Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

ENCONTROS COM JESUS – O Encontro de Jesus com Lázaro

SÉRIE DE MENSAGENS “ENCONTROS COM JESUS”
O ENCONTRO DE JESUS COM LÁZARO | 05/07
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” (João 11.38-44)
Gostaria de começar esta mensagem destacando dois personagens que fazem parte do contexto de todo capítulo 11 do evangelho de João: Jesus e Lázaro. Jesus é o personagem principal, o protagonista da história. Lázaro é o ator coadjuvante, aquele que foi encontrado por Jesus e que recebeu o seu milagre. Hoje, também, há dois personagens que merecerem destaque: Jesus, que continua sendo o protagonista da história, e você, que, embora seja o ator coadjuvante, é o alvo dos milagres do ator principal.
Embora o foco desta reflexão esteja nos últimos versos do capítulo 11 do Evangelho de João, vale a pena compreender algumas verdades que estão contidas no contexto maior dessa história. O que vamos observar é que essas verdades que fizeram parte da história do encontro de Jesus com Lázaro, também são verdades que fazem parte da nossa história de vida.

  • A família de Betânia era AMADA por Jesus

“Havia um homem chamado Lázaro. Ele era de Betânia, do povoado de Maria e de sua irmã Marta. […] Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro.” (João 11.1,5)
Jesus amava a Marta, Maria e Lázaro. Mesmo assim, Lázaro ficou doente. Jesus o ama profundamente! E, de verdade, você não é capaz de entender a manifestação extraordinária do amor de Jesus por você. Embora você esteja enfrentando tempos difíceis, Jesus não desistiu de amá-lo!

  • A família de Betânia buscou a AJUDA da pessoa CERTA

“Então as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: Senhor, aquele a quem amas está doente.” (João 11.3)
Marta e Maria buscaram a ajuda de Jesus. Mandaram dizer a ele que seu irmão estava doente. Elas acreditavam que Jesus era a pessoa certa para trazer solução para o problema que estavam enfrentando. Hoje, você também, pode e deve buscar a solução para o seu problema na pessoa de Jesus, pois Ele é a pessoa certa que trará cura para sua vida.

  • Jesus sempre AGE de acordo com a sua AGENDA

“Ao ouvir isso, Jesus disse: essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela. Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. No entanto, quando ouviu falar que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias onde estava.” (João 11.4-6)
Ao invés de mudar a sua agenda para socorrer Lázaro, Jesus ainda ficou mais dois dias onde estava. A demora de Jesus frustrou as expectativas das irmãos de Lázaro. Enfim, Lázaro acabou morrendo. O que elas não sabiam é que Jesus estava preparando algo muito melhor e maior. O que estava proposto na agenda de Jesus era alguma coisa que iria superar as expectativas de Marta e Maria. Muitas vezes Jesus parece demorar, e essa demora acaba gerando uma frustração muito grande. Porém, todas as vezes que Deus pareceu demorar, algo surpreendente, extraordinário e sobrenatural aconteceu. Ele sempre age de acordo com a sua agenda e, quando isso acontece, milagres acontecem. Se você acha que Jesus está demorando, então, prepare-se, porque Ele está preparando algo surpreendente, extraordinário e sobrenatural para realizar na sua vida!

“Jesus age segundo o cronograma do céu e não segundo a nossa agenda!”

  • Jesus se IDENTIFICA com a nossa DOR

“Perguntou Jesus: onde o colocaram? Responderam eles: vem e vê, Senhor. Jesus chorou. Então os judeus disseram: vejam como ele o amava!” (João 11.34-36)
Jesus chorou ao ver Lázaro morto. Jesus chora ao ver o nosso estado de dor, de luta e de sofrimento. Jesus chora quando enfrentamos o luto, quando lutamos com uma enfermidade incurável, quando a nossa família vai de mal a pior, quando Ele vê que aqueles que foram criados à sua imagem e semelhança estão perdidos, mergulhados no lamaçal do pecado. Aquele que cura as nossas chagas é ferido conosco. Suas lágrimas revelam sua humanidade, sua compaixão e seu amor. Ele não é um Deus distante, impessoal, fatalista e morto. Ele é o Deus Emanuel, o Deus conosco, que chora, que sofre, que se importa e que se identifica com a nossa dor.
Diante dessas verdades que acabamos de aprender, o encontro de Jesus com Lázaro também nos apresenta, pelo menos, três atitudes que precisamos tomar para alcançar o milagre que o ator principal da história das nossas vidas tem preparado para cada um de nós.
Para receber o milagre…
1. REMOVA todos os OBSTÁCULOS que o impedem de encontrar-se com Jesus
“Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada. Disse ele: tirem a pedra.” (João 11.38-39)
Jesus ordenou que a pedra do sepulcro de Lázaro fosse removida. Mas será que Jesus não poderia realizar o milagre sem que a pedra do sepulcro fosse removida pelas pessoas? Claro que sim, porém, é preciso entender que Jesus não exclui a participação humana em suas intervenções sobrenaturais. A pedra daquele sepulcro é apenas uma representação de tantos obstáculos que colocamos entre Jesus e nós. A pedra representa as desculpas e os argumentos que usamos para não nos encontrarmos com Jesus. O milagre é por conta de Jesus, mas tirar a pedra é tarefa daqueles que desejam encontrar-se com ele e tomarem posse do seu milagre. Eu sei que tirar a pedra, muitas vezes, significa enfrentar uma situação que não queremos mais mexer, é tocar em uma situação que pode nos trazer mais dor, é abrir a porta para algo que já cheira mal. Mas é o primeiro passo para que Jesus possa fazer algo surpreendente na sua vida!
Para receber o milagre…
2. OUÇA a voz de Jesus CHAMADO-O para encontrar-se com Ele
“… Jesus bradou em alta voz: Lázaro, venha para fora!” (João 11.43)
Jesus chama a Lázaro da sepultura. É certo que, se Jesus não tivesse mencionado o nome de Lázaro, todos os mortos sairiam do túmulo. Mas, Lázaro, mesmo morto, pôde ouvir a voz de Jesus. Hoje, também, Jesus está chamando-o para encontrar-se com Ele. Ele lhe chama pelo seu nome. Enquanto eu ministro a Palavra, Jesus está lhe chamando pelo nome: João, Maria, Marta, Carlos, Paulo, Márcia, venham para fora, venham encontrar-se comigo, venham receber o seu milagre. Sabe por que você vive angustiado, frustrado e sem esperança? Porque você tem dado ouvido a vozes que só lhe trazem dor e sofrimento: vozes das drogas, da perversão sexual, da infidelidade, do ódio, da indiferença, vozes que lhe fazem viver um estado de morte. Mas hoje você tem a opção de decidir por ouvir a voz daquele que lhe oferece vida abundante, vida com qualidade de vida eterna, alegria em meio às lutas, paz em meio às aflições, conforto e consolo em meio às tribulações! Ouça a voz de Jesus chamando-o para um encontro transformador nesta noite!
Para receber o milagre…
3. CREIA que Jesus tem PODER para tirá-lo do estado de MORTE
“O morto saiu, com as mãos e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto em pano. Disse-lhes Jesus: tirem as faixas dele e deixem-no ir.” (João 11.44)
Lázaro ouviu a voz de Jesus chamando-o pelo nome e saiu do seu estado de morte. Aquele que outrora estava morto, pelo poder de Jesus, ressuscitou. Jesus deu vida àquele que estava morto! E, assim que ressuscitou, Lázaro deixou, também, o lugar de morte! Lázaro, enquanto estava morto, é a representação de tudo aquilo que já morreu em sua vida. Há pessoas aqui cujos sonhos e projetos de vida já foram sepultados há muito tempo. Há pessoas que estão enfrentando a morte da sua própria família, dos seus relacionamentos interpessoais, do seu trabalho. Há pessoas aqui que já enterraram sua vida emocional, física e espiritual. Há pessoas que já estão cheirando mal, porque estão vivas, mas vivendo um estado de morte. Eu quero desafiá-lo a crer que Jesus pode transformar seu estado de morte em vida nesta noite! Ele tem uma nova vida para você porque a sua Palavra diz que aqueles que estão em Cristo tornam-se uma nova criatura, o estado e o lugar de morte ficam para trás, eis que tudo se faz novo. Jesus quer ressuscitar seus sonhos, seus projetos, sua família, seus relacionamentos interpessoais, seu emprego, sua saúde física, emocional e espiritual, e, principalmente, o seu relacionamento com Deus! Tudo isso faz parte do pacote que envolve o encontro com Jesus!

“A porta do milagre é aberta com a chave da fé!”

Conclusão:
Eu não sei como você chegou aqui nesta noite. Talvez você esteja passando por uma aflição como Lázaro, Marta e Maria. Talvez haja alguém enfermo em sua casa. Talvez você esteja sofrendo com sucessivas derrotas diante das lutas desta vida. Talvez você esteja padecendo a dor de viver uma vida de pecado.
Jesus está aqui e o seu desejo é que você tenha um encontro com Ele. Quando esse encontro acontece de verdade, a vida é completamente transformada. Eu poderia contar a história de homens e mulheres que tiveram um encontro de verdade com Jesus e suas vidas mudaram drasticamente para melhor.
Mas hoje a decisão é sua. É com você que Jesus deseja encontrar-se hoje. Ele o ama profundamente, Ele espera que você busque a sua ajuda, Ele se identifica com a sua dor e Ele tem um milagre reservado para você em sua agenda. Então, para receber o milagre…
1. REMOVA todos os OBSTÁCULOS que o impedem de encontrar-se com Jesus
2. OUÇA a voz de Jesus CHAMADO-O para encontrar-se com Ele
3. CREIA que Jesus tem PODER para tirá-lo do estado de MORTE
Clique aqui para fazer o download do ESBOÇO desta mensagem
Clique aqui para fazer o download do GUIA DE ESTUDO desta mensagem
Clique aqui para fazer o download do PPT desta mensagem

 

Rolar para o topo