a sós com Deus diariamente, quando eu começo a negligenciar minha participação nos ministérios da igreja, quando eu começo a negligenciar os estudos bíblicos, quando eu começo a negligenciar a minha comunhão com outros irmãos, os espinheiros vão crescer em minha vida e a Bíblia diz que eles vão sufocar a minha vida espiritual! Jesus disse:
“Se me rejeitarem por preferirem o pai ou a mãe, vocês não me merecem. Se forem mais dedicados ao filho ou à filha que a mim, vocês não me merecem. Se não forem até o fim comigo, ainda que o caminho seja acidentado, vocês não me merecem. Se a prioridade de vocês é cuidar de vocês mesmos, jamais irão se encontrar. Mas, se vocês se esquecerem de vocês mesmos e me buscarem, irão encontrar-se e a mim também.” (Mateus 10.37-39 AM)
Para ouvir a voz de Deus…
4. COOPERE com o que Ele diz
Deus quer falar com pessoas que decidem antecipadamente que vão fazer o que quer que seja que Ele lhes diga para fazer quando Ele lhes falar. Se você quer que Deus fale com você, então, coopere com tudo aquilo que Ele lhe disser. O verso 15 diz assim:
“E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.” (Lucas 8.15 NTLH)
O quarto solo representa o coração desejoso de fazer o que quer que seja que Deus diz para fazer, antes mesmo que Ele diga. Essa pessoa não apenas ouve a voz de Deus, mas a guarda, a retém. O resultado é uma vida produtiva! Você gostaria de ter uma vida produtiva, realizada, satisfatória? Você se engana a si mesmo se pensa que está crescendo apenas vindo à igreja. Pratique o que a Palavra de Deus manda. A Bíblia diz:
“Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática o que ela manda.” (Tiago 1.22 BLH)
“Não se enganem, fingindo-se de ouvintes, quando na verdade, deixam a Palavra entrar por um ouvido e sair pelo outro.” (Tiago 1.22 AM)
Cooperar com aquilo que Deus diz o capacitará a ouvi-lo diariamente. Esteja sempre pronto para fazer tudo o que Deus mandar. Guarde suas Palavras no coração, obedeça aos seus mandamentos, seja fiel em tudo e você produzirá muitos frutos!
Conclusão:
Para ouvir a voz de Deus…
1. Cultive uma MENTE ABERTA
2. Encontre TEMPO para ouvi-lo
3. Elimine todas as DISTRAÇÕES
4. COOPERE com o que Ele diz
O que você vai fazer com tudo o que aprendeu aqui nesta noite? Cuidado, pois, no momento em que você sair por aquela porta, o diabo tentará roubar a semente de tudo o que foi falado aqui. Não permita que ele roube de você a preciosidade do que Deus ministrou ao seu coração. Deus quer falar com você, muito mais do que você quer ouvi-lo. As atitudes corretas permitem uma sintonia sem ruídos, chiados e distrações. Permita que haja um canal limpo e aberto para que você seja capaz de ouvir a voz de Deus em todo o tempo!

 

Rolar para o topo