Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Crie Expectativas sobre a sua Promessa

SÉRIE “UM NOVO AMANHECER” 04|04
CRIE EXPECTATIVAS SOBRE A SUA PROMESSA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Chegamos à última mensagem da série “UM NOVO AMANHECER”. Na primeira mensagem, fomos despertados por Deus a liberar o nosso potencial. Aprendemos que esse potencial é ativado quando experimentamos um relacionamento profundo com Deus. Na segunda mensagem, fomos desafiados por Deus a assumir o nosso destino. Na terceira mensagem, fomos desafiados por Deus a romper os nossos limites e hoje seremos desafiados a criar expectativas sobre as promessas de Deus para nós. Vamos ler Josué 14.5-15:
“Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades Barneia, sobre mim e sobre você. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barneia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, o meu Deus. Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu. Então Josué abençoou a Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, o Deus de Israel. Hebrom era chamada Quiriate-Arba, em homenagem a Arba, o maior dos enaquins. E a terra teve descanso da guerra.” (Josué 14.6-15)
Quais são as expectativas que você tem com relação às promessas de Deus sobre a sua vida? A resposta a essa pergunta definirá seu futuro! Dentre os muitos personagens bíblicos que nos inspiram a viver uma vida de conquista, eu gostaria de destacar um homem que muito me impressiona. Seu nome é Calebe.
Calebe foi um dos doze espias que foram espiar a terra de Canaã. Ele, juntamente com Josué, contrariou o relatório pessimista dos outros dez. Em razão da incredulidade de Israel, a promessa da conquista foi adiada por mais de quarenta anos. Aquela geração incrédula morreu no deserto, mas Josué e Calebe permaneceram vivos, e lutaram bravamente, até que Canaã finalmente passou a fazer parte do território de Israel. De acordo com texto de Josué 14, versos de 6 a 15, o que você precisa fazer para criar expectativas sobre a promessa que Deus lhe fez?
Para criar expectativas sobre a promessa que o Senhor lhe fez…
1. ATIVE sua fé naquilo que lhe fora dito por Deus
“Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: Calebe, você obedeceu fielmente ao Senhor, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem.” (Josué 14.9)
No coração de Calebe não havia espaço para a incredulidade. Ele ativou fé naquilo que lhe fora dito. Ele guardou a promessa feita por Deus através de Moisés. Ele não duvidou, mesmo em meio a tanta incredulidade. Uma vez que o Senhor lhe fez promessas, ele creu e não abriu mão delas. Por quarenta e cinco anos ele insistiu em crer e foi pela sua perseverança e fé que Deus o abençoou. Calebe plantou a semente da promessa divina em seu coração e todos os dias ele relembrava o que Deus tinha lhe dito. Veja as promessas que Deus fez a Calebe:
“No entanto, juro pela glória do Senhor que enche toda a terra, que nenhum dos que viram a minha glória e os sinais miraculosos que realizei no Egito e no deserto, e me puseram à prova e me desobedeceram dez vezes… nenhum deles chegará a ver a terra que prometi com juramento aos seus antepassados. Ninguém que me tratou com desprezo a verá… Mas, como o meu servo Calebe tem outro espírito e me segue com integridade, eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão.” (Números 14.18-24)
O que você tem feito com as promessas que Deus lhe deu? Você tem se esquecido delas? Você tem duvidado delas? Ou você as tem alimentado dia após dia crendo que Deus as cumprirá no tempo certo? Como você vê a sua promessa? Como uma utopia? Ou como algo que vai acontecer? Nunca se esqueça de que as promessas de Deus são sementes que nunca morrem. Por isso, aplique fé nas palavras que você ouviu da parte de Deus.
Para criar expectativas sobre a promessa que o Senhor lhe fez…
2. Não dê OUVIDOS a pessoas PESSIMISTAS
É possível que você esteja vivendo sem expectativas sobre a sua promessa, porque tem dado ouvidos a pessoas erradas. Afaste-se de pessoas pessimistas. Calebe não deu ouvidos às vozes do pessimismo.
“… Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo.” (vs. 7b-8)
Nem todo mundo que anda com a gente crê da mesma forma que cremos. Se há um inimigo das nossas conquistas, esse inimigo é o pessimismo. Muitos tentarão nos convencer com seu pessimismo que o caminho da fé não nos levará a nada. Por que existem pessoas que agem assim? Porque…

“O pessimista prefere desistir da promessa do que lutar para conquistá-la.”

Calebe foi um dos poucos de sua geração que creu na promessa de Deus e esperou com perseverança o seu cumprimento. Sabe por quê? Porque ele não deu ouvidos ao pessimismo do povo. Ele não se amoldou aos pessimistas. Ele não deixou seu coração azedar por causa daqueles que duvidavam do Senhor.
Talvez você tenha chegado aqui nesta noite com seus sonhos frustrados, porque deu ouvidos à incredulidade e o pessimismo daqueles que estavam à sua volta. No entanto, Deus lhe trouxe aqui para renovar a sua expectativa com relação à promessa que Ele lhe fez. Por isso, não dê ouvidos àqueles que duvidam de Deus. Tão somente creia na promessa e aguarde o melhor que Deus tem para fazer em sua vida! Cada palavra contrária deve ser um motivo a mais para continuar crendo na ação do Deus Todo-Poderoso.
Para criar expectativas sobre a promessa que o Senhor lhe fez…
3. Espere com MOTIVAÇÃO a concretização do seu SONHO
“Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade.” (Josué 14.10)
Qual é o melhor tempo para Deus cumprir as suas promessas? No tempo dele. Deus é o inventor do tempo. Ele sabe a melhor hora para fazer com que o seu sonho se torne uma realidade. Talvez você me pergunte: Por que Deus trabalha assim? Porque o mais importante para Deus não é onde você chega, mas quem você se tornou onde chegou.
Em seu tempo de espera, Calebe se tornou outro homem. Um homem com uma fé fortalecida. Um homem com uma perseverança inabalável. Um homem com uma paciência testada e aprovada por Deus. Você seria capaz de esperar quarenta e cinco anos por uma benção e ainda assim continuar com a mesma motivação? Com a mesma fé? Com a mesma perseverança?
Calebe reconhecia que a benção do Senhor o mantivera vivo e com vigor! Calebe, com 85 anos de idade, sentia a mesma coisa por dentro e por fora. Sua motivação, apesar da aparente demora na concretização do sonho, era a mesma. Como está sua motivação diante do tempo da espera? Há quanto tempo você está esperando a realização de seu sonho? Independente do tempo da espera creia nessa promessa bíblica que vou dizer:
“Nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhe fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; Nenhuma delas falhou.” (Josué 23.14b)
Para criar expectativas sobre a promessa que o Senhor lhe fez…
4. Tenha DISPOSIÇÃO para LUTAR em todo o tempo
“Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época… Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu o expulsarei de lá, como ele prometeu.” (Josué 14.11,12)
Calebe não se deixou intimidar pelos desafios da vida. O monte que Calebe queria estava cheio de inimigos, mas ele estava disposto a lutar contra eles. Muitas vezes pensamos que a fé nos livra das lutas e nos entrega a benção “de mão beijada”, mas, na verdade, temos que pelejar pelo que almejamos, pois a fé não é um sentimento, mas uma atitude. Calebe estava disposto a lutar pelo seu sonho em todo o tempo. Você está disposto a lutar pelo seu sonho ou já entregou os pontos há muito tempo?
Para criar expectativas sobre a promessa que o Senhor lhe fez…
5. Permaneça FIEL ao seu Deus
“Mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus… Por isso naquele dia Moisés me jurou: Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus… Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao SENHOR, o Deus de Israel.” (Josué 14.8,9,14)
Calebe tomou posse de Hebrom porque foi inteiramente fiel ao Senhor. Não foi fiel em algumas coisas e infiel em outras. Ele foi inteiramente fiel! Por isso, conseguiu alcançar sua promessa. Quais são as áreas de fidelidade que você precisa observar em sua vida?
Conclusão:
Crie expectativas sobre a sua promessa. Ela está ao seu alcance. Deus já a preparou para você! Qual será a sua decisão: continuar vivendo aprisionado ao seu passado, totalmente paralisado no seu presente ou desejoso de alcançar a promessa que Deus preparou para você? Um novo amanhecer já está à sua disposição. Você precisa liberar o seu potencial, assumir o seu destino, romper os seus limites e criar expectativas sobre as promessas do Pai para sua vida.
Que sejamos “Calebes” para nosso tempo: Quando todos deixarem de crer, creiamos. Quando todos desanimarem, alimentemos nosso coração com as promessas. Quando todos se cansarem, renovemos nossas forças.

 

Rolar para o topo