Cultivando um Futuro de Bênçãos

CULTIVANDO UM FUTURO DE BÊNÇÃOS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Esta é a palavra do eterno sobre o assunto: Assim que tiverem terminado os setenta anos da Babilônia, nem um único dia antes, vou aparecer e cuidar de vocês, como prometi, e trazê-los de volta para casa. Sei o que estou fazendo. Planejei tudo, e o plano agora é cuidar de vocês! Não os abandonarei. Meu plano é dar a vocês o futuro pelo qual asseiam. Quando me chamarem, quando orarem a mim, eu ouvirei. Quando vocês me buscarem, me encontrarão. Sim quando me buscarem de todo o coração e em primeiro lugar, dou a vocês a certeza de que não vão se decepcionar. É o decreto do Eterno.” (Jeremias 29.10-13)
O Capítulo 29 de Jeremias trata do conteúdo de uma carta de Jeremias enviada de Jerusalém a Babilônia para orientar os do cativeiro. A carta, apesar de estar sendo enviada àqueles que estão sofrendo, longe de casa, revela em seu conteúdo o pensamento de Deus para o seu povo. Este pensamento é de lhe dar o que é bom, é de trazer a paz, é de trazer prosperidade, é de realizar aquilo que eles estavam esperando. A visão é de fazê-los felizes.
Posso imaginar que este povo estava sem nenhuma expectativa de futuro, pois estavam em cativeiro há um bom tempo. Haviam recebido a profecia de que aquele cativeiro seria longo e que duraria cerca de setenta anos. O povo estava sofrido, esmagado, destruído em suas expectativas. O povo não acreditava em mais nada. A impressão era de que Deus os havia abandonado. Na verdade qualquer um de nós, na mesma situação, já estaria sem expectativa nenhuma.
Minha pergunta é a seguinte: Como cultivar um futuro de bênçãos sem ter nada em vista? Como cultivar um futuro de bênçãos se o próprio Deus nos mandar permanecer em um local de ruínas? Como cultivar um futuro de bênçãos se a única esperança ficou para trás? Como cultivar um futuro de bênçãos sem os recursos apropriados e sem a direção certa?
Para cultivar um futuro de bênçãos…
1. Entenda o PROPÓSITO de Deus no seu PRESENTE.
“… Esta é a palavra do eterno sobre o assunto: Assim que tiverem terminado os setenta anos da Babilônia, nem um único dia antes, vou aparecer e cuidar de vocês, como prometi, e trazê-los de volta para casa.” (v.10)
Sabe qual é a primeira coisa que aprendo aqui? Aprendo que se eu entender de fato o agir de Deus no meu presente, ainda que seja doloroso, isso pode mudar toda a minha história de vida. Às vezes não compreendemos o agir de Deus em nossas vidas por várias questões. Às vezes não entendemos que Deus está no controle de tudo e tudo que ele faz é perfeito. Mas posso garanti-lo uma coisa: tudo que Deus fez com o povo de Israel naquele momento tinha sentido para o crescimento e para a sua felicidade futura.
Deixe eu dizer algo a você: tudo o que Deus está fazendo no seu presente, ainda que lhe pareça cruel e terrível, é para que você entenda o propósito Deus para sua vida. Com certeza, você sairá deste tempo muito mais forte e com muito mais potencial para viver o seu futuro.
Para cultivar um futuro de bênçãos…
2. APEGUE-SE com um Deus que TRANSFORMA REALIDADES.
“… Sei o que estou fazendo. Planejei tudo, e o plano agora é cuidar de vocês! Não os abandonarei.” (v.11)
O cuidado de Deus é algo impressionante! Deus envia aquele povo para a Babilônia somente para ensiná-los que ele os sustentaria independente de local ou circunstâncias. Sabe o que quero lhe dizer? Deus, através do Espírito Santo, confirma em meu coração que há pessoas que entraram aqui nesta noite com vontade de desistir de tudo. Mas Ele manda lhe dizer p seguinte: “sei o que estou fazendo, não temas, permaneça fiel, apegue-se comigo e acredite em mim”, diz o Senhor! A palavra “apegue-se” vem da raiz da palavra “apegar”, que tem como sentido em sua tradução, juntar e agarrar. Deus quer que você esteja totalmente agarrado a ele, acreditando que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus.
Para cultivar um futuro de bênçãos…
3. CRESÇA com os DESAFIOS de Deus.
“… Meu plano é dar a vocês o futuro pelo qual asseiam.” (v.11)
Posso lhe fazer uma pergunta? O que de fato você asseia para o seu futuro? Deus está no seu projeto de futuro? Você já sonhou com seu futuro? O que de fato você está fazendo para construí-lo? Você já conversou com Deus a respeito de seu futuro ou simplesmente está deixando acontecer? Deus pode desafiá-lo em prol ao seu futuro?
Essas perguntas são bem básicas para alguém que quer ter um futuro de bênçãos! O povo de Jerusalém chegou ao cativeiro com uma revelação de que ele duraria somente dois anos. Por isso, não queriam se estabelecer, nem plantar e muito menos casar seus filhos e filhas. Olha o que Deus disse a eles: (Jeremias 29.4-7). Sabe o que Deus está nos ensinando através desta palavra?

“Os desafios de Deus nunca são para nos destruir e, sim, para nos fortalecer e edificar.”

Cresça com os desafios de Deus e ele lhe dará um futuro de bênçãos!
Para cultivar um futuro de bênçãos…
4. RELACIONE-SE com um Deus que não o DECEPCIONARÁ.
“… Quando me chamarem, quando orarem a mim, eu ouvirei. Quando vocês me buscarem, me encontrarão. Sim quando me buscarem de todo o coração e em primeiro lugar, dou a vocês a certeza de que não vão se decepcionar. É o decreto do Eterno.” (v.12-13)
Deus aqui chama a atenção do povo a respeito de uma busca sincera e verdadeira. Esta busca não deveria ser de qualquer maneira, nem ilegítima, falsifica ou maculada. Esta busca obteria a resposta de Deus se ela fosse feita de coração puro. Deus chama a atenção do povo a relacionar-se com Ele, pois Ele não o decepcionaria. Quero fazer das palavras que Deus empregou ao povo daquele tempo as minhas palavras de hoje: se vocês quiserem cultivar um futuro de bênçãos vão precisar se relacionar com o Deus que pode proporcionar esse futuro a vocês, e esse relacionamento precisará ter Deus em sua posição real, no primeiro lugar. Já parou para pensar nisso: temos o costume de colocar tudo à frente de Deus e deixá-lo em segundo ou terceiro e muitas vezes até em último lugar em nossas vidas. Hoje Deus esta lhe chamando para colocá-lo em primeiro lugar em sua vida.
Conclusão:
O povo de Israel custou a entender que o primeiro lugar na vida deles deveria ser de Deus e tiveram que ficar setenta anos no cativeiro. E você? Vai querer cultivar um futuro de bênçãos ao lado de Deus para sua vida ou vai permanecer no cativeiro ao qual você tem vivido? Pense nisso! Cultive um futuro de benção para você.
Para cultivar um futuro de bênçãos…
1. Entenda o PROPÓSITO de Deus no seu PRESENTE.
2. APEGUE-SE com um Deus que TRANSFORMA REALIDADES.
3. CRESÇA com os DESAFIOS de Deus.
4. RELACIONE-SE com um Deus que não o DECEPCIONARÁ.

 

Rolar para o topo