Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Curando a Falta de Alegria pela Palavra (15/02/2015 – manhã)

SÉRIE: CURADOS PELA PALAVRA – 07/07
CURANDO A FALTA DE ALEGRIA PELA PALAVRA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Ó Deus, tenha misericórdia de mim por causa do seu amor; por sua grande compaixão, apague a terrível mancha dos meus pecados. Lave-me de toda a minha culpa. Purifique-me dos meus pecados. Reconheço que pequei; o meu pecado me persegue dia e noite. Pequei contra o Senhor, somente contra o Senhor. Eu sei que o Senhor condena o mal que cometi e tem toda a razão em me castigar; o seu julgamento é perfeitamente justo. O fato é que já nasci pecador, desde o momento em que minha mãe me deu à luz. A sua vontade é ver a verdade no coração do homem; ensine-me a sua sabedoria no meu coração. Limpe-me com hissopo, e ficarei puro. Lave-me e ficarei mais brando do que a neve. Faça-me ouvir de novo os sons de alegria e de felicidade. Os ossos que o Senhor esmagou se alegrarão novamente. Não fique olhando para os meus pecados; apague todas as minhas faltas. Crie em mim, ó Deus, um coração puro. Coloque em mim pensamentos e desejos limpos e sinceros. Não me expulse da sua presença, nem tire de mim o seu Espírito Santo. Dê-me de novo a alegria da sua salvação e conserve em mim um espírito desejoso de obedecer. Então poderei ensinar seus caminhos a outros pecadores para que eles se voltem para o Senhor.” (Salmo 51.1-13)
Você sabia que existe um ladrão de alegrias? Alguém que não está nem um pouquinho satisfeito quando as coisas estão indo bem para o seu lado? Existe alguém que está pronto para investir todo tempo dele para roubar de você qualquer insinuação de sorriso ou de alegria.
No salmo que lemos, Davi ora arrependido dos pecados que ele cometeu contra Deus. Tudo estava indo muito bem na vida de Davi até que um dia ele resolveu passear no terraço do seu palácio. De um momento para outro o ladrão de alegrias chega e saqueia do seu coração a alegria. Tudo acontece muito rápido. Num piscar de olhos o sorriso vai embora; uma cochilada e a felicidade escapa por entre os dedos. Assim como Davi, Deus tem ajuda para você resistir a esse ladrão. Deus tem uma proposta de restituição.
A Bíblia ensina que Satanás anda ao nosso derredor, rugindo como leão, procurando a quem possa tragar. Diz, também, que ele veio roubar, matar e destruir. A Bíblia o chama de acusador e pai da mentira. É o inimigo das nossas almas, o príncipe das trevas. Satanás é aquele que sorri quando você chora, que celebra quando você sofre e dá uma festa sempre que você agoniza. A qualquer possibilidade de alegria nossa, ele começa a arquitetar os seus planos para saquear todos os momentos de prazer.
Quero convidá-lo para uma reflexão sobre como age o ladrão das alegrias, como ele atua, quais são as ferramentas que ele utiliza para roubar a sua alegria e alegria da igreja do Senhor.
O ladrão das nossas alegrias…
1. Acusa com CULPA para afastar do PERDÃO
“Limpe-me com hissopo, e ficarei puro. Lave-me e ficarei mais brando do que a neve.” (Salmo 51.7)
Satanás usa o sentimento de culpa das pessoas para empurrá-las para longe do perdão do Deus. Não é difícil de entender a lógica de Satanás: quanto mais a pessoa se sentir culpada menos ela se sentirá perdoada. Ele é o manipulador de culpa que atua na mente e no coração. Aquele erro que você cometeu, aquela falta na qual você incorreu, persiste em perseguir os seus pensamentos.
Esse é o sentimento de culpa sendo manipulado por Satanás, porém, a lógica da graça é inversa: quanto mais você se sente perdoado, menos você se sentirá culpado. O hissopo era um punhado de plantas amarradas formando um pincel vegetal que molhado num remédio, servia para pincelar as feridas dos animais.
Davi estava se sentindo ferido, cheio de úlceras e hematomas em seu corpo e em seu coração. Ele pede a Deus que coloque o remédio em suas feridas. O processo da aplicação do remédio é dolorido. O local da ferida tem que ser raspado e isso dói; mas é necessário que seja feito. Dói mas fica limpo, e quando fica limpo o remédio produz efeito.
Ainda que Satanás tente manipular o sentimento de culpa para tirar-lhe a alegria, a Bíblia oferece o caminho do perdão de Deus. Você não precisa carregar um fardo de culpa pelo resto da sua vida. Você não precisa ficar sendo manipulado feito marionete pelo ladrão de alegrias. Escolha o caminho da confissão:
“Mas, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos limpar de toda maldade.” (1ª João 1.9)
Deus tem perdão para todos! Ele tem perdão para o marido, para a esposa, para o filho, para o pai, para o patrão, para o funcionário, para o vizinho. Deus tem perdão para liberar para sua vida neste dia.
O ladrão das nossas alegrias…
2. Se aproveita das FRAQUEZAS para afastar da CURA
“Crie em mim, ó Deus, um coração puro. Coloque em mim pensamentos e desejos limpos e sinceros.” (Salmo 51.10)
O inimigo atua na sua fraqueza, no ponto mais vulnerável. Cada um de nós sabe onde é o ponto mais fraco, sensível e vulnerável dentro de nosso ser. Quando deixamos isso transparecer através de nossas ações e reações, Satanás se aproveita.
Talvez seja a área financeira, afetiva, os relacionamentos, a profissão. Ele se aproveita do momento de fragilidade para saquear a nossa alegria. Ele se aproveita da fragilidade para convencer de que a pessoa não vale nada, que ela é o resto, o lixo e quanto mais lixo a pessoa se sentir mais longe da cura ela fica.
A estratégia de Satanás é a seguinte: você não consegue dominar nem essa área pequena de sua vida, o que você vai fazer com o resto? Mas a estratégia de Deus é diferente. Ele tem poder, um poder que é aperfeiçoado exatamente em nossas fraquezas.
A Bíblia diz que quando sou fraco Deus aperfeiçoa o seu poder na minha vida; e quando eu não aguento mais, Deus me sustenta. Quando não consigo andar, Deus me carrega. Quando não consigo mais levar, Deus leva por mim. Quando não consigo ter nada para dar, Deus me ergue, me abastece, me enche e caminha junto de mim.
Por isso Davi pediu ao Senhor para que criasse nele um coração puro. Deus cria dentro de você a vida. Ele cria dentro de você o ânimo. Ele cria dentro de você o despertamento, a motivação. A motivação não é algo que atinge de fora para dentro; é na alma, no coração. É ali que Deus move você de dentro para fora para você ser abençoado. Sabe qual é o nome disso? É CURA.
Muitas vezes não sentimos nenhuma enfermidade aparente, mas é algo lá dentro de nós, na mente, dentro do coração. É na alma que surgem as enfermidades com as quais no momento de fraqueza Satanás tenta se aproveitar para nos convencer de que fracassamos. E, quando isso acontece, não podemos cair em sua armadilha. Precisamos levantar a cabeça e repreendê-lo em nome de Jesus, pois o poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza.
É preciso ter plenitude, ser cheio do poder de Deus. Pois quando se tem um encontro com o poder de Deus, o resultado no céu é louvor, e na terra é cura, emocional e espiritual.
O ladrão das nossas alegrias…
3. Se vale do SENTIMENTO DE INFERIORIDADE para afastar da MISSÃO
“Reconheço que pequei; o meu pecado me persegue dia e noite. Pequei contra o Senhor, somente contra o Senhor. Eu sei que o Senhor condena o mal que cometi e tem toda a razão em me castigar; o seu julgamento é perfeitamente justo.”  (Salmo 51.3-4)
Essa é outra estratégia que Satanás usa para usurpar, para arrancar a nossa alegria. Ele nos convencer que por causa dos nossos escorregões pela vida, não podemos entrar na presença de Deus e nem mesmo servir a Deus. O diabo manipula os sentimentos de inferioridade, as nossas debilidades para nos afastar da missão que Deus nos chamou para cumprir.
Mas não importam os erros que você cometeu no passado, os vacilos da sua vida, os tropeções. Deus tem uma missão para você, que impede que você fique de braços cruzados. Você precisa cumprir a missão que Deus chamou você para cumprir. Diga ao Senhor como Davi: Senhor, trata comigo, trabalha comigo. Não me deixe fora do time, não deixe no banco. Eu quero cumprir a minha missão! Não deixe Satanás colocar você no banco, porque no time de Deus não tem jogadores reservas. Deus só trabalha com titulares. Jesus morreu na cruz para excluir o banco de reservas do seu Reino.
Nós pertencemos ao time de Deus. Deus quer restaurar e restituir a você a sua missão. Ele restitui o seu dom, a sua habilidade, a sua capacidade, o seu ministério. Não se deixe levar pelos cochichos do diabo.
Ilustração: Um violonista famoso demonstraria um solo em um concerto ao ar livre. Arrebentou-se a primeira, a segunda, a terceira corda, e ele continuou tocando só com uma corda no violino. Com apenas uma corda, ele emitiu um som tão perfeito e maravilhoso, como se estivera tocando com as quatro cordas. Como ele conseguiu? Por que ele era o mestre! Nas mãos de qualquer outro o concerto tinha parado, mas nas mãos do mestre o concerto nunca cessa.
Talvez você esteja se sentindo assim como um violino de uma corda só, todo quebrado, ninguém dá jeito, mas se você se colocar nas mãos do Mestre, nas mãos do Senhor Jesus, ele vai fazer da sua vida um vaso de honra e de benção. A sua vida emitirá um som perfeito e maravilhoso!
O ladrão das nossas alegrias…
4. Usa os ABATIMENTOS DA VIDA para afastar da VIDA ABUNDANTE que Jesus oferece
“Dê-me de novo a alegria da sua salvação e conserve em mim um espírito desejoso de obedecer. Então poderei ensinar seus caminhos a outros pecadores para que eles se voltem para o Senhor.” (Salmo 51.12-13)
Existem momentos na vida que tiram a gente do sério, que acabam com a gente, que ficamos boquiabertos sem saber o que falar. Sem palavras, sem saber como reagir. Pode ser a morte de uma pessoa querida, um acidente com alguém que você ama muito, a descoberta de uma enfermidade de alguém na sua vida.
Sabe qual é a estratégia de Satanás? A estratégia dele é eternizar esses momentos de abatimento na sua vida, para você nunca mais ser a mesma pessoa.
Meu querido, curta a sua dor, o seu sofrimento, o seu abatimento. Chore, grite se quiser gritar, mas depois levante-se, lave o rosto e vai vier a vida debaixo do amor e da autoridade de Deus. Não deixe Satanás eternizar esse abatimento em sua vida. Pelo contrário, agora adore muito mais a Deus, e sirva muito mais a Deus. Se você perdeu um ente querido, pegue todo amor que você dedicava a ele e dedique para aquelas pessoas que Deus permitiu permanecerem ao seu lado.
O poder o Espírito Santo de Deus faz a gente vencer os momentos de abatimento, e fazer coisas que nunca imaginava que poderia ser capaz de fazer. Na Bíblia, sofrimento sempre tem hora marcada para acabar. A tristeza pode durar a noite toda, mas pela manhã vem a alegria. Não basta ter certeza salvação; sua certeza será a alegria da salvação.
Conclusão:
Ao invés de ouvir e ceder às estratégias do ladrão de alegrias, se você estender a mão para o perdão, para a cura, para a missão e para a vida abundante, você vai experimentar um renascimento espiritual, a sua vida vai exultar de alegria, tudo novo se fará em você, no seu casamento, na sua família, e em todas as dimensões da sua vida.
Não deixe o ladrão de alegrias tirar o brilho da vida de Cristo que há em você. Por isso…
 Troque a CULPA pelo PERDÃO DE DEUS
 Troque o APROVEITAMENTO DAS FRAQUEZAS pela CURA DE DEUS
 Troque o SENTIMENTO DE INFERIORIDADE pela MISSÃO DE DEUS
 Troque os ABATIMENTOS DA VIDA pela VIDA ABUNDANTE DE DEUS em Cristo Jesus

 

Rolar para o topo