Gigante – Cada Um Tem o Seu

GIGANTE – CADA UM TEM O SEU

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos.” (1º Samuel 17.45)

“Em tempos de crise é que se manifestam os heróis.”

“Nenhuma adversidade será maior que você a menos que você decida que seja.”

Não existem situações impossíveis para Deus, existem situações onde a glória de Deus ainda não se manifestou porque você ainda não se posicionou. Esse é um tempo de se posicionar diante do seu maior gigante. No entanto, como enfrentar aquilo que nos ameaça? Como enfrentar aquelas lutas que nos roubam a paz? Como enfrentar e vencer o nosso gigante?

Para enfrentar e vencer seu gigante…

1. Traga sempre em sua memória o que Deus já fez por você.

“Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo… O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”… Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você.” (1º Samuel 17.36,37)

Quando temos à nossa frente um grande gigante, nós somos tentados a nos esquecer de que já enfrentamos e vencemos leões e ursos no passado.

Para enfrentar e vencer seu gigante…

2. Elimine tudo o que for empecilho na sua vida.

“Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça… Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Assim tirou tudo aquilo.” (1º Samuel 17.38,39)

Davi declarou: “Não consigo andar com isto…”. Sabe por quê? Porque a armadura que Davi estava usando não era dele! Era de Saul. Davi tomou a decisão mais sábia: tirou tudo aquilo que poderia atrapalhá-lo de lutar contra seu gigante. Nas suas batalhas, faça como Davi, tire tudo aquilo que possa tornar-se um empecilho em sua vida.

Para enfrentar e vencer seu gigante…

3. Use as armas que você tem.

“… e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.” (1º Samuel 17.40)

O gigante não viu lança nem espada na mão de Davi, e acreditou, erradamente, que ele não dispusesse de armas. Davi, porém, tinha uma funda. E foi com ela que ele venceu a batalha. Só porque não temos os recursos que o mundo considera importantes, não significa que não disponhamos de nenhum recurso para vencer nossos gigantes. Davi tinha nas mãos uma funda, e com ela derrubou o gigante filisteu.

Para enfrentar e vencer seu gigante…

4. Ignore o que as pessoas pensam e falam sobre você.

“Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele.” (1º Samuel 17.41,42)

Você está sendo desprezado? Você está sofrendo preconceitos? Você está sendo desacreditado diante de alguma batalha que precisa se posicionar? Ignore. Voe mais alto! Você não é o que as pessoas pensam e dizem sobre você. O que as pessoas pensam e falam é parcial, tendencioso e influenciado. Davi ignorou aquilo que disseram sobre ele e por isso venceu o seu gigante.

Para enfrentar e vencer seu gigante…

5. Seja valente e corajoso até o fim.

“E disse a Davi: Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!” (1º Samuel 17.43,44)

Os gigantes na sua vida dirão muitas coisas para amedrontar você. Eles vão te dizer que você não é capaz, que você não vai sair desta situação, mas você não deve acreditar nessas palavras se quiser ser vitorioso. Assim como Davi, não dê ouvidos. Seja valente e corajoso até o fim!

Para enfrentar e vencer seu gigante…

6. Lute ao lado do seu Deus.

“E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.” (1º Samuel 17.45)

Enquanto as outras pessoas ficavam somente olhando para o tamanho do gigante, Davi sabia que Golias não era maior que o seu Deus e que lutaria ao lado Dele. Não há gigante diante de Deus. Só Ele é grande, por isso lute ao lado Dele. Perto de você seu Gigante é grande, porém perto de Deus ele não é nada.

“Diga para o seu grande problema o quanto seu Deus é grande.”

Para enfrentar e vencer seu gigante…

7. Lute com fé.

“Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.” (1º Samuel 17.46)

Gosto da expressão: Hoje mesmo o Senhor o entregará em minhas mãos. Ele foi a primeira pessoa a acreditar em sua vitória. Se você não crer em sua vitória, quem vai crer? Por isso, lute com fé pela sua vitória.

Conclusão:

“Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo.” (1º Samuel 17.48)

Davi não correu do seu gigante, não transferiu seu problema. Diz o texto que ele foi ao encontro do seu gigante. Qual é o seu gigante? O que nesta semana você precisa enfrentar? O que hoje você não pode mais protelar, procrastinar, você precisa resolver. Diz o texto: “… este correu depressa…”.

Quando você enfrentar seu gigante desta forma…

a) Você vencerá através de milagres.

“Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.” ( 1º Samuel 17.50)

Quando você enfrentar seu gigante desta forma…

b) Você verá inimigos fugindo de você.

“Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.” (1º Samuel 17.51)

Faça como Davi, do jeito de Deus, e o resultado será a vitória! Após essa vitória, Davi nunca mais foi olhado do mesmo jeito. Ele passou ser respeitado. Davi foi promovido por Deus com essa vitória. Entenda uma coisa:

“Seu gigante existe para te promover e não te abater.”

Para enfrentar e vencer seu gigante…
1. Traga sempre em sua memória o que Deus já fez por você.
2. Elimine tudo o que for empecilho na sua vida.
3. Use as armas que você tem.
4. Ignore o que as pessoas pensam e falam sobre você.
5. Seja valente e corajoso até o fim.
6. Lute ao lado do seu Deus.
7. Lute com fé.

Rolar para o topo