Daniel – Fidelidade Apesar das Circunstâncias

SÉRIE “CORRA COM OS GIGANTES DA FÉ” | 08/08
DANIEL – FIDELIDADE APESAR DAS CIRCUNSTÂNCIAS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei.” (Daniel 1.8)

“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. Então aqueles homens foram ver e encontraram Daniel orando, pedindo ajuda a Deus.” (Daniel 6.10,11)

A vida de fidelidade a Deus de Daniel pode nos ensinar lições que nos ajudarão a permanecer de pé mesmo que as circunstâncias ao nosso redor sejam de tragédia, dor e sofrimento. O que podemos aprender com a experiência de Daniel?

Uma vida de fidelidade a Deus apesar das circunstâncias…

1. HONRA ao Senhor em todo o tempo.

“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.” (Daniel 6.10)

Assim como Daniel, em todo o tempo devemos honrar ao Senhor. O nosso testemunho e a nossa fidelidade a Deus devem ser a nossa melhor pregação no meio de uma cultura corrompida. Não precisamos defender o reino de Deus. O que precisamos fazer é viver segundo os padrões do seu reino dia a dia. Devemos priorizar pregar sempre com a vida e usar as palavras quando necessário. Jesus disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16).

Uma vida de fidelidade a Deus apesar das circunstâncias…

2. Enfrenta a realidade da LUTA ESPIRITUAL.

“Finalmente esses homens disseram: Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele. E assim os supervisores e os sátrapas de comum acordo foram falar com o rei: Ó rei Dario, vive para sempre! Todos os supervisores reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores concordaram em que o rei deve emitir um decreto ordenando que todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos próximos trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja atirado na cova dos leões. Agora, ó rei, emite o decreto e assina-o para que não seja alterado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não pode ser revogada. E o rei Dario assinou o decreto.” (Daniel 6.5-9)

Precisamos nos preparar para viver em meio às ameaças das autoridades, pois o servo fiel enfrenta a realidade da luta espiritual. Pedro e João viveram essa realidade, foram presos e interrogados, mas fizeram a seguinte declaração: “Mas Pedro e João responderam: Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos.” (Atos 4.19,20).

A Bíblia é clara em dizer: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6.11,12).

“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2ª Timóteo 3.12)

Uma vida de fidelidade a Deus apesar das circunstâncias…

3. Coloca toda sua ESPERANÇA no Senhor.

“Então o rei Dario escreveu aos homens de todas as nações, povos e línguas de toda a terra: Paz e prosperidade! Estou editando um decreto para que nos domínios do império os homens temam e reverenciem o Deus de Daniel. Pois ele é o Deus vivo e permanece para sempre; o seu reino não será destruído, o seu domínio jamais acabará. Ele livra e salva; faz sinais e maravilhas nos céus e na terra. Ele livrou Daniel do poder dos leões. Assim Daniel prosperou durante os reinados de Dario e de Ciro, o persa.” (Daniel 6.25-28)

Daniel não cedeu à pressão e viu todo um reino se dobrar diante do seu Deus. Sua vida de fidelidade mostrava o quanto sua esperança estava depositada nas mãos do Senhor. Aquele que vive uma vida de fidelidade a Deus apesar das circunstâncias coloca a sua esperança no Senhor. Ele sabe que algo maior está para acontecer e está alicerçado nesta grande esperança. A Bíblia diz: “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. […] Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.18,31).

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” (Romanos 12.12)

Conclusão:

Se Daniel foi capaz de vencer seus lutas sendo fiel a Deus em todo o tempo, eu e você também podemos vencer as nossas lutas, nossos sofrimentos e nossas dores. O que Deus requer da nossa parte é fidelidade a Ele em todo o tempo apesar das circunstâncias.

Uma vida de fidelidade a Deus apesar das circunstâncias…
1. HONRA ao Senhor em todo o tempo.
2. Enfrenta a realidade da LUTA ESPIRITUAL.
3. Coloca toda sua ESPERANÇA no Senhor.

Rolar para o topo