Como Reconstruir a Vida?

COMO RECONSTRUIR A VIDA?
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Então [disse Neemias], apresentei a eles um relatório: vamos ser francos! A situação está muito ruim. Jerusalém está em ruínas, os portões estão todos queimados. Venham comigo! Vamos reconstruir os muros de Jerusalém, para que essa situação lamentável tenha um fim. Também contei a eles que Deus estava comigo e que o rei estava me apoiando. Eles responderam: estamos com você. Vamos começar. Logo estavam prontos para começar a obra.” (Neemias 2.17-18)
Eu pergunto a você: o que está em ruínas em sua vida e que precisa urgentemente de restauração? Quais são os escombros e as cinzas da sua vida que precisam dar lugar a uma vida totalmente reconstruída? A partir da experiência de Neemias aprendemos o caminho para reconstruir a vida!
Para reconstruir a vida…
1. Identifique todas as suas ÁREAS QUEBRADAS
“As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo.” (Neemias 1.1-3)

“Não deixe que verdades ocultas sobre suas ruínas impeçam a reconstrução da sua vida”

Para reconstruir a vida…
2. Compartilhe TUDO com Deus
“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. […] Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem.” (Neemias 1.4,11)

“Se reconstruir é preciso, orar é imprescindível!”

Para reconstruir a vida…
3. Assuma a sua PARCELA de CULPA
“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.” (Neemias 1.5-7)
Para reconstruir a vida…
4. NÃO DESISTA mesmo diante de forte OPOSIÇÃO
“Sambalate, o horonita, e Tobias, o oficial amonita, ficaram muito irritados quando que alguém estava interessado no bem dos israelitas. […] Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou os judeus e, na presença de seus compatriotas e dos poderosos de Samaria, disse: O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas? Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: Pois que construam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!” (Neemias 2.10,4.1-3)

“Todo processo de restauração nos põe em um campo de batalha!”

Para reconstruir a vida…
5. Conte com o MAIOR dos ALIADOS
“Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei? Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!” (Neemias 2.19,20)
Para reconstruir a vida…
6. Confie e descanse na SOBERANIA de Deus
“O muro ficou pronto no dia vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias.” (Neemias 6.15)
Não sabemos quanto tempo vai durar cada processo; temos de nos conformar em saber que não sabemos de nada. Deus é o Senhor soberano do tempo, e, em sua soberania, ele estabeleceu que há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. Reconstruir pelo poder da fé é possível àqueles que confiam e descansam na soberania de Deus. Sobre isso, o apóstolo Paulo fez a seguinte declaração:
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)

“Você não precisa temer, pois o Soberano nunca perde o controle!”

Conclusão:
Se você precisa reconstruir a vida, hoje é o dia de começar a obra!

 

Rolar para o topo