Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Como Resolver Meus Problemas?

SÉRIE “RESPOSTAS PARA OS GRANDES PROBLEMAS DA VIDA” | 01/06
COMO RESOLVER MEUS PROBLEMAS?
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando começaram a cantar e a entoar louvores, o Senhor preparou emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e dos montes de Seir que estavam invadindo Judá, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os dos montes de Seir para destruí-los e aniquilá-los. Depois de massacrarem os homens de Seir, destruiram-se uns aos outros. Quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto e olharam para o imenso exército, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado.” (2º Crônicas 20.22-24)
Deus colocou a história de Josafá na Bíblia para ilustrar certos princípios espirituais vitais para podermos vencer os problemas que nos cercam. Sendo assim, quais são os princípios aplicados por Josafá para resolver os seus problemas que o ajudarão, também, a resolver os problemas da sua vida?
Para resolver seus problemas…
1. Busque AJUDA em Deus
“Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor…” (2º Crônicas 20.3)
O rei Davi, quando cercado pelos seus inimigos, buscou pela ajuda de Deus:
“No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que Ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, Ele escutou o meu grito de socorro.” (Salmo 18.6)
Para resolver seus problemas…
2. REÚNA outras pessoas para ORAREM com você
“… e proclamou um jejum em todo o reino de Judá… Reuniu-se, pois, o povo, vindo de todas as cidades de Judá para buscar a ajuda do Senhor.” (2º Crônicas 20.3,4)
Nossos problemas são vencidos quando buscamos a ajuda de Deus e quando reunimos outras pessoas para orarem conosco. Quanto mais pessoas estiverem orando pelo problema, mais fácil será derrotá-lo.
Para resolver seus problemas…
3. Admita a sua INCAPACIDADE
“… Não temos força para enfrentar esse exército imenso que está nos atacando. Não sabemos o que fazer…” (2º Crônicas 20.12)
Josafá fez duas declarações importantes: ele admitiu não ter forças para enfrentar seus inimigos, ele admitiu que não sabia o que fazer. O rei Josafá foi capaz de admitir a sua total incapacidade para resolver o problema e a sua completa dependência de Deus.
Jesus, certa vez, disse ao seus discípulos:
“… Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5)
Para resolver seus problemas…
4. Mantenha seus OLHOS em Deus
“… Mas os nossos olhos se voltam para ti.” (2º Crônicas 20.12)
Josafá não tinha forças para enfrentar o exército e nem sabia o que fazer, mas os seus olhos estavam postos no Senhor.
Para Josafá, não havia circunstância adversa que pudesse fazê-lo tirar os olhos do Deus Onipotente.
Para resolver seus problemas…
5. Espere pelas RESPOSTAS de Deus
“Então o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita e descendente de Asafe, no meio da assembleia. Ele disse: Escutem, todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o Senhor: Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus.” (2º Crônicas 20.14,15)
Quando toda Judá estava reunido diante do Senhor, um deles começou a profetizar. O Espírito de Deus veio sobre ele, pois todos estavam esperando em Deus. O povo estava aguardando pelas respostas de Deus!

“Quando aprendemos a buscar a Deus e esperar nele, Ele sempre nos dará uma resposta.”

O profeta Isaías encorajou o povo de Israel que reclamava da sua situação de calamidade a esperar pelo Senhor. Ele disse:
“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.28-31)
Para resolver seus problemas…
6. CONFIE totalmente na PALAVRA de Deus
“De madrugada partiram para o deserto de Tecoa. Quando estavam saindo, Josafá lhes disse: Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória.” (2º Crônicas 20.20)
Depois de adorar e louvar ao Senhor, o povo saiu para encontrar o inimigo. Enquanto isso, Josafá recordou-lhes que eles precisavam se lembrar da Palavra do senhor que havia sido proclamada no dia anterior e não deviam começar a duvidar dela. O povo precisar confiar totalmente na Palavra de Deus.
Deus disse ao seu povo através de Isaías:
“Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador.” (Isaías 43.1-3)
Conclusão:
Não saia daqui sem dar uma oportunidade de entregar a sua batalha para Deus.
Para resolver seus problemas…
1. Busque AJUDA em Deus
2. REÚNA outras pessoas para ORAREM com você
3. Admita a sua INCAPACIDADE
4. Mantenha seus OLHOS em Deus
5. Espere pelas RESPOSTAS de Deus
6. CONFIE totalmente na PALAVRA de Deus

Rolar para o topo