Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Crescendo Sob o Cuidado de Deus

CRESCENDO SOB O CUIDADO DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“No dia em que foi armado o tabernáculo, a tenda que guarda as tábuas da aliança, a nuvem o cobriu. Desde o entardecer até o amanhecer a nuvem por cima do tabernáculo tinha a aparência de fogo… Era assim que sempre acontecia: de dia a nuvem o cobria, e de noite tinha a aparência de fogo… Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam… Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados… Quando a nuvem ficava sobre o tabernáculo por muito tempo, os israelitas cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, e não partiam… Às vezes a nuvem ficava sobre o tabernáculo poucos dias; conforme a ordem do Senhor eles acampavam, e também conforme a ordem do Senhor, partiam… Outras vezes a nuvem permanecia somente desde o entardecer até o amanhecer, e quando se levantava pela manhã, eles partiam. De dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles partiam… Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam… Conforme a ordem do Senhor acampavam, e conforme a ordem do Senhor partiam… Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, de acordo com as suas ordens, anunciadas por Moisés.” (Números 9.15-23)
Você crê que Deus cuidou de você em 2016? Você crê no cuidado de Deus para o novo ano, que já começou? Como estão sendo suas primeiras semanas de 2017? Existem preocupações que estão consumindo os seus primeiros dias do novo ano? Você tem andado com medo? Você está se sentindo sobrecarregado? Você não sabe que direção tomar neste ano? Não se preocupe Deus tem uma palavra pra você.
Dentre as muitas promessas que a Palavra de Deus nos faz, creio que as que falam sobre o Seu cuidado em nossa vida são as que mais nos chamam a atenção. Existem muitas palavras bíblicas que nos fazem lembrar a maneira como Ele cuida dos Seus filhos. Existem histórias bíblicas que demonstram o cuidado de Deus por cada um de nós. Lendo a Palavra vamos encontrar muitas experiências vividas pelo povo de Deus que experimentavam o cuidado do Senhor. Na Palavra de Deus, encontramos o Seu cuidado para conosco em cada momento vida.
A palavra de Deus nos diz que:

  • Em dias de ANGÚSTIA podemos contar com a Sua PROTEÇÃO.

“Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.” (Salmo 59.16)
A palavra de Deus nos diz que:

  • Em dias de ANSIEDADE o PAI cuida de nós.

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1ª Pedro 5.7)
A palavra de Deus nos diz que:

  • Todos os dias Ele se faz PRESENTE em nossa vida.

“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mateus 28.20)
“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14.23)
Nesses versos que acabamos de ler… Encontramos promessas de Deus que expressam Seu cuidado por cada um de nós.
A nossa mensagem de hoje será baseada na leitura que fizemos no livro de Números. Abrindo um parêntese… Tem gente que gosta de números. Se você gosta de números, a quem diga que existem na Bíblia cerca de 8 MIL promessas registradas. São promessas que envolvem todas as áreas da nossa vida. O livro de Números retrata parte da história do povo hebreu quando Moisés sai do Sinai, com seu povo, rumo à Terra Prometida. No hebraico, este livro chama-se: “No deserto”.
A caminhada em direção à Terra Prometida seria em meio aos desafios do deserto. E diz a palavra que num determinado momento surge da parte do Senhor um sinal da Sua presença no meio do Seu povo. Surge um sinal que deveria demonstrar toda a amplitude do cuidado de Deus. É importante afirmar que quando o tabernáculo foi erigido algo interessante aconteceu. Surgiu uma nuvem sobre ele! O tabernáculo seria aquele lugar onde estaria a Arca do Senhor e as tábuas da lei. O povo constrói o tabernáculo e no dia em que ele o levanta, diz a palavra de Deus que uma nuvem o cobriu. Aquela nuvem que cobre o tabernáculo era uma demonstração visível da presença e do cuidado de Deus pelo Seu povo. Aquela nuvem os abrigava durante o dia e se transformava numa coluna de fogo durante a noite.
Sendo assim, quero nessa noite lembrar algumas coisas importantes dessa história e aplicar algumas dessas verdades ao seu coração sobre o cuidado de Deus. Quem cresce sob o cuidado de Deus desfruta de alguns benefícios para a vida. E quais são esses benefícios?
Quem cresce sob o cuidado de Deus…
1. Encontra PROTEÇÃO
“No dia em que foi erigido o tabernáculo, a nuvem o cobriu, a saber, a tenda do Testemunho; e, à tarde, estava sobre o tabernáculo uma aparência de fogo até à manhã. Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e, de noite, havia aparência de fogo.” (vs. 15-16)
Era assim que sempre acontecia…
“de dia a nuvem o cobria” – Proteção do sol.
“e de noite tinha a aparência de fogo.” Proteção do frio, proteção do escuro do deserto, proteção das feras que havia no deserto.
À semelhança do cuidado com o povo no deserto, Deus tem oferecido o Seu cuidado e a Sua proteção a todos nós neste tempo. A Bíblia diz:
“Aquele que habita no abrigo do Altíssimo descansa à sombra do Todo-Poderoso.” (Salmo 91.1)
Aqui o salmista diz que quando nos abrigamos debaixo do cuidado do Senhor, a sombra do onipotente é capaz de cuidar da nossa vida. Em outro salmo muito conhecido por nós, a palavra de Deus diz assim:
“O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.” (Salmo 121.5-8)
A nuvem do Senhor quer lhe dar proteção esta noite. Assim como qualquer casa precisa do telhado, você também precisa estar debaixo da cobertura de Deus e ter a benção de Deus para estar protegido durante a sua jornada. Temos um ano inteiro pela frente e como precisamos da proteção do Senhor! A palavra de Deus diz que Ele está interessado em cuidar da nossa vida. No salmo 17.6-8, a palavra de Deus nos diz assim:
“Eu clamo a ti, ó Deus, pois tu me respondes; inclina para mim os teus ouvidos e ouve a minha oração. Mostra a maravilha do teu amor, tu, que com a tua mão direita salvas os que em ti buscam proteção contra aqueles que os ameaçam. Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.” (Salmo 17.6-8)
Eu não sei se você já fez esse tipo de oração alguma vez na vida. Eu não sei se em algum momento da sua caminhada, você se lançou aos cuidados do Senhor dizendo – eu preciso da Sua proteção! Eu preciso do Seu cuidado! No entanto, de uma coisa eu tenho certeza – Deus está interessado em cuidar de você! Deus tem o interesse de proteger a sua vida!
É interessante que dentre o pedidos que o salmista faz em sua oração ele declara: Protege-me como à menina dos teus olhos. Você já parou para pensar que no mínimo de ameaça aos olhos nós temos um poder de reação tão grande e tão rápido, que logo os nossos olhos se fecham? Isso é uma forma de proteção para nossa vista! Assim como nós temos o cuidado de proteger a menina dos nossos olhos, Deus da mesma forma tem o cuidado de nos proteger!
Em sua oração o salmista clama – Senhor protege a minha vida nos detalhes. Protege a minha vida com rapidez. Senhor quando vierem as ameaças, e o dia mal aparecer, manifesta o Seu cuidado na minha vida. Protege-me como a menina dos teus olhos. Esconde-me nas sombras das tuas asas. A primeira coisa que aprendemos nesta noite é o seguinte: aquele que deseja crescer sob o cuidado do Senhor não anda vulnerável, mas protegido. Ele desfruta do cuidado e da proteção do Senhor!
Quem cresce sob o cuidado de Deus…
2. Tem ORIENTAÇÃO para vida.
Não era só proteção que a nuvem dava. Ela também dava orientação. A Bíblia diz assim:
“Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam; no lugar em que a nuvem descia, ali acampavam.” (v.17)
O povo precisava ficar atento aos movimentos da nuvem. Só andava quando a nuvem de Deus dava a orientação.Eles não tinham um mapa. Eles não tinham uma bússola. Eles não tinham um projeto pré-definido de conhecimento público que os direcionasse por onde deveriam seguir. Eles deveriam permanecer inteiramente dependentes do movimento da nuvem.
A nuvem andava, eles andavam. A nuvem parava, eles paravam. Diz a Palavra de Deus que a nuvem ficava algumas horas, dias, meses sem se movimentar, e eles precisavam manter o olhar fixo nela. Eles nunca sabiam o momento de ir e nunca sabia o momento de parar. Por isso, eles nunca poderiam perder de vista o movimento da nuvem. Eles dependiam exclusivamente das coordenadas vindas do Senhor.
Outra coisa interessante a destacar é que eles não podiam fazer planos para o dia seguinte. Imagina isso! Amanhã vamos servir um banquete! Tudo preparado para o banquete. De repente a nuvem se movia e começava a andar e eles tinham que abandonar tudo e seguir a nuvem. Eles não podiam fazer projeções para o dia seguinte. Eles tinham que ficar exclusivamente na dependência de Deus. Quando a nuvem se movimentava eles se movimentavam. Quando a nuvem parava, eles paravam. Eles eram dirigidos literalmente por Deus.
O que isso significa pra nós hoje? Isso significa que quem está crescendo sob o cuidado de Deus não pode ficar para trás e nem andar à frente da nuvem. Quem está debaixo do cuidado de Deus tem que prestar atenção no movimento de Deus. Quem está debaixo do cuidado de Deus tem que andar no compasso de Deus. Quem não anda no compasso de Deus perde a proteção do Senhor. No verso 22 a Bíblia diz assim:
“Quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas, quando ela se levantava, partiam.” (Números 19.22)
Do contrário, eles ficariam sem proteção e sem orientação. Aquele que cresce debaixo do cuidado de Deus segue as coordenadas da vontade soberana de Deus. Quando Ele diz que é pra parar, a gente para. Quando Ele diz que é pra avançar, a gente avança. Assim como aquele povo dependia inteiramente do mover da orientação de Deus, ELE quer que você faça a mesma coisa! Dependa inteiramente da Sua orientação.
Está na hora de construir? Construa! Está na hora de casar? Case! Está na hora de trocar de carro? Troque! Está na hora de fazer aquele negócio? Faça! Mas, para que tudo isso dê certo, é preciso estar sintonizado aos movimentos de Deus. Tem muita gente tomando suas decisões sem entender os movimentos de Deus.
E por não entender os movimentos de Deus, constrói na hora errada, casa na hora errada, troca de carro na hora errada, fecha um negócio na hora errada, faz sexo na hora errada! E, por que fazem as coisas fora do compasso de Deus, fora do movimento de Deus, trazem sobre si enormes prejuízos. A nossa vida aqui é como a travessia de um deserto. E nós precisamos estar sintonizados na direção de Deus todos os dias. Precisamos estar sintonizados aos movimentos de Deus. Precisamos estar sintonizados na hora de Deus. Quando a gente faz as coisas na hora errada, nós trazemos sobre a nossa vida o peso da frustração. A Bíblia no evangelho de João 8.2, nos diz assim:
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas; mas terá a luz da vida.” (João 8.12)
Isto é direção! É direção de Deus para nossa vida! Por isso: Não vá aonde Deus não for. Porque se você for, você irá sozinho! Depois não adianta se frustrar e tentar encontrar culpados. Não adianta dizer: Deus olha só o que aconteceu comigo. Possivelmente, você vai ouvir de Deus o seguinte: Você foi porque escolheu ir! Você foi porque escolheu o caminho da desobediência! Você foi porque não escutou a minha voz! Você foi porque não estava sintonizado em meus movimentos! E quando a gente faz isso, a gente se torna responsável pelas nossas escolhas e decisões! Por isso querido: Só ande quando a nuvem andar! Sabe por quê? Porque eu e você juntos não somos mais inteligentes que Deus. Eu e você juntos não seremos mais do que Deus.
Deus sabe o momento certo! Deus sabe a hora certa! Deus tem o movimento certo! Deus tem a orientação certa! Deus sabe como vai ser esse ano! Por isso, só ande quando a nuvem andar. Esteja atento aos sinais de Deus para sua vida. Creia que Deus sabe o que é melhor para você. Sobre isso a Palavra de Deus diz assim:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor… Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.8,9)
Permita Deus orientar você em cada passo, e você será muito bem sucedido crescendo sob o cuidado Dele!
Quem cresce sob o cuidado de Deus…
3. Desfruta de DESCANSO.
“Conforme a ordem do Senhor os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados.” (v.18)
Deus sabia dos limites daquele povo.

  • Limites físicos
  • Limites emocionais
  • Limites espirituais

Deus os conhecia muito bem! E chegava um momento em que Deus fazia a nuvem parar para que eles pudessem permanecer acampados. Era o período do descanso da jornada. Isso era algo necessário para o povo. Em meio à caminhada eles precisavam descansar! Quando a nuvem parava o povo acampava para descansar debaixo da sombra do Senhor. Eles podiam ficar despreocupados porque Deus estava li.  A presença da nuvem era um sinal da presença e do cuidado de Deus sobre suas vidas. O Deus que os fazia parar para descansar era o mesmo Deus que cuidará da vida deles, durante a peregrinação do deserto. Em Deuteronômio 29.5 a Bíblia diz assim:
“Durante os quarenta anos em que os conduzi pelo deserto, nem as suas roupas, nem as sandálias dos seus pés se gastaram.” (Deuteronômio 29.5)
Tudo estava debaixo da providencia de Deus! Tudo estava debaixo do Seu cuidado! O cuidado de Deus por aquele povo ultrapassava o limite do físico. Nem a roupa envelheceu, nem as sandálias dos pés gastaram. Com essa atitude Deus estava demonstrando o Seu cuidado para com aquele povo todos os dias. Tudo estava debaixo da proteção do Senhor! No Salmo 91.10-11 a Bíblia diz assim:
“Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda. Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos.” (Salmo 91.10-11)
Você é capaz de mensurar a grandeza dessa promessa de Deus? Que coisa extraordinária é poder desfrutar do cuidado do Senhor. Que coisa extraordinária é poder descansar o nosso coração no abrigo do Altíssimo e saber que ali a nossa vida está protegia e segura. Desgraça alguma chegara à nossa casa, porque os anjos do Senhor recebem Suas ordens para nos proteger em todos os momentos da vida. Quantas vezes temos experimentados essa realidade. Quantos testemunhos poderiam ser contados aqui nesta noite! Quantos livramentos! Deus tem sido fiel no cumprimento dessas promessas. A nuvem de Deus está sobre nós e Ele cuida da nossa vida!

“Quem está debaixo do cuidado de Deus não tem o que temer.”

Tem alguma coisa que está causando temor ao seu coração? Descanse! Deus está cuidando de tudo! A Palavra de Deus diz:
“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1ª Pedro 5.7)
“Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá, jamais permitirá que o justo venha a cair.” (Salmos 55.22)
Enquanto estamos debaixo da nuvem de Deus sempre haverá tempo para descanso e refrigério em nossa caminhada da vida. No meio das lutas, do corre-corre da vida, das idas e vindas, há momentos em que Deus diz assim: nuvem para! E ela para! O povo para! E Deus diz: descansa um pouco. Eu tenho refrigério para você! Que nesta noite essa palavra seja um tempo de refrigério para sua vida. Que essa noite seja um tempo do cumprimento das promessas de Deus. Que essa noite seja um tempo para encontrar descanso em Deus. Que essa noite seja um tempo para você parar e dizer: Deus eu confio em ti! Eu descanso em ti! Minha esperança vem de ti!
Por vezes ficamos “cansados e sobrecarregados” porque assumimos para nós aquilo que é função apenas do Senhor. Parecem fardos pesados porque estão acima de nossa capacidade de carregar. Quem sabe nestes últimos dias você tenha se tornado uma pessoa ansiosa, preocupada. SAIBA que debaixo da nuvem de Deus há esperança! Há um Deus que tudo pode fazer quando estamos debaixo de seus cuidados. Quem confia no Senhor, quem caminha debaixo da nuvem de Deus, mesmo que esteja em perigo, correndo riscos, fica em paz e descansa! Existe um convite de Jesus para aqueles que precisam de descanso. A palavra de Deus diz assim:
“Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
Conclusão:
Quem cresce sob o cuidado de Deus…
1. Encontra PROTEÇÃO
2. Tem ORIENTAÇÃO para vida.
3. Desfruta de DESCANSO.

 

Rolar para o topo