Da Frustração ao Sobrenatural (13/12/2015 – noite)

DA FRUSTRAÇÃO AO SOBRENATURAL
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“E aconteceu que, num determinado dia, Jesus estava próximo ao lago de Genesaré, e uma multidão o espremia de todos os lados para ouvir a Palavra de Deus. Ele observou junto à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarcado, cuidavam de lavar suas redes. Então, entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e lhe solicitou que o afastasse um pouco da praia. E, assentando-se, do barco ensinava o povo. Assim que acabou de ministrar, dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca! Ao que lhe replicou Simão: Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes. Assim procederam e pegaram enorme quantidade de peixes, tanto que as redes começaram a se romper. Por esse motivo acenaram aos seus amigos no outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles chegaram e lotaram ambos os barcos, a ponto de começarem a afundar. Diante de tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Jesus e declarou: afasta-te de mim, Senhor, pois sou homem pecador! Porquanto, ele e seus companheiros estavam maravilhados com a pesca que haviam realizado, assim como de Tiago e João, os filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Todavia, Jesus revela a Simão: não tenhas medo; a partir deste momento tu serás um pescador de vidas humanas. Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Jesus.” (Lucas 5.1-11 NTLH)
Não há nada tão poderoso capaz de paralisar a nossa vida como a frustração. Suas artimanhas são altamente eficazes e seu veneno é forte e mortal. Os primeiros raios de sol da manhã brilhavam sobre o lago de Genesaré. Um novo dia começa para a maioria das pessoas, mas não para Pedro, um pescador que trabalhava no turno da noite, período em que normalmente, era mais fácil de pegar peixes, pois os mesmos vinham do fundo para cima. Enquanto o nascer de um dia significava um novo dia para muitos, para Pedro significava o fim de uma terrível noite de jornada de trabalho frustrante.
Pedro havia feito tudo certo, mas não havia conseguido o resultado esperado. Ele havia feito tudo conforme “manda o figurino”, porém o resultado foi decepcionante. Pedro estava diante de uma grande frustração! Ele e seus companheiros tiveram que lidar com a frustração de trabalharem a noite inteira e não pegarem nenhum peixe. Só lhes restava lavar as redes. Resultado final daquela noite de frustração: barco vazio, redes sujas, esgotamento físico e cansaço mental.
Hoje, como nos dias de Pedro, há muitas pessoas que estão vivendo um tempo de frustração; e o resultado de tudo o que fazem se resume a barcos vazios, redes sujas, esgotamento físico e mental. Há muitas pessoas fazendo tudo certo em seu trabalho, na sua vida conjugal, nos seus ministérios, na sua vida financeira, na sua vida acadêmica, mas, quando puxam suas redes não conseguem obter o resultado esperado.
As expectativas não correspondidas geram frustrações. Você sonha, você planeja, você projeta, você trabalha, você investe, você gera expectativas, porém, os resultados não aparecerem. O produto final é cansaço, desânimo e frustração. O cansaço e a frustração geraram um desânimo em Pedro e em seus companheiros, e essa pode ser a realidade da sua vida também. A solução mais fácil é conformar-se com a aparente situação de “derrota”, mas a história de Pedro não termina na frustração e nem a sua também não terminará no tempo da frustração.
Eis que entra em cena um personagem chamado Jesus. Ele se tornou o protagonista dessa história, pois foi a partir da sua chegada que Pedro pôde sair da frustração e experimentar o sobrenatural. Onde Jesus chega, sai a frustração e entra o sobrenatural. Então, o que fazer para sair da frustração e experimentar o sobrenatural?
Para sair da frustração e viver o sobrenatural…
1. Acredite que em meio às FRUSTRAÇÕES da vida algo SOBRENATURAL de Deus pode estar acontecendo.
“E aconteceu que, num determinado dia, Jesus estava próximo ao lago de Genesaré, e uma multidão o espremia de todos os lados para ouvir a Palavra de Deus. Ele observou junto à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarcado, cuidavam de lavar suas redes.” (Lucas 5.1-2)
No momento exato momento em que Pedro e seus companheiros estavam vivendo a maior frustração das suas vidas, Jesus já estava preparando algo sobrenatural para realizar no meio deles. Da mesma forma, se você está vivendo um tempo de frustração, acredite que Deus já está trabalhando em seu favor, preparando algo sobrenatural para realizar na sua vida. Não existe nenhuma frustração que seja capaz de impedir a realização do sobrenatural do Senhor. Enquanto a frustração acontece, Deus já prepara o resultado extraordinário.
Para sair da frustração e viver o sobrenatural…
2. Obedeça a ORDEM de Jesus ainda que as CIRCUNSTÂNCIAS digam que não.
“Assim que acabou de ministrar, dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca! Ao que lhe replicou Simão: Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes.” (Lucas 5.4-5)
O fato de conhecermos Pedro nos revela que ele tinha todos os motivos para não obedecer a ordem dada por Jesus:

  • Jesus era carpinteiro e não pescador;
  • Pedro era o pescador, especialista em sua função;
  • O melhor horário para a pesca não era de manhã e, sim, à noite.

Porém, Pedro não discutiu a ordem de Jesus. Simplesmente obedeceu. As circunstâncias diziam que não era para obedecer, mas Pedro obedeceu a ordem de Jesus. Na caminhada da vida, por vezes as circunstâncias ao nosso redor dizem que o melhor não é obedecer a ordem de Jesus. Porém, só pode sair da frustração e experimentar o sobrenatural aquele que está disposto a obedecer a ordem de Jesus, ainda que o mundo ao seu redor conspire contra isso.
Pode ser que você não esteja vivendo um tempo de frustração, mas também nada está acontecendo na sua vida. Na trajetória da vida, não importa se você está frustrado ou não, importa que você obedeça a ordem de Jesus para que o sobrenatural se torne natural em sua vida. Aqueles que obedecem a ordem de Jesus deixam de ser meros expectadores dos milagres que acontecem na vida dos outros e passam a experimentá-los, dia após dia, em suas próprias vidas!
Para sair da frustração e viver o sobrenatural…
3. RENDA sua VIDA a Jesus.
“Diante de tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Jesus e declarou: afasta-te de mim, Senhor, pois sou homem pecador! Porquanto, ele e seus companheiros estavam maravilhados com a pesca que haviam realizado, assim como de Tiago e João, os filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Todavia, Jesus revela a Simão: não tenhas medo; a partir deste momento tu serás um pescador de vidas humanas. Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Jesus.” (Lucas 5.8-11)
Render-se é entregar-se; é ser obrigado a ceder, é submeter-se. Ninguém sai da frustração e chega ao sobrenatural sem entregar, sem submeter, sem render sua vida a Jesus. Pedro e seus companheiros não resistiram diante da presença e dos feitos de Jesus. Deixaram tudo, renunciaram todas as coisas, renderam suas vidas a Jesus. No momento em que fizeram isso, toda frustração foi embora.
Hoje, Jesus está passando por aqui e o que Ele deseja é que você saia da frustração e viva no sobrenatural, fazendo uma entrega total da sua vida a Ele. Renda sua vida a Jesus e viva o sobrenatural.
Conclusão:
Talvez você não esteja vivendo um tempo de frustração. Talvez a sua realidade seja a dor de ter perdido um ente querido, talvez seja o sofrimento por causa de uma enfermidade incurável, um desemprego, um problema de ordem familiar, ou pode ser qualquer outra coisa. Essas coisas fazem parte da trajetória da nossa vida. O que precisamos aprender é que Deus quer trazer realidades do céu para a terra através das nossas vidas!
Por isso, hoje é o dia de abrimos mão de tudo aquilo que nos impede de viver o sobrenatural de Deus aqui na terra! Quando isso acontece, os resultados são exponenciais! Então…
Para sair da frustração e viver o sobrenatural…
1. Acredite que em meio às FRUSTRAÇÕES da vida algo SOBRENATURAL de Deus pode estar acontecendo.
2. Obedeça a ORDEM de Jesus ainda que as CIRCUNSTÂNCIAS digam que não.
3. RENDA sua VIDA a Jesus.

 

Rolar para o topo