Vencendo em Tempos de Desânimo

SÉRIE “EM TEMPOS DE…” | 02/04
VENCENDO EM TEMPOS DE DESÂNIMO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

Hoje quero falar de um homem chamado Elias. Perceba que Elias estava, exatamente, no estágio do desânimo. E, o que me chama a atenção no capítulo 19 de 1ºReis é, justamente, o versículo nove. “Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias?” (1º Reis 19.9).

Existem várias situações que podem levar uma pessoa ao desânimo. Então, eu quero olhar com você alguns estágios que podem levar uma pessoa ao estado de desânimo.

1º Estágio | FUGIR de situações que deveria enfrentar.

Este é o primeiro estágio. E, foi exatamente assim, que ocorreu na vida de Elias.

“O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.” (1º Reis 19.3)

2º Estágio | ABRIR MÃO de pessoas que podem ajudar.

Veja o que diz a parte b de 1º Reis 19.3: “… se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.” (1º Reis 19.3b).

3º Estágio | DESEJO de morrer.

“… e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.” (1º Reis 19.4)

4º Estágio | SONO constante e FALTA de apetite.

Geralmente, os sinais mais frequentes de quem está sendo vencido pela tristeza e pelo desânimo neste estágio é quando a pessoa começa a sentir um sono constante e a falta de apetite. Vamos voltar à vida de Elias?

“Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: Levante-se e coma.” (1º Reis 19.5)

“Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.” (1º Reis 19.6)

Neste texto que estamos analisando, fica claro que Deus queria trazer alguns ensinamentos a Elias de como vencer em tempos de desânimo. E, é justamente, sobre isso que quero avaliar com você a partir de agora.

Para vencer em tempos de desânimo…

1. PARE DE BUSCAR culpados para o momento que você está passando.

“Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até que chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me.” (1º Reis 19.8-10)

Para vencer em tempos de desânimo…

2. LEMBRE-SE que você ainda tem muita coisa para viver com Deus.

No verso 7 de 1º Reis 19, fica claro que Deus queria que Elias se levantasse e comesse porque ainda havia muita coisa para ele viver.

“O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse: Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa.” (1º Reis 19.7)

Para vencer em tempos de desânimo…

3. SAIA da caverna.

“Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me. O Senhor lhe disse: Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar.” (1º Reis 19.9-11a)

Para vencer em tempos de desânimo…

4. VOLTE a ser quem você era antes.

“O Senhor lhe disse: Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta.” (1º Reis 19.15,16)

Dê um basta em tudo isso hoje e volte a ser quem você era antes. Você tem promessa! Você tem chamado! Você tem missão! Por isso, volte a ser quem Deus chamou você para ser.

Conclusão:

Para vencer em tempos de desânimo…
1. PARE DE BUSCAR culpados para o momento que você está passando.
2. LEMBRE-SE que você ainda tem muita coisa para viver com Deus.
3. SAIA da caverna.
4. VOLTE a ser quem você era antes.

Rolar para o topo