Endireitando a Vida (31/05/2015 – noite)

ENDIREITANDO A VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: mulher, você está livre da sua doença. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e passou a louvar a Deus.” (Lucas 13.10-13)
Enquanto Jesus ensinava numa sinagoga, provavelmente pela última vez em seu ministério terreno, algo surpreendente aconteceu. E é para este fato surpreendente que Lucas chama a nossa atenção. Naquela sinagoga havia uma mulher encurvada cuja vida foi endireitada por Jesus. Vejamos alguns detalhes importantes a respeito do sofrimento dessa mulher:
1º Fato – Ela vivia sob a influência de um DEMÔNIO
“E ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente…” (v. 11)
Ela estava presa a um cativeiro. Ela vivia sob a dolorosa influência de um espírito que lhe causava enfermidade.
2º Fato – Ela sofria há DEZOITO anos
“E ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos.” (v. 11)
Dezoito anos de sofrimento não são dezoito minutos!
3º Fato – Ela convivia com DORES insuportáveis
“Ela andava encurvada…” (v. 11)
Ela padecia demais, pois sua enfermidade deveria ser muito dolorosa.
4º Fato – Ela já tinha tentado de TUDO
“… e de forma alguma podia endireitar-se.” (v. 11)
Todos os recursos já haviam sido testados: medicina, força de vontade, esforço próprio, e nada de mudança, nenhuma melhora.
5º Fato – Ela perdeu o SABOR de muitas COISAS BOAS da vida
“Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.” (v. 10-11)
A beleza e a dignidade da forma humana é poder caminhar ereto, é poder contemplar o sol e o céu, é poder olhar no rosto e nos olhos das pessoas. Mas esta mulher não podia fazer nada disso. E ela, sem dúvida, tinha consciência dessas coisas. Por isso, deve ter optado por viver longe do olhar dos outros.
Assim como essa mulher, pode ser que tenhamos gente encurvada aqui neste lugar:

  • Encurvada por causa de uma enfermidade;
  • Encurvada por um espírito maligno;
  • Encurvada pelo pecado;
  • Encurvada pela tristeza;
  • Encurvada de tanto sofrer.

A verdade é que gente encurvada é tentada a não olhar para o céu. Olha só para o chão, para as coisas desta vida, para o que é passageiro. Olha para si mesma, vive atada em si mesma, remoendo suas feridas. Se você está cansado de viver encurvado por tanto tempo, com tantas dores, sem esperança, tendo tentado de tudo, ouça mais uma vez a Palavra do Senhor, pois ela traz todas as instruções para que você possa endireitar a sua vida.
Lucas não chama a nossa atenção apenas para o estado lamentável desta mulher encurvada, mas, também, mostra o esforço dessa mulher para ver a sua vida restaurada. Mudanças e grandes viradas não acontecem como um passe de mágica. Não basta o nosso pensamento positivo, nem as nossas resoluções. Precisamos ter determinação, pois a restauração da nossa vida é fruto de grande esforço e perseverança da nossa parte. Por isso, essa mulher nos ensina lições preciosas sobre como é possível endireitar a vida.
Para endireitar a vida…
1. Não entregue os PONTOS
“… e de forma alguma podia endireitar-se.” (v. 11)
Veja o lado positivo desta triste informação: essa mulher nunca parou de tentar todos os modos de melhorar! Ela nunca entregou os pontos!
Para endireitar a vida…
2. Não perca a FÉ
“Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?” (v. 16)
Lucas nos diz que ela era “filha de Abraão”, era uma mulher de fé. Ela nunca perdeu sua fé. Nunca perdeu sua esperança em Deus. Ela sempre alimentava sua crença.
Para endireitar a vida…
3. Não adie uma DECISÃO ao ouvir a voz de Deus
“Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: mulher, você está livre da sua doença. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou…” (v. 12-13)
Ao ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração! É mediante nossas ações que o milagre acontece.
Para endireitar a vida…
4. Não deixe de CELEBRAR sua restauração
“… e passou a louvar a Deus.” (v. 13)
A nossa alegria só se completa quando celebramos a restauração de nossa vida. Essa mulher celebrou a restauração da sua vida louvando a Deus!
Conclusão:
Da mesma forma como essa mulher alcançou vitória sobre a enfermidade que assolava sua vida, você também pode endireitar sua vida hoje! Não se permita caminhar pela vida encurvado. O mesmo Jesus que estava ensinando naquela sinagoga e não suportou ver o sofrimento daquela mulher é o mesmo Jesus que está aqui hoje olhando para sua vida encurvada, olhando para suas lutas, olhando para o seu sofrimento. O que Ele mais deseja é endireitar a sua vida. Então, você não quer endireitar sua vida hoje?
Para endireitar a vida…
1. Não entregue os PONTOS
2. Não perca a FÉ
3. Não adie uma DECISÃO ao ouvir a voz de Deus
4. Não deixe de CELEBRAR sua restauração

 

Rolar para o topo