Recebendo Orientação de Deus

SÉRIE DE MENSAGENS | “APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS” | 03/04
RECEBENDO ORIENTAÇÃO DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“O que Deus vai me responder? Estou preparado para o pior. Vou subir à torre de vigia e vasculhar o horizonte. Vou esperar para saber o que Ele vai dizer, como Ele vai responder à minha queixa. E o Eterno respondeu: Escreva isto, escreva o que você está vendo. Escreva isso em letras bem grandes, para que possam ser lidas até por quem passa correndo.” (Habacuque 2.1-2 AM)
Seja bem-vindo à terceira mensagem da série APRENDENDO A OUVIR A VOZ DE DEUS. Já aprendemos na primeira mensagem COMO OUVIR A VOZ DE DEUS. Na semana passada aprendemos COMO DEUS FALA CONOSCO. Hoje vamos aprender sobre como RECEBER ORIENTAÇÃO DE DEUS.
Deus continua falando com as pessoas ainda hoje. Vimos que Deus fala através da Bíblia, através de profetas capacitados, através do Espírito Santo e através da dor. Mas você tem que estar sintonizado com Ele. Não há possibilidade de receber orientação de Deus sem que você esteja sintonizado com Ele. É por isso que ao invés de ouvir a voz de Deus, você só tem ouvido ruídos e muito barulho. Mas hoje você pode mudar a realidade da sua comunicação com Deus.
Examinando o texto do profeta Habacuque podemos aprender cinco passos para receber uma impressão dada pelo Espírito Santo. Dessa forma, poderemos receber a orientação de Deus para nossas vidas.
Para receber a orientação de Deus…
1. RETIRE-SE
A primeira coisa que você fará para ouvir Deus falar com você é fazer um retiro. Isto significa ir para um lugar de quietude e ficar sozinho. No texto que lemos, Habacuque disse o seguinte:
“… Vou subir à torre de vigia…” (v.1)
Esta expressão, em Hebraico, significa: “Eu vou ficar sozinho, eu vou me retirar. Eu vou eliminar distrações externas de tal maneira que eu possa ouvir a voz de Deus falar comigo. Eu descobrirei um lugar onde eu possa ficar sozinho”. Encontre um lugar onde você possa estar em silêncio e sozinho diante de Deus e, então, possa ouvi-lo. Um das razões porque você não tem ouvido a voz de Deus é porque você está rodeado de barulho e agitação. Jesus tinha uma vida muito ativa, mas, apesar disso, Ele sempre encontrava tempo para estar sozinho em oração. Ele fez disso um hábito de vida. A Bíblia diz:
“Jesus ia para lugares desertos e orava.” (Lucas 5.16)
Se Jesus precisava disso, nós também precisamos. Precisamos nos afastar das distrações, desligar o telefone, do contrário você será chamado enquanto está orando. Por isso, retire-se e procure reduzir ao máximo todas as formas de distração.
Para receber a orientação de Deus…
2. ESPERE
A segunda coisa que você fará para ouvir a voz de Deus é esperar. Esperar significa acalmar os seus pensamentos e emoções. Você precisa se aquietar. Esperar significa não se mover, ficar parado, ficar calmo em um só lugar. Quando espero significa que estarei parado lá por algum tempo até que alguma coisa aconteça. Habacuque disse:
“… Vou esperar para saber o que Ele vai dizer…” (v.1)
Habacuque disse que ele esperaria com atenção para que ele pudesse ouvir a Deus. Deus fala com a pessoa que toma o tempo suficiente para ouvir o que Ele tem a dizer. Uma das razões porque você não ouve a voz de Deus é porque está sempre ocupado e com pressa. Davi disse:
“A minha alma espera silenciosamente somente em Deus.” (Salmo 62.5)
Esperar significa investir tempo. É difícil se acalmar na pressa. Forçar a si mesmo a se acalmar rapidamente, não funciona. É necessário tempo. Deus fala com pessoas que investem tempo para ouvi-lo. Se você está com pressa, não vai ouvir Deus falar. Retire-se e espere em silêncio.
Para receber a orientação de Deus…
3. OBSERVE
A terceira coisa que você fará para ouvir a voz de Deus é observar. Deixe Deus dar a você uma imagem mental. Preste atenção no que o profeta Habacuque disse:
“… Me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá…” (v.1)
Em outras palavras, Habacuque disse: “eu verei o que Deus vai dizer”. Talvez faria mais sentido se ele dissesse que iria ouvir o que Deus tinha a dizer. Entrentanto, uma chave importante acerca de ouvir a Deus é entender que a voz de Deus geralmente é algo visual. Deus, frequentemente, deseja falar conosco através de uma imagem mental. Deus deu a você a habilidade de imaginar. Não permita que o Diabo roube isso de você. O escritor da carta aos Hebreus disse o seguinte:
“Nossos sentidos espirituais precisam ser exercitados.” (Hebreus 5.14)
Você pode desenvolver a habilidade de ver com os seus olhos espirituais se você praticar e deixar Deus trabalhar em sua vida. Você pode treinar a si mesmo. Quando você se aquieta, fica calmo e elimina todas as distrações, então você simplesmente pode dizer: “Jesus, há alguma coisa que o Senhor deseja me mostrar? O Senhor quer me dar uma ideia, uma impressão?”. Você recebe orientação de Deus quando você se retira, espera e observa, ou seja, quando você já consegue ver aquilo que Deus ainda vai dizer.
Para receber a orientação de Deus…
4. ESCREVA
“E o Eterno respondeu: Escreva isto, escreva o que você está vendo. Escreva isso em letras bem grandes, para que possam ser lidas até por quem passa correndo.” (v.2)
A quarta coisa que você fará para ouvir a voz de Deus é escrever. Registre as ideias que você recebe. Veja o progresso de Habacuque, no primeiro capítulo, ele faz seis perguntas. No segundo capítulo, ele espera, aquieta-se e observa, e, então, o Senhor diz a ele: “aqui está o que eu quero que você faça: escreva o que vou lhe mostrar”. O que isso tem a ver conosco? Para muitos de vocês, a sua vida de oração caiu numa vala, é muito chata. Você não gosta de orar porque você acaba dizendo as mesmas coisas repeditamente. Você está atolado na vala de uma de rotina. A solução para sair da vala é escrever as suas orações na medida em que você as pensa. Na medida em que você está orando, escreva-as enquanto você ora.
Nós recebemos a Bíblia porque homens e mulheres de Deus estavam orando e falando com Deus e quando Deus respondia a eles, eles escreviam o que Deus lhes falava. Esse hábito manterá sua atenção focalizada, mantém você concentrado, sua mente não fica vagando, você se lembra o que disse a Deus e o que Ele disse a você. Você não tem que aprender uma lição repetidas vezes. Você escreve o que Deus fala e mais tarde você pode retornar, testar e observar o que escreveu.
Para receber a orientação de Deus…
5. ADORE
“… Ó Eterno, ouvi o que nossos antepassados disseram de ti. Fiquei paralisado e caí de joelho.” (Habacuque 3.1)
Agradeça a Deus por ter falado com você. Quando você recebe se retira, espera, observa e escreve, você passa a amar mais o Senhor e se achega para mais perto dele. Isso transforma a oração monólogo em um diálogo. Há, pelo menos, três tipos de relacionamentos que você pode ter: você pode crer em Deus (este é o relacionamento mais básico). Você pode ser um conhecido de Deus (este é um relacionamento um pouco mais profundo). Você pode ser amigo de Deus (este é o relacionamento que Deus deseja ter com você). Deus quer que sejamos seus amigos para que possamos discutir, dialogar, conversar e conhecer um ao outro. Quando você descobre quem Deus é de verdade, não há outra saída senão cair de joelhos e adorá-lo.
Conclusão:
Se você praticar estes princípios bíblicos, uma nova dimensão vai se abrir diante de você em sua vida. Esta não é obviamente a única maneira pela qual Deus fala com você. Mas esta é a chave pela qual Deus pode ter sua atenção e você pode receber a Sua orientação. A partir de hoje, você pode começar a ouvir a voz de Deus e a receber a sua orientação. Como?
Para receber a orientação de Deus…
1. RETIRE-SE
2. ESPERE
3. OBSERVE
4. ESCREVA
5. ADORE

 

Rolar para o topo