Empoderados para Liberdade

EMPODERADOS PARA LIBERDADE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito… Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz… Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus… Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele… Ora, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça… E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita… Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis… Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” (Romanos 8.5-14)
“Foi para liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a jugo de escravidão.” (Gálatas 5.1)
A salvação nos alcançou e nos separou do mundo para Deus. Quando andávamos sem Deus, vivíamos apenas para alimentar os prazeres da carne. No entanto, após o nosso novo nascimento, Deus colocou um alvo em nossa vida que é buscar a cada dia ser semelhante a Cristo. A Bíblia diz que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. No entanto, o pecado distorceu essa imagem. Porém, Deus está restaurando o nosso caráter, a nossa vontade, o nosso jeito de ser e viver, para sermos semelhantes ao Seu filho Jesus. Para nos ajudar neste processo, Deus nos empoderou com Seu Espírito Santo, para que pudéssemos atingir esse padrão proposto por Ele.
Deus não quer que você viva como antes. Você foi chamado, salvo e empoderado para viver uma vida de liberdade! Você é uma nova criatura e deve viver a altura desta nova posição que ocupa no mundo espiritual. Porém, quais são marcas de um homem empoderado por Deus para viver essa liberdade?
Um homem empoderado para liberdade…
1. Decida não ser DOMINADO pelo pecado.
“Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.” (Romanos 6.12-13)
Aqui se trata de uma decisão, de um ato consciente e voluntário da pessoa que está sendo dominada pelo pecado. Paulo aqui faz um apelo: não permita que o pecado continue dominando a vida de vocês. Paulo dizia isso porque sabia que quando o pecado está no controle, quando ele reina sobre a vida de alguém, essa pessoa não tem escolha, exceto ceder aos desejos pecaminosos, porque ela se tornou escrava do pecado. É preciso entender que o pecado é um falsário. Ele promete aquilo que não pode dar. O pecado faz propaganda enganosa. Promete prazer e paga com desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte.
Acredite que Deus o chamou para viver uma vida de santidade que produz liberdade e não uma vida de impureza que gera escravidão. Se o pecado tem dominado sua vida, chegou o tempo de você romper com ele através de um profundo arrependimento. Arrependimento não é quando você chora, é quando você muda. Um coração arrependido é prontamente atendido pelo Senhor.
“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.” (Provérbios 28.13)

“Os nossos segredos nos escravizam. Por isso, precisamos confessá-los para encontrar liberdade!”

Aquilo que eu não posso contar para ninguém me escraviza.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1.9)
Um homem empoderado para liberdade…
2. Faz MORRER o seu VELHO HOMEM.
“Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é a idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência, as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas. Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas.” (Colossenses 3.5-9)
A sua vida é marcada pela velha natureza ou pela nova natureza? Como é difícil fazer morrer o velho homem! Quantas e quantas vezes ressuscitamos nossa antiga natureza e reagimos e vivemos como se não fôssemos novas criaturas? Será que realmente prestamos atenção na orientação bíblica? Precisamos deixar:

  • A imoralidade sexual;
  • A impureza; as paixões;
  • Os desejos maus;
  • A ganância; a ira;
  • A indignação;
  • A maldade;
  • A maledicência;
  • A linguagem indecente ao falar;
  • A mentira.

Se quisermos viver uma vida de liberdade, é preciso sepultar, de uma vez por todas, a velha natureza, os velhos hábitos, os velhos pecados do velho homem. Se quisermos viver a liberdade para a qual fomos habitados pelo Espírito Santo, aqui está o preparo, a dedicação, o trabalho árduo: fazer morrer o velho homem em nossa vida. Porém, adiar essa decisão pode atrapalhar a sua caminhada rumo a uma vida de liberdade! Se você não derrotar a sua carne, ela poderá derrotar você! Abel Braga, um técnico de futebol, compartilha um segredo para vitória:

“Temos que vencer a nós mesmos antes de vencer um jogo.”

Em outras palavras, derrote aquilo que diz que você não é capaz de fazer morrer o seu velho homem!
Um homem empoderado para liberdade…
3. Assume sua verdadeira IDENTIDADE.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2ª Coríntios 5.17)
O pecado faz com que eu perca a minha identidade. Porém, segundo esse verso, eu tenho a minha identidade resgatada quando estou em Cristo! Então, diga: Eu sou uma nova criatura em Cristo Jesus. Agarre-se a esta verdade! Medite, compreenda e tome posse para sua vida! Por isso, quando alguém lhe propuser algo pecaminoso, sujo, diabólico, lembre-se que você é uma nova criatura em Cristo Jesus. Quando o acusador chegar para tentar você nas áreas de fragilidade da sua vida, lembre-se que você é uma nova criatura em Cristo Jesus.
Entenda que, ao nascer de novo, você recebeu uma natureza nova. Por isso, viva a sua vida com liberdade e tome sempre atitudes que demonstrem sua verdadeira identidade. Seja inspiração para outras pessoas! Todos os dias, muitas pessoas estão olhando para você e para suas atitudes. Aproveite e demonstre diariamente que você é uma nova pessoa, que se importa em ter um relacionamento melhor a cada dia com Deus. Pastor Rick Warren certa vez disse:

“Se você quer que alguém veja o que Jesus pode fazer por ela, permita que vejam em sua vida o que Jesus fez por você.”

Se quisermos que as pessoas vejam o que Deus pode fazer por elas, vamos precisar assumir nossa verdadeira identidade. Paulo assumiu sua identidade em Cristo ao afirmar:
“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2.20)
Conclusão:
Um homem empoderado para liberdade…
1. Decida não ser DOMINADO pelo pecado.
2. Faz MORRER o seu VELHO HOMEM.
3. Assume sua verdadeira IDENTIDADE.

 

Rolar para o topo