Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Encontrando Saúde para as Emoções (24/09/2015 – quinta)

ENCONTRANDO SAÚDE PARA AS EMOÇÕES
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Deixem com ele todas as suas preocupações e ansiedades, pois ele está sempre cuidando de vocês.” (1ª Pedro 5.7)
Como está a sua saúde emocional? Como anda seu mundo interior? Seus sentimentos, emoções e coração? Se há uma coisa que você não pode esconder é seu estado emocional. Ele está estampado em sua face! Pessoas com o estado emocional abalado estão sempre sofrendo muito, estão tristes, deprimidas, machucadas, amarguradas. São várias as razões para ficarmos emocionalmente enfermos.
Alguém já traiu você? Alguém já ignorou você? Alguém já humilhou você? Alguém já maltratou você? Alguém já mentiu para você? Alguém já decepcionou você? Alguém matou os seus melhores sonhos? Alguém já brincou com os seus sentimentos? Alguém já usou de palavras ásperas com você? Alguém o ouviu quando você mais precisava? Por conta dessas coisas, a alma fica DOENTE.
No entanto, a boa notícia é que você pode ter saúde emocional em sua vida. Em Deus podemos encontrar renovo para nossas crises emocionais. O que preciso fazer para não adoecer emocionalmente? Como posso encontrar renovo para minha vida emocional? Onde encontrar saúde emocional?
Para encontrar saúde emocional…
1. LIBERTE-SE do seu PASSADO de DOR.
Às vezes sofremos emocionalmente porque não queremos nos libertar do nosso passado. Neste caso, olhar para o passado fala da dificuldade que temos para nos tornar livres daquilo que nos aconteceu. Há muita gente que não consegue se libertar das coisas que aconteceram com elas no passado. Aquilo que um dia lhe prendeu, lhe feriu, lhe machucou precisa deixar de fazer parte da sua vida hoje. O apóstolo Paulo tomou a decisão de se libertar do seu passado quando disse:
“… uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)
O primeiro passo para encontrar saúde emocional é libertar-se do seu passado de dor. Por mais difícil que seja, tente deixar para trás as feridas, os fracassos, os desapontamentos e as amarguras que você viveu. A amargura não muda o passado e nem corrige o problema que você enfrentou. Muitos estão amarrados emocionalmente, com a vida atrofiada, porque decidiram alimentar sua dor. Pare de viver em função da sua dor. Viver olhando para dor do passado é viver olhando para uma coisa inútil. Davi disse:
“Desvia os meus olhos das coisas inúteis; faz-me viver nos caminhos que traçaste.” (Salmo 119.37)
Pode ser que você tenha entrado aqui, nesta noite, com o coração marcado e ferido pelo seu passado; traumas de infância; perdas irreparáveis; experiências dolorosas de enfermidade; problemas na família e tantos mais! No entanto, Deus quer trazer cura para essas marcas dolorosas. Ele quer renovar o seu coração, Ele quer transformar e restaurar a sua vida por completo. A Bíblia diz:
“Esqueçam o que se foi; não vivam do passado. Vejam, estou fazendo nova todas as coisas!” (Isaías 43.18,19)
“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2ª Coríntios 5.17)
Para encontrar saúde emocional…
2. ABRA-SE para Deus.
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4.6)
Muitas pessoas procuram os terapeutas porque, na verdade, sentem necessidade de falar, de colocar para fora os sentimentos ruins, aquilo que está preso dentro delas e que as mantém sofrendo. E é através do processo de verbalização que começa a cura. Comece hoje o processo de cura das suas emoções danificadas abrindo-se primeiramente com Deus.
Há poder em um relacionamento com Deus. A oração é o remédio para as doenças da alma. A oração é a maior e a melhor psicoterapia do mundo. Isso me faz lembrar do salmista. Ele encontrava-se numa depressão profunda e saiu dela através da oração, conforme escreveu no Salmo 116:
“Eu amo o Senhor, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica (…) ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida. (…) as cordas da morte me envolveram, as angústias do inferno vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.” (Salmo 116.1-3)
Cercado por cordas de morte e tomado por angústias do inferno, ele se encontrava em uma depressão profunda. Certamente o salmista estava no último estágio do desespero. Então ele ora, clama ao Senhor:
“Então clamei pelo nome do Senhor: Livra-me, Senhor! (…) O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo (…). O Senhor protege os simples; quando eu já estava sem forças ele me salvou (…). Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você! (…) Pois tu me livraste da morte, e livraste os meus olhos das lágrimas e os meus pés de tropeçar (…) para que eu pudesse andar diante do Senhor na terra dos viventes. (…) eu cri, ainda que tenha dito: Estive muito aflito.” (versos 1-10)
No final do verso ele diz que esteve muito aflito, ou seja, não estava mais. Deus restaurou as emoções do salmista. Quando você dobra os seus joelhos para orar e começa a falar com Deus sobre o que está incomodando, machucando, ferindo, sobre aquilo que está doendo dentro de sua alma, imediatamente o processo de cura é iniciado. Deus, que é Todo-Poderoso, que é onisciente, que é onipotente, está ouvindo você e vai até onde está o seu problema, curando a sua ferida, seja ela qual for. Abra-se para Deus e encontre saúde emocional!
Para encontrar saúde emocional…
3. Encontre um PARCEIRO ESPIRITUAL.
“Pois, quando chegamos a Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma; conflitos externos, temores internos (…). Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-me com a chegada de Tito.” (2ª Coríntios 7.5,6)
Paulo passou por muitos sofrimentos e tribulações, mas tinha sempre um amigo com ele. Durante um tempo viajou com Barnabé, depois com Silas. Quando esteve emocionalmente abalado e abatido, Deus enviou Tito para estar ao seu lado. Paulo não encontrou equilíbrio emocional sozinho. Tito foi um instrumento de Deus para ajudá-lo. Deus usa uma pessoa para tratar de outra pessoa. O mesmo instrumento que pode nos ferir, também serve para nos sarar. Encontre um parceiro Espiritual para caminhar com você.
Conclusão:
Para encontrar saúde emocional…
1. LIBERTE-SE do seu PASSADO de DOR;
2. ABRA-SE para Deus;
3. Encontre um PARCEIRO ESPIRITUAL.

 

Rolar para o topo