Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Entre a Vida e a Morte

ENTRE A VIDA E A MORTE
mensagem pregada pelos Prs. Marcelo Coelho e Vicente Bomfim
“Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, e ordenou: tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado! Jesus respondeu: eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? Então tiraram a pedra, Jesus olhou para o céu e disse: Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste. Depois de dizer isso, gritou: Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: desenrolem as faixas e deixem que ele vá.” (João 11.38-44, NTLH)
A dinâmica da vida e da morte é um tema que nunca está fora de moda. Vida e morte estão na boca do povo, nas conversas de família, nos bate-papos das redes sociais, no trabalho, nas festas, nos hospitais e nos velórios. A verdade é que as decisões que tomamos enquanto temos vida são decisivas para a nossa realidade depois da morte. Uma coisa, porém, é importante demais e não deve ser desprezada: Jesus precisa fazer parte dessas duas realidades.
O texto que lemos está dentro de um contexto maior que trata da vida, da morte e da ressurreição de um homem chamado Lázaro. Ele era amigo de Jesus. Ele ficou doente e acabou morrendo. E para mostrar que Jesus tem poder para agir na dinâmica entre a vida e a morte, ele decidiu ressuscitá-lo.
De acordo com esse mesmo texto, o que precisamos fazer entre a vida e a morte para que Jesus possa ser o Senhor e o Salvador das nossas vidas?  Entre a vida e a morte, o que precisamos fazer para alcançar graça neste tempo e vida abundante após a nossa morte?
Entre a vida e a morte…
1. Faça a SUA PARTE diante da ORDEM de Jesus
“Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, e ordenou: tirem a pedra!” (v.38,39)
O mesmo Jesus que levantou Lázaro da morte poderia ter rolado a pedra do seu túmulo. Mas rolar a pedra era uma obra que os homens poderiam fazer, e esta Jesus ordenou que fosse feita. Jesus não exclui a participação humana em sua intervenção milagrosa. A ordem dele é clara: tirem a pedra. Só Jesus tem poder para ressuscitar um morto. Isso ele faz. Mas tirar a pedra e desatar o homem que está enfaixado, isso as pessoas podem fazer, e ele ordena que façam.
A ordem de Jesus para você nesta noite é: tire a pedra. Remova tudo aquilo que está servindo como obstáculo para que você tenha uma experiência com o único que pode transformar sua realidade de vida hoje e depois da morte: Jesus.
Entre a vida e a morte…
2. AFASTE-SE de toda INCREDULIDADE
“Marta, a irmã do morto, disse: Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado! Jesus respondeu: eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?” (v.39,40)
Marta, oscilando entre a fé em Cristo e a impossibilidade humana, interfere na agenda de Jesus, dizendo que agora era tarde demais. Ela sabia que Jesus já havia ressuscitado a filha de Jairo e o filho de viúva de Naim, mas, agora, Lázaro era um cadáver em decomposição.
“Tirar a pedra” significa enfrentar uma situação que não queremos mais mexer. É tocar em situação que só nos trará mais dor. É abrir a porta para algo que já cheira mal. Temos medo de enfrentar o nosso passado de dor. Porém, Jesus corrige Marta e ao mesmo tempo a encoraja a crer, afastando-se de toda incredulidade. A fé vê o que os olhos humanos não conseguem enxergar, porém a incredulidade nos impede de ver a manifestação plena do ser divino.
Jesus não quer apenas que encontremos a solução, mas que nos tornemos a solução. Por isso, ao invés de duvidar, questionar e lamentar, Marta deveria crer, pois a porta do milagre é aberta com a chave da fé. Sendo assim, afaste-se de toda incredulidade para encontrar-se com aquele que faz toda diferença na dinâmica entre a vida e a morte: Jesus.
Entre a vida e a morte…
3. Atenda o CHAMADO de Jesus e EXPERIMENTE o seu MILAGRE
“Depois de dizer isso, gritou: Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: desenrolem as faixas e deixem que ele vá.” (v.43,44)
A voz de Jesus é poderosa. Até um morto a escuta e obedece. Lázaro ouviu, atendeu o chamado de Jesus e saiu da caverna da morte com vida! Ele experimentou o seu milagre. Você não está aqui nesta noite por acaso. Você não está aqui porque não havia outra coisa para fazer. Da mesma forma como ele chamou Lázaro para fora daquele túmulo, Jesus está lhe chamando para que possa experimentar o milagre que ele mesmo já preparou pra você.
Entre a vida e a morte nós escutamos tantas vozes que nada acrescentam à nossa existência. Entre a vida e a morte atendemos a tantos chamados que mais nos adoecem do que trazem saúde. Mas hoje você está recebendo um convite especial para atender o chamado de uma voz que tem todo o poder para transformar sua vida por completo e experimentar os milagres que ele já tem preparado para o seu viver!
Entre a vida e a morte uma única voz deve ser levada em consideração: a voz de Jesus. Ele o ama tanto que faz a você o mesmo convite que fez a Lázaro: venha para fora e experimente os milagres que tenho para você. Atenda ao chamado de Jesus e saia do túmulo do seu orgulho, da sua soberba, das suas lutas, da sua enfermidade, dos seus problemas, do seu pecado e experimente os milagres que ele tem preparado para sua vida.
Conclusão:
Na dinâmica entre a vida e a morte, uma única coisa é importante: Jesus! Ele transforma a nossa vida no presente e garante o nosso lugar no céu após a nossa morte. Esse é o maior milagre que ele pode e quer operar!
Entre a vida e a morte…
1. Faça a SUA PARTE diante da ORDEM de Jesus
2. AFASTE-SE de toda INCREDULIDADE
3. Atenda o CHAMADO de Jesus e EXPERIMENTE o seu MILAGRE

 

Rolar para o topo