Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Uma Igreja Ativada pelo Espírito Santo

UMA IGREJA ATIVADA PELO ESPÍRITO SANTO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus companheiros e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: ó Soberano, tu fizeste os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: por que se enfureceram as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes e reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido. De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com o povo de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse. Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.” (Atos 4.23-31)

A igreja de Cristo precisa ser ativada pelo Espírito Santo nesses dias. Não é sobre dons e talentos, não é sobre reconhecimento, não é sobre elogios. Não é sobre uma celebração bonita, uma música bem cantada, um ambiente bem iluminado e organizado, mas é sobre uma igreja ser cheia do poder do Espírito Santo. De acordo com a experiência de Pedro e João, quais são as características de uma igreja ativada pelo Espírito Santo?

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo…

1. É UNIDA em tempos de tribulação.

“Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.” (Atos 4.23)

A igreja ativada pelo Espírito Santo é o recurso que Deus providenciou para nos encorajar. Um ambiente ativado pelo Espírito Santo é um ambiente em que encontramos incentivo, apoio, abraço e consolo para dias de tribulação.

“Gente precisa de Deus, mas gente precisa de gente.”

“Em uma igreja ativada pelo Espírito Santo, os céus estão abertos.”

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo…

2. ACIONA o céu em oração.

“Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão? Os reis da terra se levantam, e os governantes se reúnem contra o Senhor e contra o seu Ungido’.” (Atos 4.24-26)

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo é o povo que sempre busca a Deus em oração em quaisquer circunstâncias. Ela sabe que quando se curva diante de Deus, o próprio Deus a levanta diante dos homens.

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo…

3. É CAPACITADA para testemunhar.

“Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.” (Atos 4.29)

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo de Deus não pede a cessação dos problemas, mas ousadia, intrepidez e coragem para testemunhar apesar das circunstâncias. A verdadeira oração não consiste em dizer a Deus o que fazer, mas em pedir que Deus faça a sua vontade em nós e por meio de nós.

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo…

4. Tem EXPECTATIVA nos milagres de Deus.

“Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus.” (Atos 4.30)

A igreja não pedia milagres de vingança ou destruição, como fogo dos céus, mas, sim, milagres de misericórdia. A igreja tinha a agenda aberta para as intervenções sobrenaturais de Deus. Ela tinha expectativas dos milagres que Deus iria fazer. Uma igreja ativada pelo poder do alto está aberta para ver os prodígios realizados por Jesus. Ele aguarda com grande expectação pelos feitos extraordinários de Deus.

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo…

5. É REVESTIDA do poder para pregar a Palavra com AUTORIDADE.

“Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.” (Atos 4.31)

Em resposta a essa oração sincera e unânime, a casa onde estavam reunidos tremeu e os discípulos tornaram-se mais inabaláveis, pois ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus.

“Não há evangelização eficaz sem a ativação do Espírito Santo.”

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo precisa ser continuamente cheia dEle, porque, só assim, ela é revestida do poder para pregar a Palavra de Deus com autoridade.

Conclusão:

Uma igreja ativada pelo Espírito Santo é formada de crentes ativados pelo Espírito Santo. Crentes que têm prazer na comunhão, que sempre buscam a Deus em oração, que são capacitados para testemunhar, que tem expectativas dos milagres de Deus e que são revestidos do poder para pregar a Palavra com autoridade.

“Quando gravetos secos pegam fogo, até lenha verde começa a queimar.”

Então, deixe o Espírito Santo incendiar a sua vida hoje!

Rolar para o topo