Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Em Tempos de Calamidades, O Que Fazer?

SÉRIE “EM TEMPOS DE…” | 01/04
EM TEMPOS DE CALAMIDADE, O QUE FAZER?

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Fazia muito tempo que eles não comiam nada. Então Paulo ficou de pé no meio deles e disse: Homens, vocês deviam ter dado atenção ao que eu disse e ter ficado em Creta; e assim não teríamos tido toda esta perda e este prejuízo. Mas agora peço que tenham coragem. Ninguém vai morrer; vamos perder somente o navio. Digo isso porque, na noite passada, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo apareceu a mim e disse: Paulo, não tenha medo! Você precisa ir até a presença do Imperador. E Deus, na sua bondade, já lhe deu a vida de todos os que estão viajando com você. Por isso, homens, tenham coragem! Eu confio em Deus e estou certo de que ele vai fazer o que me disse. Porém vamos ser arrastados para alguma ilha.” (Atos 27.21-26)

De acordo com a experiência do apóstolo Paulo, o que podemos aprender quando a esperança já se foi? O que podemos aprender quando não há mais uma luz no fim do túnel? O que podemos aprender em tempos de calamidades?

Em tempos de calamidades…

1. Sempre teremos a AJUDA de Deus.

“Quando já estávamos em terra, sãos e salvos, soubemos que a ilha se chamava Malta. Os moradores dali nos trataram com muita bondade. Como estava chovendo e fazia frio, acenderam uma grande fogueira.” (Atos 28.2)

Os moradores de Malta eram considerados pessoas bárbaras, pois os gregos os tinham desse modo pelo fato de os malteses não falarem a língua grega. Imagine um navio com 276 passageiros, pertencentes a uma cultura grego-romana, em uma ilha hostil aos seus costumes! Todos eles poderiam ser atacados e mortos! Porém, todos foram recebidos com generosidade pelos “bárbaros”! O fato de terem sido generosamente acolhidos revela a glória de Deus, pois Ele mesmo havia revelado a Paulo que nenhum homem que estava na embarcação morreria. Sobre a ajuda de Deus, a Bíblia diz o seguinte: “Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e diz a você: Não tema; eu o ajudarei.” (Isaías 41.13).

Em tempos de calamidades…

2. Sempre teremos a PROTEÇÃO de Deus.

“Paulo ajuntou um feixe de gravetos e os estava jogando no fogo, quando uma cobra, fugindo do calor, agarrou-se na mão dele. Os moradores da ilha viram a cobra pendurada na mão de Paulo e comentaram: Este homem deve ser um assassino. Pois ele escapou do mar, mas mesmo assim, a justiça divina não vai deixá-lo viver. Mas Paulo sacudiu a cobra para dentro do fogo e não sentiu nada. Eles pensavam que ele ia ficar inchado ou que ia cair morto de repente. Porém, depois de esperar bastante tempo, vendo que não acontecia nada, mudaram de ideia e começaram a dizer que ele era um deus.” (Atos 28.3-6)

Paulo não aproveitou todo aquele momento para tirar alguma vantagem pessoal, mas observou o propósito divino em revelar a Sua glória ao proteger a sua vida. A Bíblia diz: “O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita. De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite. O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida. O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.” (Salmos 121.5-8).

Em tempos de calamidades…

3. Sempre teremos a PROVISÃO de Deus.

“Eles mostraram muito respeito por nós e, quando embarcamos, puseram no navio tudo o que precisávamos para a viagem.” (Atos 28.10)

Os “bárbaros malteses”, mais uma vez, demonstraram generosidade ao suprir as necessidades de todos que seguiriam viagem. Foi desse modo que o Evangelho chegou a Malta. Foi um acidente? Claro que não! Foi uma manifestação da glória e do propósito divino em abençoar pessoas por meio de quem se propôs a fazer a vontade de Deus. Você não precisa ficar desesperado em tempos de calamidades porque você está nas mãos do Jeová Jireh, o Deus da provisão. Ele está pronto para suprir todas as suas necessidades. O próprio Paulo, escrevendo as crentes filipenses, disse o seguinte: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém.” (Filipenses 4.19,20).

Conclusão:

Você está vivendo um tempo de calamidades e não sabe o que fazer? Hoje, aprendemos com a experiência do apóstolo Paulo, três lições preciosas que nos ajudarão a viver e vencer os tempos de calamidades.

Em tempos de calamidades…
1. Sempre teremos a AJUDA de Deus.
2. Sempre teremos a PROTEÇÃO de Deus.
3. Sempre teremos a PROVISÃO de Deus.

A sua calamidade não é por acaso. A sua calamidade não é um acidente! Há um propósito divino em todas as coisas e, mesmo em tempos de calamidades, podemos crer na soberania e no cuidado de Deus através da Sua ajuda, da Sua proteção e da Sua provisão. Paulo disse: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28).

Rolar para o topo