Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Desista do Orgulho (29/01/2015 – quinta)

SÉRIE: DESISTA PARA SER FELIZ – 08/12
DESISTA DO ORGULHO
mensagem pregada pelo Pr. José Renato
“E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este varão valoroso, porém leproso.” (2º Reis 5.1)
O texto fala de um homem chamado Naamã. Quem era Naamã? Ele era comandante de Ben-Hadade, rei de Damasco, capital da Síria. Era o ministro da guerra. Homem corajoso, Forte, Guerreiro e Famoso. Naamã tinha todas essas qualidades, porém era leproso, e ainda assim orgulhoso. Naamã era um homem muito honrado em seu tempo:

  • Ele era um MILITAR HONRADO
  • Ele era HONRADO POLITICAMENTE
  • Ele tinha HONRA POPULAR

Podemos perceber que Naamã tinha sucesso público, mas tinha um fracasso pessoal. Naamã era um vencedor, um herói, um grande homem em público, mas no recesso do seu lar, na intimidade da sua casa, quando tirava a sua armadura, via que era marcado pela LEPRA. Naamã era um herói de guerra lá fora, mas dentro de casa era um leproso. No recesso do lar, não podia abraçar sua esposa nem colocar seus filhos no colo. Lá fora um vencedor, em casa um doente derrotado.
Mesmo nesta condição, Naamã nutria um sentimento de orgulho em seu coração. Quando foi encontrar com Elizeu a pedido de sua serva, ele mostrou claramente seu jeito orgulhoso de ser. Naamã pensava que no Reino de Deus as glórias humanas podiam nos colocar em posição especial. Ele pensava que as bênçãos de Deus podiam ser compradas com dinheiro.
Naamã, um homem, porém orgulhoso! Talvez essa seja sua realidade de vida também, porque o orgulho nos faz adoecer. O orgulho nos impede de ser tudo aquilo que Deus sonhou que fôssemos!
Entretanto, hoje é o dia em que você pode vencer o orgulho. Hoje é o dia em que você pode desistir do orgulho de uma vez por todas! Vamos aprender com Naamã como podemos vencer o orulho.
Para desistir do orgulho…
1. ADMITA que você tem um PROBLEMA
“Então, chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma coisa grande, porventura, não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: lava-te e ficarás purificado.” (2º Reis 5.13,14a)
A palavra do profeta era simples demais para comover o coração daquele homem orgulhoso. Como ele, o grande Naamã, iria simplesmente mergulhar sete vezes em um rio para ser curado da lepra? Antes de curá-lo da lepra, Deus precisava curá-lo do orgulho, mas ele precisava admitir que era um ORGULHOSO. É interessante que até mesmo seus servos identificaram o problema! Para mergulhar no rio Jordão seria necessário que Naamã tirasse a sua armadura. Se ele tirasse a armadura, todos o identificariam como um leproso, por causa das marcas em seu corpo.
Se quisermos ser curados pelo Senhor, vamos precisar tirar as nossas armaduras que encobrem os nossos erros. Como é difícil reconhecermos os nossos erros por causa do orgulho que toma conta da nossa vida! Orgulho é pecado e o pecado afasta o homem de Deus, mas o arrependimento aproxima o homem de Deus. Se você deseja deixar o orgulho, vai precisar admitir que você tem um problema. Sua máscara diante de Deus e dos homens vai precisar cair!
Para desistir do orgulho…
2. OBEDEÇA a ORDEM do Senhor
“Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.” (2º Reis 5.14)
Se Naamã não tivesse mergulhado 7 vezes no Jordão, teria voltado leproso para a Síria. Se ele tivesse mergulhado apenas 6 vezes, sairia do Jordão ainda leproso. Não basta uma obediência parcial é preciso uma obediência total. A fé obedece ao que Deus manda. Ele ficou curado da sua lepra não porque a água do Jordão fosse milagrosa, mas porque se humilhou, creu e obedeceu a ordem dada pelo homem de Deus.
Às vezes aquilo que Deus nos manda fazer parece absurdo demais, porém não fomos chamados para discutir as suas ordens, fomos chamados para obedecê-las; e, quando isso acontece, Deus realiza milagres em nossas vidas.
Para desistir do orgulho…
3. RENDA-SE ao ÚNICO DEUS vivo e verdadeiro
“Então, voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e veio, e pôs-se diante dele, e disse: eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus, senão em Israel…” (2º Reis 5.15)
Naamã desistiu de suas crenças pagãs. Ele abriu mão de suas convicções religiosas para render-se ao Deus todo poderoso.
O orgulho no coração das pessoas impede uma rendição de verdade que transforma a vida, porque todo orgulhoso se sente o deus da situação. Mas, depois de experimentar o poder do único Deus vivo e verdadeiro não restou outra opção para Naamã a não ser render-se por completo a Ele.
Para desistir do orgulho você vai precisar deixar o lugar no trono da sua vida. Renda-se ao único Deus vivo e verdadeiro. Coloque-o no trono da sua vida, e você nunca mais será o mesmo!
Para desistir do orgulho…
4. Decida SERVIR ao SENHOR de todo o seu CORAÇÃO
“E disse Naamã: seja assim; contudo, dê-se a este teu servo uma carga de terra de um jugo de mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.” (2º Reis 5.17)
Este verso mostra que Naamã teve uma experiência profunda com o Senhor. Sua vida foi transformada. Seu desejo foi servir ao Senhor de todo o seu coração.
Quando desistimos do orgulho já não queremos mais ser servidos, carregados no colo, mas passamos a servir a Deus de todo o nosso coração. Desistir do orgulho é desistir dos direitos! Meu irmão, abra mão dos seus direitos neste dia para servir a Deus de todo o seu coração e você verá como sua vida será transformada, curada e restaurada.
Conclusão:
O seu orgulho tem trazido alegria ou tristeza para vocês e aqueles que estão à sua volta? O seu orgulho tem sido motivo de bênção ou maldição? O seu orgulho tem feito pessoas sorrirem ou chorarem? Posso afirmar, com toda certeza, que seu orgulho tem sido muito mais prejudicial do que benéfico.
Então, por que continuar orgulhoso? Por que continuar requerendo seus direitos? Por que continuar acima do bem e do mal? Por que continuar pensando sobre você mais do que deveria pensar? Hoje você pode vencer seu orgulho, você pode desistir de ser orgulhoso e passar a viver uma vida completamente diferente, transformada e moldada pelo Senhor!
Para desistir do orgulho…
1. ADMITA que você tem um PROBLEMA
2. OBEDEÇA a ORDEM do senhor
3. RENDA-SE ao ÚNICO DEUS vivo e verdadeiro
4. Decida SERVIR ao SENHOR de todo o seu CORAÇÃO

 

Rolar para o topo