Encontrando Forças para Recomeçar

ENCONTRANDO FORÇAS PARA RECOMEÇAR

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

1º Samuel 30.1-20

Este capítulo relata um dos momentos mais difíceis da vida de Davi, antes de tornar-se rei de Israel. Davi e seus homens estavam inseridos num período de batalhas e por força das circunstâncias eles haviam deixado suas esposas, filhos e outros familiares na cidade de Ziclague para poderem guerrear. Entretanto, a Bíblia nos diz que ao voltar da batalha, Davi e seus homens tiveram uma das visões mais terríveis que se possa imaginar. Os amalequitas tinham atacado a cidade, incendiado tudo, levando como prisioneiros todos os que ali estavam; mulheres, crianças e escravos. Os inimigos haviam se aproveitado da ausência deles para estabelecer o caos!

E agora? O que fazer diante dessa situação? Onde encontrar a coragem necessária para prosseguir? O que fazer diante de uma situação que nos rouba as forças? O que fazer diante de uma situação que aparentemente não se vê saída? O que fazer diante de um quadro que nos saqueia a alegria, a esperança, a perspectiva de dias melhores? O que fazer quando o que se vê à nossa volta é só destruição? Olhando para este momento da história enfrentado por Davi, podemos aprender algumas lições práticas que nos ajudarão a encontrar coragem para recomeçar mesmo em dias desfavoráveis.

Você encontra forças para recomeçar…

1. DERRAMANDO suas lágrimas diante do Senhor.

“Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças”. (1º Samuel 30.4)

2. RENOVANDO seu ânimo no Senhor.

“Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, reanimou-se no SENHOR, o seu Deus.” (1º Samuel 30.6)

Na Bíblia, encontramos versos que nos mostram o desejo do Senhor em nos ajudar e fortalecer:

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41.10)

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.” (Salmos 28.7)

“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.” (Isaías 40.29)

3. BUSCANDO no Senhor uma resposta.

Davi optou por buscar em Deus a resposta que precisava: “E ele perguntou ao SENHOR: Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los? E o SENHOR respondeu: Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”. (1º Samuel 30.8)

“Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.” (Jeremias 33.3)

4. LUTANDO para mudar a realidade.

“Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram. Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo.” (1º Samuel 30.17-19)

Deus disse que a vitória era certa, mas eram eles que teriam que lutar.

“Ninguém muda circunstâncias de braços cruzados.”

Pelo quê é que você precisa batalhar hoje? Qual é o cenário da sua vida que precisa mudar? Então, lute!

CONCLUSÃO:

Você encontra forças para recomeçar…
1. DERRAMANDO suas lágrimas diante do Senhor.
2. RENOVANDO seu ânimo no Senhor.
3. BUSCANDO no Senhor uma resposta.
4. LUTANDO para mudar a realidade.

Rolar para o topo