Crise – A Melhor Hora para Acontecer um Milagre

CRISE – A MELHOR HORA PARA ACONTECER UM MILAGRE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos. Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? E ela respondeu: Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite. Então disse Eliseu: Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo. Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: Traga-me mais uma. Mas ele respondeu: Já acabaram. Então o azeite parou de correr. Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar.” (2º Reis 4.1-7)
Uma das palavras mais usadas hoje em dia é a palavra CRISE. Fala-se em crise de identidade, crise de abastecimento, crise na política, crise do petróleo, crise da segurança pública, etc. Além disso, todas as pessoas têm a sensação de que de vez em quando elas estão em crise. Mas, o que vem a ser uma crise?
O dicionário HOUAISS revela que a palavra crise vem do grego KRISIS, que significa ação ou faculdade de distinguir, ação de escolher, decidir, julgar. Esta concepção original nos mostra que na sua origem a palavra crise não apontava algo ruim, mas um momento especial, marcante.
Na língua chinesa a apalavra crise é ainda mais interessante. O ideograma chinês para “crise” é a combinação de dois símbolos. Um significando “perigo”, o outro pode ser traduzido como “oportunidade”. Ou seja, CRISE significa um momento de riscos e ameaças, mas também podemos estar diante de uma grande oportunidade na vida. Podemos estar diante de uma oportunidade de experimentar um milagre.
No texto que acabamos de ler percebemos que uma família estava enfrentando um momento de crise. E essa crise possibilitou que eles experimentassem um milagre. A crise daquela família israelita começou com a morte de um homem temente a Deus que deixou mulher e filhos endividados e à mercê dos credores. Essa família já estava muito triste com a perda que sofrera, então vem à tona outro problema: O homem tinha contraído dívidas, e seus credores foram cobrá-los.
A ameaça de ser separada dos filhos deixou a mulher desesperada e levou-a a procurar ajuda. Ela buscou ajuda de alguém qualificado, que pudesse orientá-la a resolver o seu problema imediatamente. E quem era esse alguém? Eliseu. Ela sabia que Eliseu era um profeta de Deus e que, por intermédio dele, o Senhor poderia cuidar dela e de seus filhos. Ao buscar ajuda do homem de Deus e se deixar ser ensinada por ele, acatando as instruções de Eliseu, constatamos que aquela viúva era uma mulher de fé e que isso permitiu que ela desfrutasse de um milagre em meio à crise.
O que podemos aplicar desta história a nossa vida? Quais são as atitudes que preciso ter que me asseguram que mesmo em meio à crise posso experimentar um milagre?
Para acontecer um milagre em tempos de crise…
1. SAIA da zona de CONFORTO
“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos.” (v.1)
É no momento de crise que precisamos sair do lugar da acomodação. Esse versículo nos mostra que aquele marido temia a Deus, mas passava por uma crise financeira muito grave. Quando ele morreu, a esposa herdou suas dívidas e, sem dinheiro, teve que assumir a situação para não ter os filhos levados como escravos. Para desfrutar do milagre no meio da crise, ela precisou deixar a zona de conforto e tomar a atitude de procurar o profeta em busca de uma solução para o seu problema. No entanto, o problema é que muitos pensam que a provisão de Deus em tempos de crise cairá do céu em suas mãos, que conseguirão tudo aquilo de que precisam sem o menor esforço. Porém, não é assim que funciona. É preciso tomar uma atitude para ir ao encontro do milagre. Do que adianta reclamar da vida, e não tomar atitude alguma para ver e viver os milagres de Deus?

“Ficar acomodado frente a uma situação de crise nunca trará a provisão do que necessitamos.”

Para acontecer um milagre em tempos de crise…
2. ENTREGUE a Deus o que você TEM
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? E ela respondeu: Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite.” (v.2)
Para operar um milagre em nossas vidas, Deus não precisa de muita coisa. Assim como o Senhor livrou aquela família da crise através de uma simples vasilha com um pouco de azeite, Ele pode fazer o mesmo por você. Basta você entregar a Ele tudo o que tem e confiar Nele. O pouco com Deus se torna muito. Tanto é verdade que Jesus, com apenas cinco pães e dois peixinhos, alimentou milhares de pessoas. Deus usou o que ela possuía para multiplicar-lhe os recursos e realizar o milagre de que ela precisava. Sabe o que aprendo aqui:

“Para Deus operar um milagre a quantidade não faz nenhuma diferença.”

Para acontecer um milagre em tempos de crise…
3. ACREDITE que Deus usa PESSOAS para nos ABENÇOAR
“Então disse Eliseu: Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos.” (v.3)
A Bíblia conta que, para sair da crise, aquela viúva teve que pegar vasilhas emprestadas de seus vizinhos. Agora imagine se ela não tivesse um bom relacionamento com eles! Se não houvesse harmonia entre eles, dificilmente a mulher conseguiria vasilhas o suficiente para coletar o azeite necessário para pagar as dívidas do marido. Isso me faz lembrar do conselho de Paulo quando disse:
“No que depender de vocês, façam todo possível para viver em paz com todas as pessoas.” (Romanos 12.18)
Então, para que um milagre aconteça em sua vida, Deus pode fazer você depender de outras pessoas.
Para acontecer um milagre em tempos de crise…
4. ENTENDA que o TAMANHO do seu MILAGRE é proporcional ao TAMANHO da sua FÉ
Quanto maior for a sua fé, maior será o seu milagre. Um grande milagre é gerado por uma grande fé. O profeta disse a mulher:
“… Mas, peça muitas (vasilhas)…” (v.3b)
Deus poderia, simplesmente, entregar a bênção àquela família para que ela saísse da crise. Porém, Ele mandou o seguinte recado: “Peça muitas vasilhas”. Ao fazer isso, Deus queria provar a fé da viúva, Ele queria saber se ela realmente acreditava que o número de vasilhas seria proporcional ao tamanho do milagre a ser realizado. Então, se você sabe que o Senhor promete derramar bênçãos sem medida por causa de sua obediência, tenha fé e prepare muitas “vasilhas”. Não espere pouca coisa de um Deus tão grande!
Para acontecer um milagre em tempos de crise…
5. LEMBRE-SE que a FONTE do milagre é INESGOTÁVEL
“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: Traga-me mais uma. Mas ele respondeu: Já acabaram. Então o azeite parou de correr.” (v.6)
Quando não havia mais nenhuma vasilha para ser cheia, essa passagem conta que o azeite PAROU de correr. Ele não ACABOU. Se houvesse mais recipientes, Deus certamente continuaria derramando mais bênçãos naquela casa, porque o poder Dele é ilimitado. Isso significa que, se você crer, Deus vai suprir todas as suas necessidades, independente do tamanho delas.

“A quantidade de vasilha que você tiver será a quantidade de provisão que Deus lhe dará.”

Conclusão:
Para acontecer um milagre em tempos de crise…
1. SAIA da zona de CONFORTO
2. ENTREGUE a Deus o que você TEM
3. ACREDITE que Deus usa PESSOAS para nos ABENÇOAR
4. ENTENDA que o TAMANHO do seu MILAGRE é proporcional ao TAMANHO da sua FÉ
5. LEMBRE-SE que a FONTE do milagre é INESGOTÁVEL

 

Rolar para o topo