Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Como Vencer o Dilema Financeiro? (13/07/2014 – manhã)

CAMINHOS PARA A LIBERDADE FINANCEIRA – 1/3
COMO VENCER O DILEMA FINANCEIRO?
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.” (1ª Timóteo 6:10)
Como encontrar liberdade financeira? Antes de qualquer coisa, gostaria de fazer algumas perguntas muito importantes:

  • Qual é o seu maior alvo na vida?
  • Você já parou para pensar nisso?
  • O que você espera ouvir quando está diante de um tema sobre liberdade financeira?
  • Quais seriam os seus maiores desafios na área financeira após o encerramento desta série de mensagens?

O dinheiro atrai, faz brilhar os olhos e é uma busca de toda pessoa de forma consciente ou inconsciente. Se você considera esse assunto como importante para você, queremos tratar dele como tratamos da oração, do amor, da fé, da santificação. Para surpresa de muitos, a Bíblia fala mais vezes sobre dar, doar, repartir, do que sobre amor, fé e oração.
Se temas como sexualidade, adoração, edificação do caráter, relacionamentos, preparação para a vida e para a morte são importantes, o tema sobre como lidar com as finanças também é muito importante. Se Deus deu importância a esse assunto na Bíblia, é porque nos afeta muito e é muito importante para o nosso bem estar e felicidade pessoal e familiar.
Quando tratamos de questões financeiras, nós podemos estar em 4 tipos de categoria:

  • Honrando a Deus
  • Equilibrado
  • À beira de um desastre financeiro
  • Em crise

Eu quero lhe dizer duas coisas: A primeira é que não importa onde você esteja financeiramente, sua vida pode honrar a Deus ainda mais através de suas finanças. Deus não colocou dinheiro na sua mão para você simplesmente gastá-lo. Isso tem um propósito. A segunda coisa é que eu quero falar é que há esperança para você que está enfrentando uma derrota financeira! Em questões financeiras, Deus lhe diz nesta manhã: Você pode vencer!
Suas finanças também são um reflexo de sua espiritualidade e se você está enfrentando uma crise financeira, isso tem correspondentes em sua vida espiritual também.
Antes de aprendermos como podemos vencer o dilema financeiro, gostaria de apresentar alguns mitos que normalmente vejo nas pessoas quando o assunto é finanças:
1° Mito – Deus não está INTERESSADO em finanças
Não se iluda com o pensamento de que Deus não se importa com a área financeira. Deus é o maior interessado em sua vida financeira. Deus está interessado em nossas finanças porque precisamos do dinheiro e, também, porque o dinheiro concorre com o senhorio de Jesus em nossa vida. Cuidado meu irmão! Não se deixe enganar! Deus espera gerenciar sua vida financeira também da mesma forma como espera direcionar toda a sua vida.
2º Mito – Eu não preciso me ACONSELHAR sobre finanças
Quando você age assim está sendo orgulhoso. Ser um bom administrador não significa apenas não ter dívidas. Você pode não ter nenhuma dívida e ainda assim ser um mal administrador dos recursos que Deus te dá. Se você pensa que ninguém pode ajudá-lo a administrar seu dinheiro melhor, você está agindo orgulhosamente e não existe um pecado que Deus julgue mais rápido que o orgulho.
3º Mito – É impossível ter as finanças EQUILIBRADAS nos dias atuais
Isso é mentira! Não é o propósito de Deus para sua vida que você esteja atolado em dívidas, que você deva o cartão de crédito, que entre no seu cheque especial. O que você precisa saber sobre dívidas é que você é servo das dívidas que tem, você se amarra a elas, está preso, compromete seu orçamento e sua vida com elas. Elas determinam seu estilo de vida, o quanto fará isso ou aquilo, seus planos futuros e até o quanto investirá no Reino de Deus. A Bíblia diz que você foi chamado para ser livre e não escravo, inclusive das dívidas.
4º Mito – Sou um bom administrador se está SOBRANDO DINHEIRO no final do mês
Cuidado! Este mito pode ser uma armadilha para você! Se você está nesta categoria, talvez esteja precisando ser desafiado a investir seus recursos para poder usar todo o potencial financeiro que Deus tem dado a você. Na parábola dos talentos, o bom administrador foi aquele que conseguiu multiplicar os recursos que seu patrão havia deixado para ele cuidar. A Bíblia não só diz que devemos estar equilibrados financeiramente, ela diz que podemos maximizar o poder de nosso dinheiro, podemos torná-lo incrivelmente poderoso e influente para o bem.
5º Mito – Finanças é coisa para os MAIS VELHOS se preocuparem
Isso é um erro. A forma como você administrará seu dinheiro futuramente será um reflexo da forma como você o administra hoje. Deus quer que você administre seus recursos com sabedoria desde agora. Precisamos ensinar os valores financeiros até para os nossos filhos. Pode parecer que não, mas até as crianças precisam tomar decisões financeiras. Você, adolescente ou jovem, perde muito por achar que sua jornada financeira só começará quando se formar ou quando se casar ou quando conseguir seu primeiro emprego.
6º Mito – A má administração de meu dinheiro não me trará PROBLEMAS
Isso é uma mentira! A má administração do seu dinheiro pode levar você até a morte. Não se iluda! Entenda que a má administração dos seus recursos financeiros lhe trará problemas grandes demais! Veja o que a Bíblia diz:
“Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão.” (Eclesiastes 5:10)
Veja que pode se tornar muito perigoso ir por este caminho: VOCÊ NUNCA FICARÁ SATISFEITO! A verdade é que as dívidas não se resolverão sozinhas. A Bíblia nos ensina que quanto mais egoísta você se torna, menos usufrui dos bens que Deus lhe confiou. O resultado de um coração egoísta é um bem não utilizado.
Para começar a vencer o dilema financeiro em sua vida, entenda que você precisa se apropriar das promessas que Deus tem para você. Quais são essas promessas?
1ª Promessa – Você pode VENCER todas as DIFICULDADES
“Alegro-me muito no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo, do qual na verdade estáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isso por causa de alguma necessidade, pois já aprendi a estar satisfeito em todas as circunstâncias em que me encontre. Sei passar necessidade e sei também ter muito; tenho experiência diante de qualquer circunstância e em todas as coisas, tanto na fartura como na fome; tendo muito ou enfrentando escassez. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:10-13)
Paulo fala do seu aprendizado para viver contente em qualquer situação. Ele sabia que em Deus ele podia ser e sentir-se um vitorioso, mesmo debaixo de lutas ou não. Este texto é interessante porque nos remete a uma situação de adversidade e de diversidade. Uma coisa é você crer que pode tudo quando tudo está bem, e outra coisa é crer que tudo pode em qualquer situação. É preciso que você mantenha a fé em Deus firme e constante não dependendo das circunstâncias, mas independente delas. Em Cristo você pode suportar todas as coisas, pois é Ele quem sustenta e dirige a sua vida.
2ª Promessa – Você foi SALVO para ser LIVRE
“Jesus dizia aos judeus que haviam crido nele: se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:31-32)
Você e eu fomos chamados para a liberdade e não para a escravidão. O propósito de Deus para nós é a nossa plena liberdade. A Bíblia diz que alguém precisa governar a nossa vida, dirigir a nossa vida, porém quando não é o Senhor que o faz, tornamo-nos escravos e vivemos em pecado de idolatria. O que tem ocupado mais sua mente e seu coração? O que tem tirado o seu sono ou feito dormir? Em que você tem pensado mais ultimamente? Ser livre é ser dirigido por Deus, é estar totalmente envolvido com Deus, é estar completamente voltado para Deus.
3ª Promessa – Você recebeu a promessa de VIVER EM PAZ
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou. Eu não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração nem tenha medo. (…) Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo.” (João 14:27;16:33)
Viver em paz implica em viver sem dívidas, dentro do que você ganha, e ter a tranquilidade para dormir bem à noite.
Temos a promessa da paz de Deus que excede, ultrapassa a todo o entendimento, envolvendo-nos de maneira plena. Deus se interessa pela sua vida e pelas emoções que a envolve. Sinceramente, você tem vivido em paz nesse tempo? Por que você perdeu a sua paz? É tempo de dar o seguinte passo: tomar posse da promessa de viver em paz!
4ª Promessa – Você precisa CRER na PROVISÃO de DEUS para sua vida
O dinheiro é algo poderoso demais, e confiar nele ou se deixar levar por ele é algo muito natural em nossa sociedade. A Bíblia diz que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”, mas por outro lado, ela afirma o seguinte:
“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmo 23:1)
Não há como fingir que não precisamos do dinheiro, que ele não tem qualquer valor, mas precisamos tomar muito cuidado com ele. É quase universal a crença de que cada ser humano tem o seu preço. Estamos sujeitos a mudar de ideia, a nos corromper, a inverter os valores, quando nos deparamos com uma grande quantidade de dinheiro à nossa frente. Reconhecer o valor e a importância nos fará considerá-lo como algo espiritual que pode ser para o nosso bem ou para o nosso mal. Antes de tudo, acima de tudo, você deve ouvir a voz de Deus, seguir a sua orientação e crer na sua provisão.
Conclusão:
Você precisa crer em algumas verdades bíblicas, que farão toda a diferença em sua vida. Não é conhecer, você precisa crer. Saber a Bíblia não faz muita diferença na vida. É preciso crer. E crer significa colocar em prática.
Você precisa saber que…
1. Foi Deus quem CRIOU TUDO
“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1:1)
Você é obra das mãos de Deus. Tudo o que existe passou pelo toque de Deus. Aquele que do nada fez todas as coisas, tem um nome: DEUS. É importante que você saia daqui nesta manhã o seguinte: eu não sou mais competente do que Deus. Quem cria tudo do nada, pode receber o seu nada e transformar em tudo. A sua realidade hoje por ser transformada. Ele fez, Ele criou.
Você precisa saber que…
2. TUDO PERTENCE a Deus
“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.” (Salmo 24:1)
Essa visão e crença é fundamental. Aquele que criou, é dono. Governa sobre tudo e todas as coisas. O mundo material, o universo, as pessoas, o mundo virtual, o mundo financeiro está sob o governo de Deus. À Ele pertencem todas as coisas por direito de criação.
Você precisa saber que…
3. Quem administra não é dono, mas RESPONSÁVEL
“Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se quer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.” (1ª Coríntios 4:1-2)
Todos nós seremos chamados à prestação de contas. O que se espera de nós é que cuidemos bem do que é de Deus. Nada é nosso: os filhos não são nossos, a casa não é nossa, a vida não é nossa, o carro não é nosso, o dinheiro não é nosso, e por aí vai. Não somos donos, mas somos administradores. Você já parou para pensar nisso? Quantas vezes você perguntou a Deus como é que Ele gostaria que você o carro que você administra para ele? Quantas vezes você já perguntou a Deus como é que ele gostaria que você usasse o dinheiro que ele lhe permitiu ganhar? O corpo e a inteligência que ele lhe deu?
Deus tem grandes promessas para a sua vida: que você seja um vencedor, que você viva em plena liberdade, que você desfrute de sua paz e que você creia em sua provisão. Porém, para que essas promessas sejam suas, você precisa fazer a sua parte: viva de tal maneira que demonstre que você crê que tudo foi criado por Deus, que tudo que você é pertence a Deus e que você prestará contas a Deus.
Então, assuma os seguintes compromissos de vida:

  • Viva em constante GRATIDÃO a Deus por tudo;
  • Busque cumprir os PROPÓSITOS de Deus em tudo;
  • OBEDEÇA ao Senhor em tudo;
  • COMPROMETA sua vida toda com Deus.

 

Rolar para o topo