Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

EMOÇÕES SAUDÁVEIS – Como Vencer a Solidão

SÉRIE DE MENSAGENS EMOÇÕES SAUDÁVEIS
COMO VENCER A SOLIDÃO | 03/08
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“… Pois o povo preferido do Senhor é este povo, Jacó é a herança que lhe coube. Numa terra deserta ele o encontrou, numa região árida e de ventos uivantes. Ele o protegeu e dele cuidou; guardou-o como a menina dos seus olhos.” (Deuteronômio 32:9, 10)
Você sabe o que significa a palavra solidão? Alguma vez na vida você já se sentiu só? Você conhece alguém que é solitário? Éric From, psicólogo renomado, disse que a solidão é um sentimento típico do ser humano. Segundo ele, a solidão faz parte da experiência humana. Aqui ou ali, hoje ou depois qualquer ser humano há de enfrentar um momento que seja a solidão.
Uma revista nos Estados Unidos publicou um artigo, com o seguinte título: Por que a solidão prejudica a saúde? Recolhi as seguintes respostas deste artigo:
“As pessoas solitárias tendem a estar mais ansiosas e hostis, por que elas veem o mundo como ameaça.”
“A solidão pode alterar a função cardíaca e prejudicar o sono.”
“Solidão tem potencial para arruinar a pressão sanguínea e romper o sono. Isto coloca a pessoa em sério risco de problemas cardíacos.”
“Se duas pessoas, uma solitária e outra não, passarem o mesmo tempo deitada na cama, ao dormir, a solitária tem 30 minutos a menos de sono.”
Estamos falando de uma das questões mais relevantes para o ser humano em nosso tempo. Razão pela qual a maior revista de circulação nacional, elegeu o tema de capa, de sua edição. Sendo assim: Como se sente um solitário? E o que a bíblia diz sobre esse assunto?
O solitário sente-se…
1. CARENTE de ATENÇÃO.
“Olha para mim e tem misericórdia de mim, porque estou desamparado e aflito.” (Salmo 25.16)
O pedido do salmista olha para mim, revela toda sua carência. Ou seja, o solitário sente como se ninguém olhasse para ele, como se ninguém o colocasse como foco de suas atenções. Deixe eu lhe fazer uma pergunta: Você já se sentiu assim um dia? Andando pelas ruas, dentro de casa, e teve a sensação que ninguém te nota ninguém te percebe? Tem tido a sensação mesmo em meio a uma multidão que ninguém te percebe? Ninguém valoriza sua presença? Sua pessoa? Sinto muito lhe dizer você esta carente de atenção.
O solitário sente-se…
2. DESPROTEGIDO
“… porque estou desamparado e aflito.” (Salmo 25.16)
Veja o que o salmista diz ao final deste verso: “não tenho proteção…”. Ele se sente absolutamente desprotegido, desamparado, sem uma fortaleza à sua volta. Ninguém me protegerá, ninguém cuidará de mim! Em um artigo que li a pessoa entrevistada relata que o medo de se viver sozinha é de algo de ruim acontecer e ela não ter ninguém para acudi-la, para protegê-la, para cuidar dela. Assim o solitário sente-se desprotegido!
O solitário sente-se…
3. ABANDONADO
“… Não consigo dormir, sou como um pássaro solitário em cima do telhado…” (Salmo 102.7)
O sintoma de abandono também é uma forte característica de um solitário, ele sempre acha que as pessoas o abandonaram e que não querem estar perto dele por motivos que ele nem sabe explicar. Então, segundo a Bíblia, vimos que o solitário sente-se carente de atenção, desprotegido e abandonado! Talvez você que esta aqui nesta noite esteja vivendo uma destas características ou até todas.
Então, o que fazer para sair da solidão? O que fazer para se livrar destas características que tem atrapalhado suas emoções? Devemos descobrir o que Deus faz pelo solitário, o que Deus oferece, o que Deus propõe. Quais são as ações de Deus para o solitário?
1. Deus PROTEGE, CUIDA e GUARDA o solitário.
“… cercou-o de proteção, cuidou dele, guardando-o como a menina de seu olho.” (Deuteronômio 32.10)
Você sente-se carente de atenção, de proteção? Está se sentindo abandonado? Então Deus protege você. Deus cuida de você e Deus guarda você. Deus está dizendo para você o seguinte: Se você está se sentindo só, eu quero colocar um ponto final neste sentimento! Eu quero proteger você, Eu quero cuidar de você, Eu quero defender você.  Em suma, pessoas sem Deus, pessoas sem perspectiva espiritual, não podem experimentar essa proposta de Deus: proposta de proteção, de cuidado e de guarda.
Quando Deus protege, diz a Palavra do Senhor que ele usa os seus anjos e ele defende, ele cobre nossa retaguarda. Quando Deus guarda, Ele cuida de cada detalhe de nossa vida, Ele não se despercebe de nenhum detalhe por menor que seja. A cada aspecto ele está atento. Deus cuida de nós nos mínimos detalhes. É incrível isso! Como que o Senhor vê o que não vemos! Como Deus providencia o que não pedimos! O que jamais imaginamos que um dia necessitaríamos, Deus conhece e sabe todas as coisas e Ele faz! A verdade é que quem anda nos caminhos do Senhor, quem vive em comunhão com o Senhor, já foi surpreendido por esse extremo cuidado de Deus. Ele oferece ao solitário: Proteção, cuidado, Ele guarda.
2. Deus faz da solidão uma CELEBRAÇÃO de LOUVOR.
“Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia.” (Isaías 51.3)
Deus neste ponto está dizendo: eu vou mudar esta situação. Eu vou fazer com que você cante louvores! Eu vou transformar sua solidão numa celebração de louvor, e eu vou tirar você da tristeza, do desamparo, da angústia e da dor, e vou trazer você para o cântico de alegria e louvor!
Aí você pode estar se perguntando: isso é possível? Eu que estou me sentindo tão sozinho, tão abandonado, tão largado de tudo e de todos, jogado fora, será possível Deus tirar um cântico de louvor da minha boca? Claro que sim, Deus fará nascer em sua alma este cântico! Basta que você abra seu coração para ele, basta que você permita que ele abençoe sua vida, que ele entre em sua vida e modifique, e transforme sua vida.

“Deus quer transformar sua vida solitária e triste em uma vida abundante e recheada de alegria!”

3. Deus providencia VIDA em FAMÍLIA.
“Deus faz que o solitário viva em família; tira os cativos para prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.” (Salmos 68.6)
Preste atenção no final do versículo: “só os rebeldes habitam em terra estéril”. Se você obedecer a Deus, se você entregar sua vida para Deus, se você viver de acordo com os princípios de Deus, então Deus vai providenciar uma família para você.
Muitas pessoas têm família, mas não vivem em família! Tem pai, mãe e irmãos dentro de casa, mais é um solitário. Ao longo dos anos, lendo algumas literaturas e atendendo algumas pessoas pude perceber que tem a uma tese fortíssima que diz: “há solidão de homens e mulheres bem casados, há solidão dos filhos de pais vivos e bem casados”. Porque mesmo tendo família não há vida em família, não há dinâmica em família. As coisas não acontecem de modo a propiciar a interação e a dinâmica em família. Ou seja, a família existe mais não existe vida em família. Então Deus pega o solitário e restaura o significado de família para ele.
Quem é sua família? Talvez seja só você e seu filho, você e seu cônjuge, você e seus irmãos, talvez você viva com alguns parentes, mas seja qual for sua família, Deus pode restaurar em você o amor de estar com eles, de conversar com eles, de se relacionar com eles de maneira dinâmica. Deus apanha um solitário e providencia uma família para ele. Uma família natural e também uma família espiritual. Quando o solitário entende que é um pecador, arrepende-se de seus pecados deposita sua fé em Jesus, e quando este solitário crê em Jesus como seu salvador pessoal, então ele começa a viver também na família de Deus, a família espiritual na igreja do Senhor. A igreja é algo extraordinário que Deus colocou na terra para abençoar, porém, ela só será uma benção se for uma família, se formos verdadeiramente irmãos em Cristo Jesus.
Vimos, então, que Deus deseja fazer pelo solitário, pelo menos três coisas: Deus deseja em primeiro lugar proteger, cuidar e guardar; Deus oferece para o solitário a atenção que ele sempre quis; Deus deseja transformar o caos da solidão na vibração da celebração; Deus deseja dar vida em família, dinamizá-la, tornando-a natural e também espiritual.
Conclusão:
Talvez você esteja se sentindo sozinho porque seu marido lhe abandonou, ou porque sua esposa não lhe dá atenção, ou porque seus pais não lhe dão atenção, ou talvez porque seus filhos não zelam por você, porque seus amigos, irmãos ou pessoas dos quais você esperava alguma coisa, viraram- lhe as costas. Se você experimenta toda espécie de solidão natural. Saiba de uma coisa: “Deus faz o solitário habitar em família.” Deus quer dizer a você: eu nunca lhe abandonarei!
“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” (Hebreus 13.5)

 

Rolar para o topo