Como Vencer em Dias de Sofrimento?

COMO VENCER EM DIAS DE SOFRIMENTO?

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Ai de mim! porque estou feito como as colheitas de frutas do verão, como os rabiscos da vindima; não há cacho de uvas para comer, nem figos temporãos que a minha alma deseja. Já pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos; veio o dia dos teus vigias, veio o dia da tua punição; agora será a sua confusão. Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio, guarda as portas da tua boca. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Miqueias 7.1-7)

Miqueias olhou para a terra, para o seu povo em sofrimento e para o seu coração e cobriu-se de desespero. Porém, ele olhou para o céu e sua alma encheu-se de esperança. Mesmo diante de todo um cenário de pavor e medo, Miqueias apresenta ao povo o segredo para vencer em dias de sofrimento.

Para vencer em dias de sofrimento…

1. OLHE para DEUS e NÃO para as CIRCUNSTÂNCIAS.

“Eu, porém, olharei para o Senhor…” (v.7a)

Em dias de sofrimento, o profeta olhou para Deus e encontrou um porto seguro para sua alma. Ele sabia que se olhasse para as circunstâncias ao seu redor, sua alma se encheria de medo e pavor. Em dias de sofrimento, olhar para Deus, e não para as circunstâncias é confiar que Ele é o nosso protetor, libertador e salvador. Ele é aquele que, no vale da sombra da morte, nos guarda, nos dirige e nos livra de todo o medo. A Bíblia diz:

“Aqueles que confiam em Deus, o Senhor, são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme.” (Salmo 125.1)

Para vencer em dias de sofrimento…

2. ESPERE em DEUS e NÃO em SOLUÇÕES HUMANAS.

“… Esperarei no Deus da minha salvação…” (v.7b)

Miqueias, diante da completa desolação que sua nação enfrentava, sabia perfeitamente que a solução não vinha dos homens do seu tempo. Ele não tinha condições de esperar nada das pessoas de sua sociedade. Mas sua fé o levou a esperar em Deus. Ele sabia que do alto viria a solução. Em dias de sofrimento, não espere por soluções humanas, ainda que haja boa vontade. Espere em Deus. Dele vem a solução, Dele vem a restauração, Dele vem a transformação, Dele vem a reconstrução, Dele vem a salvação para sua vida! O salmista afirmou o seguinte:

“Deus é a minha única esperança; nele eu confio e fico tranquilo, porque dele vem a minha salvação. […] Descanso somente em Deus, confio nele, e minha alma fica tranquila. Ele é a fonte da minha esperança!” (Salmo 62.1,5)

O profeta Isaías apresenta as vantagens de se esperar em Deus em dias de sofrimento: “Mas os que esperam no Eterno renovam as suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias, correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.” (Isaías 40.31).

Para vencer em dias de sofrimento…

3. CREIA que DEUS o OUVIRÁ e AGIRÁ em seu favor.

“… O meu Deus me ouvirá.” (v.7c)

No meio de toda depravação moral e espiritual do povo de Judá, uma nação completamente enferma e corrupta, o profeta Miqueias guarda uma certeza em seu coração: “o meu Deus me ouvirá”. Essa certeza o fazia triunfar nos dias de sofrimento pelos quais ele e o povo de Judá estavam passando.

Os versos seguintes mostram essa realidade: “Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz. Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira, até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça. […] O dia da reconstrução dos seus muros chegará, o dia em que se ampliarão as suas fronteiras virá.” (Miqueias 7.8-9,11).

A Bíblia está repleta de textos que comprovam que Deus está pronto para ouvir o clamor dos seus filhos e agir em seu favor em dias de sofrimento:

“No meio da minha aflição clamei pela ajuda do Senhor. Gritando, pedi socorro ao meu Deus. Lá do seu templo ele ouviu a minha voz; ele escutou meu pedido de socorro.” (Salmo 18.6)

“Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem.” (Salmo 138.3)

Conclusão:

Para vencer em dias de sofrimento…
1. OLHE para DEUS e NÃO para as CIRCUNSTÂNCIAS.
2. ESPERE em DEUS e NÃO em SOLUÇÕES HUMANAS.
3. CREIA que DEUS o OUVIRÁ e AGIRÁ em seu favor.

Rolar para o topo