Desista da Solidão (01/02/2015 – noite)

SÉRIE: DESISTA PARA SER FELIZ – 09/12
DESISTA DA SOLIDÃO
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
Você já se sentiu sozinho? Você sabe o que é solidão? A definição de solidão no dicionário é: O estado daquele que vive só, “isolamento”. Mas o mesmo dicionário também define esta palavra como: “Situação ou sensação de quem vive isolado numa comunidade”. Talvez você não viva em um lugar ermo ou despovoado, mas se sinta solitário. Os comentários sobre solidão parecem indicar que a solidão é uma sina da qual a pessoa moderna não pode escapar.
Tudo deste tempo pode colaborar para que as pessoas fiquem sozinhas, isoladas do mundo e das outras pessoas! Estas questões podem levar as pessoas ao suicídio! Você sabia? Um isolamento não só de corpo mais, da mente, que gera no indivíduo aparentemente uma satisfação, por causa de suas necessidades do ego e também por causa de se achar perfeito, ou tantas outras vezes autosuficiente.
O que quero dizer é que o indivíduo escolhe ficar só por tantos motivos que, enumerados aqui, levaríamos a noite toda, mas que podemos definir como um isolamento proposital. Pessoas que optam em viver só e usa o jargão; Antes só do que mal acompanhado, mas, nem percebem que estão andando a passos largos para uma vida de solidão, sofrimento e morte.
Então como identificar que vive na solidão? Quais são os problemas mais comuns causados pela solidão?

  • SONO – Pessoas solitárias demoram mais a pegar no sono e sentem mais fadiga, comprometendo a regulação metabólica, neural e hormonal.
  • CÉREBRO – O isolamento afeta as funções comandadas pelos lóbulos frontais, como o controle dos impulsos, a resolução de problemas e a aderência às normas sociais.
  • COMPORTAMENTO – Os solitários são mais predispostos a sofrer de estresse, timidez, raiva, ansiedade, hostilidade e pessimismo.
  • SAÚDE – O corpo dos solitários apresenta menor resistência imunológica, tornando-os mais suscetíveis a infecções. Solitários também são propensos a doenças cardiovasculares (aumento da pressão arterial).

Então, desista da solidão para ser feliz! O apóstolo Paulo, no texto de nossa meditação de hoje, nos dará algumas dicas de como desistir da solidão para ser feliz! Vamos ao texto?
“Procure vir logo ao meu encontro, pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério. Enviei Tíquico a Éfeso. Quando você vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trôade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos. Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez. Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras. Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado. Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2ª Timóteo 4.9-18)
A solidão é cruel. Já no final de sua vida e depois de muito trabalho duro em seu ministério o apóstolo Paulo insiste para que seu amigo Timóteo viesse depressa encontrá-lo naquela cela de prisão. É muita crueldade. A solidão é cruel. Ela nunca espera os nossos melhores momentos para surgir. Porém, Paulo não entregou os pontos. Apesar da circunstância, das memórias amargas, ele soube lutar contra a solidão para ser feliz. E nos deixou dicas claras para desistirmos da solidão e sermos felizes!
Para desistir da solidão e ser feliz…
1. Busque COMUNHÃO
“Procure vir logo ao meu encontro, (…) Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério. (…).” (2ª Timóteo 4.9,11)
Há pelo menos três lições importantes aqui:

  • Solidão se combate com poucos bons amigos de carne e osso.

Paulo não pede uma caravana de amigos. Ele não quer uma multidão. Ele quer Timóteo e Marcos. Paulo sabia que a solidão não se combate com multidão, mas com a qualidade de alguns poucos relacionamentos. Paulo também não se contenta com amizade por cartas. Ele quer ver, abraçar, conviver e trocar experiências com Timóteo e João Marcos. Como ele teria a nos dizer sobre amizades em redes sociais.

  • Sempre haverá um bom amigo para se recorrer.

Em Roma, todos haviam abandonado Paulo. Apenas Lucas estava com ele. Mas Paulo ainda tinha pelo menos Timóteo e Marcos como refúgio. Era só ele tomar a iniciativa. E tomou.

  • Sozinho é que se prova o valor do perdão.

Além de Lucas que já estava com ele e de Timóteo que viria ao seu encontro, Paulo queria a companhia de João Marcos. O mesmo João Marcos com quem ele teve uma briga séria, causando até divisão entre Paulo e Barnabé. Só que mais tarde Paulo perdoou e reatou amizade com João Marcos. Quem diria, agora, na hora de maior solidão, Paulo quer a companhia de alguém que no passado fora motivo de discórdia. Na solidão, Paulo descobriu o valor do perdão. Aqueles que mais nos desapontam hoje podem ser nossos melhores amigos amanhã. Desde que haja perdão. Busque comunhão.
Para desistir da solidão e ser feliz…
2. Ocupe a MENTE
“Quando você vier, traga (…) os meus livros (…)” (2ª Timóteo 4.13b)
Sozinho, sabendo do pouco tempo de vida, Paulo quer ler. Paulo ensina que a solidão é uma boa oportunidade para se ocupar a mente com alguma coisa edificante. Há um ditado popular que diz que “mente vazia é oficina do Diabo”. Então, ocupe sua mente utilizando livros, artigos, mensagens, cursos, etc.
Para desistir da solidão e ser feliz…
3. Alimente o ESPÍRITO
“Quando você vier, traga (…) especialmente os pergaminhos.” (2ª Timóteo 4.13c)
Paulo agora quer os seus “pergaminhos”, ele quer a sua Bíblia devocional preferida. Pergaminhos eram os escritos pessoais de Paulo com o Antigo Testamento em grego. Nesta Bíblia escrita em pergaminhos, Paulo provavelmente fazia suas anotações e estudos pessoais. Ele queria esta Bíblia para continuar estudando a Palavra. A solidão é um bom momento para se mergulhar na Palavra de Deus. Não tenho dúvida de que a experiência que Paulo teve com Deus, descrita nos versos 16 a 18, tenha sido fruto de sua meditação na Palavra de Deus. Lá ele diz:
“Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram. Que isso não lhes seja cobrado. Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem. E eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” (2ª Timóteo 4.16-18)
Devemos usar a solidão para alimentar o espírito na Palavra e nela acharmos força e esperança para continuarmos vivendo uma vida feliz.
Para desistir da solidão e ser feliz…
4. Encontre um MINISTÉRIO
“Mas o Senhor permaneceu ao meu lado e me deu forças, para que por mim a mensagem fosse plenamente proclamada e todos os gentios a ouvissem.” (2ª Timóteo 4:17)
Já que Paulo não podia mais viajar para plantar igrejas, evangelizar pessoas e fortalecer igrejas já plantadas, ele encontra uma outra forma de ministrar. Paulo não cai no desanimo da solidão, pelo contrario ele faz da solidão da prisão um novo ministério. Ele começa a escrever cartas. Saiba que as cartas mais belas do Novo Testamento não teriam sido escritas se Paulo não tivesse sido preso! Paulo escreveu treze cartas que estão canonizadas, das quais cinco foram escritas da prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom e 2ª Timóteo.
A solidão pode ser um grande momento para se encontrar um ministério que marcará vidas para sempre. Em vez de se amargurar, que tal escrever cartas, mandar mensagens, orar, visitar, contribuir, fazer e receber visitas, ir para o campo missionário, fazer discípulos, etc. Use a solidão para encontrar um ministério significativo, que de outra forma você não conseguiria realizar. Use a solidão para solidificar uma vida de comunhão com Deus através do ministério!
Conclusão:
Não sofra mais com a solidão. Faça como Paulo. Desista da solidão para ser feliz!
Para desistir da solidão e ser feliz…
1. Busque COMUNHÃO
2. Ocupe a MENTE
3. Alimente o ESPÍRITO
4. Encontre um MINISTÉRIO

 

Rolar para o topo