Encontrando Liberdade Financeira (27/07/2014 – manhã)

CAMINHOS PARA A LIBERDADE FINANCEIRA – 3/3
ENCONTRANDO LIBERDADE FINANCEIRA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai por vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?” (Lucas 16:10-12)
A Bíblia é bem clara ao ensinar que Deus irá cobrar você a respeito de tudo o que ele te deu aqui na terra e o como você está administrando isso. Um grande teste da maturidade está em como você administra e gasta o seu dinheiro. Tudo o que Deus deu a você é uma influência e Ele quer que você utilize isso para ele.
A Bíblia chama isso de “mordomia”. Nossas oportunidades, amizades, posses, tudo nos foi dado por Deus para que sejamos canais do amor de Deus. A Bíblia diz que o tempo que passamos aqui é um teste e uma confiança para a eternidade. Deus está nos testando com as coisas que nos deu para ver se somos bons administradores.
E a Bíblia é muito clara dizendo que sua vida no céu é determinada pela forma como administrou o que Deus deu a você aqui. Não a sua salvação, mas as bênçãos que você terá. O seu dinheiro não é na verdade o seu dinheiro; é o dinheiro de Deus. Quando você morrer, ele não irá com você. Ele já estava aqui antes de você nascer, ele continuará aqui depois que você morrer. Na verdade, ele não é seu. E Deus quer ver o que você vai fazer com este dinheiro.
Nada determina mais sua maturidade e compromisso que a forma como você administra o dinheiro. A forma como eu administro meu dinheiro aqui determina a forma como Deus vai me abençoar no céu e para a eternidade. Como eu administro meu dinheiro na terra determina como Deus vai me abençoar no céu.
A Bíblia tem algumas lições preciosas que, se praticadas, poderão nos ajudar a encontrar a liberdade financeira que tanto desejamos.
Para encontrar liberdade financeira…
1. Cuidado com as ARMADILHAS do dinheiro
“O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada! Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.” (1ª Timóteo 6:7-10)
Quais são as armadilhas que o dinheiro coloca em nosso caminho para que não encontremos a liberdade financeira?

  • Pensar que ter mais dinheiro me fará MAIS FELIZ

“Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito; quem tem a ambição de ficar rico nunca terá tudo o que quer. Isso também é ilusão. Quanto mais rica é a pessoa, mais bocas têm para alimentar. E o que ela ganha com isso é apenas saber que é rica. O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir. Eu tenho visto neste mundo esta coisa triste: algumas pessoas economizam dinheiro e sofrem com isso.” (Eclesiastes 5:10-13)
A verdade é que o dinheiro pode lhe dar felicidade, mas por pouco tempo. Você compra um carro novo e isso lhe dar prazer, o cheiro dele é bom, mas logo, logo, isso já não fará você tão feliz assim. As coisas não mudam, mas as pessoas sim.

  • Pensar que ter mais dinheiro me fará MAIS IMPORTANTE

As pessoas pensam: se eu ficar mais rico as pessoas vão me respeitar, vão me amar. É impressionante o que as pessoas fazem para ter mais status. Se eu ficar mais rico, as pessoas vão me respeitar mais, irão me olhar mais, vão me amar mais. Isso é um erro, as pessoas não amam as pessoas só porque são ricas, elas as invejam. Elas não amam, isso não funciona assim. Ter mais dinheiro não lhe fará mais importante. A Bíblia diz isso:
“E continuou, dizendo a todos: Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.” (Lucas 12:15)
Compramos coisas que não queremos, com um dinheiro que não temos, para mostrarmos para pessoas que não gostamos alguém que nós não somos.

  • Pensar que ter mais dinheiro me dará MAIS SEGURANÇA

Aqui está um mito muito propagado. É uma ilusão a ideia de que quanto mais dinheiro você tiver, mais seguro estará. Você sabe por quê? Porque quanto mais dinheiro você tem, mais preocupação terá para administrá-lo. É muito mais complicado ter muito dinheiro porque quanto mais dinheiro se tem, mais coisas adquirimos e precisamos nos preocupar com mais coisas. Você gasta todo o seu tempo cuidando das coisas que tem para não perdê-las. Se você quer segurança financeira, você tem que colocar seu dinheiro em algo que não vai abandonar você, algo que durará para sempre. A Bíblia diz:
“Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico, nem pense demais nisso. Pois o seu dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.” (Provérbios 23:4-5)
Para encontrar liberdade financeira…
2. Pratique os PROPÓSITOS de Deus para o dinheiro
Deus deu esse dinheiro a você com uma razão. Ele está testando você. Deus colocou você aqui para fazer cinco coisas e deu dinheiro a você para fazer essas cinco coisas.
“Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles tem. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida.” (1ª Timóteo 6:17-19)
Dinheiro é uma ferramenta. Quando você usa o seu dinheiro para os cinco propósitos que Deus tem para sua vida, você construirá um tesouro no céu. O dinheiro não é problema em sua vida, é o amor ao dinheiro que é o problema. As pessoas podem mudar por dinheiro, podem abrir mão da sua reputação, relacionamentos, imagem. Você conhece pessoas que se casam para ter mais dinheiro, você conhece pessoas que deixam de casar porque assim terão mais dinheiro. Ele determina muita coisa em nossa vida.
Agora o dinheiro também tem um lado positivo que, se usado da forma como Deus espera, pode ser uma influência enorme para as pessoas neste mundo. Ele tem um enorme potencial para o mundo se você não cair em suas armadilhas. Eu tenho certeza de que Deus quer fazer coisas inacreditáveis com esta igreja; eu não faço ideia do que seja, mas tenho certeza de que ele quer fazer alguma coisa. Uma coisa é certa: a forma como você administra seu dinheiro irá determinar o quão influente nossa igreja será. Pense nos projetos sociais que podemos criar, nos missionários que podemos sustentar, nas igrejas que podemos plantar.
Pense alto para Deus. Deus já tem lhe dado algum recurso para isso, mas talvez você esteja retendo esse recurso. E Deus não tem lhe dado mais porque você tem retido o que Ele lhe deu para investir em seu Reino. Vejamos como Deus deseja que você use o seu dinheiro.

  • Use o dinheiro para expressar sua ADORAÇÃO

Deus quer que você pegue um pouco do seu dinheiro e devolva para ele. Isso se chama adoração.
“Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.” (Provérbios 3:9-10)
“Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.” (Mateus 6:19-21)
O seu dinheiro representa o seu coração. A forma como eu gasto meu dinheiro diz o que realmente é importante para mim.
“Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro, de acordo com o que cada um ganhou.” (1ª Coríntios 16:2a)
Sua devolução é um ato de adoração a Deus, por isso, quando participar, ore e entregue seu dízimo e oferta com um coração grato.

  • Use seu dinheiro para encorajar COMUNHÃO

Deus quer que você use seu dinheiro para encorajar sua família na fé, para ajudá-la a crescer.
“Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes.” (Romanos 12:13)
Quando você faz a decisão de compartilhar o que você tem com outras pessoas, você encoraja a comunhão. Muitas pessoas acham que comunhão não é importante hoje, isso porque temos um conceito errado de comunhão. Achamos que comunhão é mover as pessoas para uma sala onde vamos comer um pouco de bolo, segurar um copo de café e conversar a respeito de nada. Mas não é isso que comunhão é.
“Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.”
(Romanos 12:10)
Você pode até dar sem amar, mas não pode amar sem doar. A verdade é que você não pode amar sem doar.
“Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem.” (Hebreus 10:24)

  • Use seu dinheiro para CRESCER ESPIRITUALMENTE

Isso faz parte do propósito DISCIPULADO. Veja o que a Bíblia diz:
“O trabalho dos bons produz vida, mas o resultado do pecado é somente mais pecado.” (Provérbios 10:16)
Compre e leia bons livros, compre e leia a Bíblia, participe de congressos e conferências. Use seu dinheiro para que sua vida cresça. Gastamos tanto dinheiro com coisas que não acrescentam absolutamente nada em nossa caminhada espiritual. Pense em gastar um pouco de dinheiro para o seu crescimento e o crescimento dos outros. Às vezes nossa decisão não é entre o bom e o ruim, mas entre o bom e o melhor.
“Compre a verdade, a sabedoria, a instrução e o bom senso, mas não venda nenhum deles.” (Provérbios 23:23)

  • Use seu dinheiro para AMPLIAR SEU MINISTÉRIO

Isso faz parte do propósito SERVIÇO. Veja o que a Bíblia diz:
“Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres. Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado.” (Provérbios 11.24-25)
Ministério é encontrar a necessidade de outros e supri-las. Uma necessidade financeira, emocional, física.
“Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem faz de conta que os pobres não existem será muito amaldiçoado.” (Provérbios 28:27)

  • Use seu dinheiro para EXPANDIR SUA MISSÃO

Deus quer que você use um pouco do seu dinheiro para levar Jesus às outras pessoas. Isso faz parte do propósito MISSÕES.
“Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno.” (Lucas 16:9)
“Eles darão glória a Deus, pois esse serviço que vocês estão prestando mostra a eles como vocês são dedicados ao evangelho de Cristo, que vocês aceitam e seguem. E eles também darão glória a Deus pela oferta generosa que vocês estão dando a eles e a todos os outros.” (2ª Coríntios 9:13)
Quanto mais o tempo passa, mais você fica longe da terra e perto do céu e a pergunta é: Você quer investir seu dinheiro na terra de onde você está ficando cada vez mais longe, ou no céu de onde você está ficando cada vez mais perto?
Conclusão:
Deus tem liberdade financeira para você! Mas toda essa liberdade financeira deve ser usada para honrar e glorificar o seu nome. A minha oração é que essa série de mensagens possa ter despertado em você um desejo de corrigir o que precisa ser corrigido para que o nome do Senhor seja exaltado através da sua vida financeira. A mensagem final, que precisa ficar guardada em sua mente e em seu coração, é esta: cuidado com as armadilhas do dinheiro e pratique os propósitos de Deus para o dinheiro.

  • Use o dinheiro para expressar sua ADORAÇÃO
  • Use seu dinheiro para encorajar COMUNHÃO
  • Use seu dinheiro para CRESCER ESPIRITUALMENTE
  • Use seu dinheiro para AMPLIAR SEU MINISTÉRIO
  • Use seu dinheiro para EXPANDIR SUA MISSÃO

 

Rolar para o topo