Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Hábitos de uma Vida Santa

SÉRIE DE MENSAGENS | “CRESCENDO EM SANTIDADE” | 03/04
HÁBITOS DE UMA VIDA SANTA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Como filhos obedientes, andem no caminho da vida, moldado pela vida de Deus, uma vida ativa e cheia de santidade. Deus disse: Eu sou santo; então, sejam santos.” (1ª Pedro 1.15-16 AM)
Estamos chegando à terceira mensagem da série “CRESCENDO EM SANTIDADE”. Já aprendemos na primeira mensagem sobre “Como Crescer em Santidade”. Na semana passada, aprendemos sobre “Como Buscar a Santidade”. Hoje, vamos aprender a respeito dos “Hábitos de uma Vida Santa”. Um famoso escritor do início do século XX disse o seguinte:

“Plante um pensamento e você colherá uma ação; plante uma ação e colherá um hábito; plante um hábito e colherá um caráter; plante um caráter e colherá um destino.” (Samuel Smiles)

Passamos dos pensamentos à ação, da ação ao hábito; e os hábitos dão forma ao nosso caráter. Logo, o nosso destino é controlado pelos nossos hábitos e pensamentos. Mas, o que é um hábito? Um hábito é uma tendência estabelecida ou uma maneira usual de comportamento adquirido pela repetição constante ao longo do tempo.
Pastor Rick Warren disse que são necessárias pelo menos seis semanas para estabelecer um hábito. Quando um hábito é criado, um caráter é formado. O caráter é a soma total das atitudes habituais e qualidades de uma pessoa. Quando há uma grande mudança de hábito, a parte do caráter correspondente também muda. Por exemplo: se uma pessoa mente constantemente, seu caráter torna-se indigno de confiança. Se ela fala sempre a verdade, seu caráter torna-se totalmente confiável. Por isso, se você deseja crescer em santidade, se você deseja tornar-se uma pessoa com um caráter santo, precisa identificar e desenvolver hábitos pessoais de uma vida santa.
Então, quais são os hábitos de uma vida santa? O que não pode faltar na vida daqueles que desejam crescer em santidade? O que precisa tornar-se um hábito para aqueles que querem viver uma vida santa?
Uma vida de santidade requer…
1. Um momento DEVOCIONAL
Qual é o centro de sua vida? Seu trabalho? Seu casamento? Sua família? Sua igreja? Seu lazer? Seu dinheiro? Qualquer que seja o centro de sua vida, você deve passá-lo para o segundo lugar, para que o Senhor e seu tempo com Ele possam reinar como figura central. Quem é a pessoa mais importante para você? JESUS? Então ele tem a prioridade sobre todos e sobre tudo. O momento devocional, a sós com Deus, deve ter prioridade máxima em sua agenda. Por quê?

  • Porque fomos criados para ter COMUNHÃO com Deus

“Olhe para mim. Estou batendo à porta. Se você ouvir meu chamado e abrir a porta, vou entrar e jantar com você.” (Apocalipse 3.20 AM)
A essência desse texto diz que Deus deseja ter intimidade com os seus filhos. E, para que isso aconteça, seus filhos precisam ter o desejo de passar tempo com Ele. Ele bate à porta, Ele quer entrar e Ele quer jantar com seus filhos!

  • Porque era a prioridade da vida de JESUS

“… Jesus se retirou para um lugar isolado a fim de orar.” (Lucas 5.16)
“Por essa mesma época, ele foi orar na montanha. Ali ficou a noite inteira em oração na presença de Deus.” (Lucas 6.12)
“Ainda não havia amanhecido, quando ele se levantou e retirou-se para orar num lugar isolado.” (Marcos 1.35)
O maior exemplo de vida santa é Jesus. Se o momento devocional, o tempo de oração era a prioridade máxima da vida de Jesus, esse momento devocional, esse tempo de oração a sós com Deus, também precisa ser a prioridade máxima de alguém que deseja viver uma vida de santidade.

  • Porque era a prioridade dos HOMENS de Deus da BÍBLIA

“Daniel soube que esse decreto havia sido promulgado, mas continuou a orar, como sempre fazia. Sua casa tinha janelas no andar de cima, voltadas para Jerusalém. Três vezes ao dia, ele se ajoelhava ali em oração, agradecendo e louvando a Deus.” (Daniel 6.10)
Podemos aprender com Daniel, que não foi orar somente quando soube da ameaça da lei que acabara de ser promulgada, mas que já vivia o seu momento a sós com Deus três vezes por dia. E, assim como Daniel, poderíamos citar muitos outros homens e mulheres de Deus que fizeram do seu momento devocional a prioridade máxima das suas vidas! Se você deseja viver uma vida de santidade, faça do momento devocional um hábito insubstituível. É importante que você tome algumas decisões: escolha o local, separe o horário e organize sua agenda. Sua vida nunca mais será a mesma depois de experimentar momento a sós com Deus! Ele está batendo à sua porta, ele deseja entrar em sua vida e ter refeições com você!
Uma vida de santidade requer…
2. MEDITAÇÃO na Palavra de Deus
Eu creio que o Espírito Santo é o transformador por excelência de nossas vidas, mas ele utiliza a Bíblia como sua ferramenta principal de transformação. A transformação ocorre pela renovação da nossa mente pela Bíblia, mas não apenas pela leitura dela. Embora a leitura bíblica influencie nossa vida de muitas maneiras maravilhosas, a transformação só ocorre quando nossa mente é mudada, deixando de acreditar numa mentira para crer na verdade. Paulo escreveu o seguinte aos crentes de Roma:
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)
Moody disse o seguinte: “A Bíblia não foi dada para nossa informação, mas para nossa transformação”.
Portanto, não leia a Bíblia buscando apenas informações; leia-a para a transformação por meio da renovação de sua mente. Meditação é focar minha atenção sobre o texto bíblico, para descobrir como posso aplicar suas verdades à minha vida. Por que, então, devo meditar nas Escrituras?

  • Porque me torno SEMELHANTE a Jesus

“Somos transfigurados como o Messias, e nossa vida se torna cada vez mais deslumbrante e bela à medida que Deus entra em nossa vida e nos tornamos como ele.” (2ª Coríntios 3.18)
Quem deseja viver uma vida de santidade precisa meditar na Palavra de Deus, e, quando isso acontece, a pessoa torna-se semelhante a Jesus! Jesus venceu a tentação porque conhecia, meditava e viva as Escrituras. Quando você medida na Palavra de Deus, sua vida se torna cada vez mais deslumbrante e bela, semelhante à vida de Jesus!

  • Porque é o MEIO de ter ORAÇÕES respondidas

“… Se vocês estão em mim e minhas palavras estão em vocês, estejam certos de que suas petições serão atendidas.” (João 15.7)
O padrão para se ter orações respondidas está em absorver a Palavra de Deus. Isso só ocorre à medida que dedicamos tempo em meditar em cada ensinamento proposto pelas Escrituras.

  • Porque é o segredo da VIDA VITORIOSA

“Não deixe de seguir o que diz a Revelação que Moisés escreveu, cada parágrafo. Não se desvie para a direita nem para a esquerda, para que possa chegar ao seu destino. Não deixe, em nenhum instante, de meditar no que diz o Livro da Revelação. Pondere e medite nele dia e noite, praticando tudo que ele prescreve. Então, você alcançará seu objetivo e será bem-sucedido…” (Josué 1.8-9 AM)
Josué estava tomando posse como novo líder do povo de Israel e a primeira orientação de Deus para ele foi essa: medite nas Escrituras, dia e noite, noite e dia, porque esse é o segredo da vida vitoriosa. Não existe vida vitoriosa sem meditar na Palavra de Deus. E, quando falo de vida vitoriosa, está implícita uma vida de santidade.
Conclusão:
A Bíblia registra outros hábitos de uma vida santa, porém quero me ater apenas a estes dois hábitos hoje: o momento devocional e a meditação na Palavra de Deus. Se você começar a praticá-los, em pouco tempo já sentirá os reflexos oriundos destes novos hábitos. E quais são os reflexos que nascem e crescem a partir da prática dos hábitos de uma vida de santidade? O apóstolo Paulo nos deixa esse ensinamento quando ele escreve a seguinte orientação aos crentes de Colossos:

  • A velha natureza é SEPULTADA para SEMPRE

“A velha vida de vocês está morta. […] Isso significa eliminar tudo o que esteja ligado ao antigo caminho de morte: promiscuidade sexual, impureza, imoralidade, fazer o quiser quando bem entender, apegando-se a tudo que atraia sua imaginação. Uma vida assim é moldada por coisas materiais e sentimentos maus. É por coisas assim que Deus está prestes a explodir em ira. Não faz muito tempo, vocês viviam fazendo tudo isso, sem conhecer nada melhor. Mas agora que vocês sabem mais abandonem tudo de uma vez: mau comportamento, irritabilidade, avareza, grosseria, conversas indecentes. Não mintam uns aos outros. Vocês faziam isso na velha vida. Vocês já tiraram a roupa suja e rasgada e a jogaram no fogo.” (Colossenses 3.3-9)

  • A nova natureza SURGE como REFLEXO de Jesus

“Agora, estão vestidos com roupa nova. Cada item do seu novo modo de vida foi feito sob medida pelo Criador, e cada um traz sua marca. Os velhos costumes já eram. […] Agora, tudo é definido por Cristo, tudo está incluído em Cristo. Portanto, já que foram escolhidos por Deus para uma nova vida de amor, vistam a roupa que Deus preparou para vocês: compaixão, bondade, humildade, autocontrole, disciplina. Sejam moderados, satisfeitos com o segundo lugar, rápidos em perdoar uma ofensa. Perdoem tão rápida e completamente quanto o Senhor os perdoou. E, a despeito do que mais vestirem, revistam-se de amor. O amor é a roupa básica de vocês, para todas as ocasiões. Estejam sempre vestidos com ela. […] Nada de sair por aí, fazendo o que quer. Cultivem a gratidão. Que a Palavra de Cristo esteja no controle de tudo. Deem a ela todo o espaço da sua vida. […] Que tudo na vida de vocês – palavras, ações e tudo o mais – seja feito no nome do Senhor Jesus, com ações de graças a Deus, o Pai, a cada passo do caminho.” (Colossenses 3.10-17)
Sua vida vai refletir o seu hábito. Se você desenvolver hábitos de uma vida santa, vai refletir uma vida santa. Mas, se desenvolver hábitos do mundo, vai refletir o mundo! A decisão está em suas mãos! Se você deseja crescer em santidade, precisa desenvolver e viver os hábitos de uma vida santa!

 

Rolar para o topo