Enfrentando as Tempestades (06/08/2015 – quinta)

ENFRENTANDO AS TEMPESTADES
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Você está passando por alguma tempestade em sua vida? Como seguidores de Cristo devemos estar preparados para as tempestades que certamente virão. As tempestades da vida podem nos pegar de surpresa. Elas chegam em nossa vida sem mandar recado e sem pedir licença. Muitas vezes, as tempestades chegam de forma tão intensa que deixam as estruturas da nossa vida abaladas. Põem no chão aquilo que levamos anos para construir.

  • É um casamento edificado com abnegação e amor, que se desfaz pela tempestade da infidelidade conjugal.
  • É um sonho nutrido na alma com tanta dedicação que se transforma num pesadelo.
  • É uma doença incurável que abala a família, é um acidente trágico que ceifa a vida de uma pessoa amada, é um divórcio traumático que deixa o cônjuge ferido e os filhos amargurados.
  • É uma amizade construída pela lealdade de anos que naufraga pela tempestade da traição.

Diante dessas e de tantas outras coisas – como podemos enfrentar essas tempestades e vencê-las? Em um texto da Palavra de Deus, Jesus nos aponta como podemos enfrentar as tempestades. Veja o texto bíblico:
“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.” (Mateus 7.24-25)
Jesus estava retratando o clima da palestina com estas palavras. Havia poucas chuvas durante o ano, mas durante a estação chuvosa as chuvas eram muito fortes e pesadas ao ponto de arrastar casas com má fundação. Em contra partida, aquelas casas com fundações na rocha não seriam abaladas com a tempestade. Com essas palavras Jesus está nos apontando caminhos para enfrentarmos as tempestades. Sendo assim, como enfrentar as tempestades?
Para enfrentar as tempestades…
Tenha um ALICERCE SÓLIDO na sua vida
“… porque tinha seus alicerces na rocha.”
Jesus está falando de alguém que construiu a sua casa sobre um alicerce solido. Um alicerce sólido é a chave de sustentação para qualquer construção. Na vida, todos nós precisamos de um alicerce sólido para suportar quaisquer tempestades. Neste caso, o nosso alicerce precisa ser Cristo. Ele é a rocha onde encontramos estabilidade. Ele é a rocha que nos mantém de pé quando os ventos sopram forte. Ele é a rocha onde encontramos perfeita segurança nos dias de temporais. Mesmo em meio à chuva, à inundação, e aos ventos contrários, o alicerce que estiver sobre a rocha não será abalado. O salmista declarou:
“O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio.” (Salmo 18.2)
“Coloquei toda minha esperança no SENHOR; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.” (Salmo 40.1-2)
Enfrente as tempestades fazendo de Jesus o alicerce sólido da sua vida.
Para enfrentar as tempestades…
Pratique DIARIAMENTE a palavra de Deus
“quem ouve estas minhas palavras e as pratica”
Os verdadeiros seguidores de Jesus não irão apenas ouvir as Suas palavras, mas praticá-las, permitindo que a mensagem faça diferença em sua vida. O segredo não está em apenas conhecer a Bíblia. Muitos a conhecem e vivem decepcionados e frustrados. Por quê? Porque não praticam. O que vale é o quanto ela é colocada em prática. Se sua vida está desmoronando por causa das tempestades, você precisa ver o que está no centro dela. Talvez o alicerce da sua vida seja o amor ao dinheiro e aos bens materiais, apego aos prazeres carnais, mau uso do tempo, pensamento egoísta, foco na sua própria vontade e não na vontade de Deus. Avalie sua vida. Avalia suas motivações. Avalie seu comprometimento diário com a prática da palavra. Talvez esse seja o motivo maior de você não está suportando as tempestades da vida. Aquele que põe em prática a palavra de Deus encontra força nos dias da dificuldade. A Bíblia diz:
“Este é o meu consolo no sofrimento: A tua promessa me dá vida.” (Salmo 119.50)
“Se a tua lei não fosse o meu prazer, o sofrimento já me teria destruído.” (Salmo 119.92)
“Tu és o meu abrigo e o meu escudo; e na tua palavra coloquei minha esperança.” (Salmo 119.114)
“Tribulação e angústia me atingiram, mas os teus mandamentos são o meu prazer.” (Salmo 119.143)
Enfrente as tempestades praticando diariamente a palavra em sua vida.
Para enfrentar as tempestades…
FOQUE em Deus e não no PROBLEMA.
Creia que Deus é bom e está no controle: “Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu.”
Em dias de tempestade Deus sabe o que é melhor para nós e visa apenas o nosso bem. Deus disse: “Os planos que tenho para vocês são planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)
José compreendeu essa verdade, quando falou aos seus irmãos, que o haviam vendido como escravo: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem.” (Gênesis 50.20)
O rei Ezequias expressou os mesmos sentimentos em relação à doença que ameaçava tirar sua vida: “Foi para o meu benefício que tanto sofri.” (Isaías 38.17)
Tanto José como Ezequias, concentraram suas atenções no plano de Deus e, não nos problemas que eles enfrentaram. É de vital importância que ao passarmos pelas tempestades estejamos concentrados no plano de Deus e não nos nossos problemas e sofrimentos. Foi assim que Jesus suportou o sofrimento na cruz, e somos exortados a seguir o seu exemplo. Uma mulher cristã que sofreu no campo de concentração nazista disse:

“Se você olhar para o mundo, ficará aflito. Se olhar para si, ficará deprimido. Mas, se olhar para Cristo, ficará descansado!”

O que você quer para sua vida? Ficar aflito e deprimido? Ou ficar descansado? Claro que é descansar! Então, olhe para Cristo, concentre-se em Deus. Ele não perdeu o controle! Ele é bom e fiel! Ele vai te ajudar!
Para enfrentar as tempestades…
Decida AMADURECER com cada PROBLEMA que passar.
É muito fácil desistir quando chegam os ventos e tempestades e desistindo não aprender nada com eles. No entanto, Deus tem um plano em cada situação difícil que enfrentamos. Por isso, seja persistente com aquilo que Deus quer construir em você por meio das tempestades que você enfrenta. Deus quer fazer algo grande em você através das suas lutas e adversidades. A Bíblia diz:
“Entendam que os problemas vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco.” (Tiago 1.3-4)
O que Deus quer fazer em sua vida é muito maior do que você possa imaginar. O propósito da tempestade em nossa vida é a construção do nosso caráter. Porém, é preciso aceitar que a construção do caráter é um processo lento. Por isso, não podemos desistir. Não podemos entregar os pontos na hora da adversidade. É preciso se render por completo ao trabalho de Deus em nós. Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, invalidamos o processo de maturação, atrasamos nosso crescimento.
Você sabe que está amadurecendo quando começa a ver a mão de Deus nos acontecimentos “difíceis” e nas circunstâncias da vida aparentemente sem sentido. Deus não desperdiça uma ferida, uma lágrima ou uma dor. Ele deseja que suportemos o sofrimento com graça, o que conseguimos pela confiança que depositamos nele.
Se você estiver enfrentando problemas neste momento, não pergunte: “Por que eu?”. Em vez disso, pergunte: “O que o Senhor quer que eu aprenda?” Então confie em Deus e siga fazendo o que é certo. Não desista, e avance! Creia que existe um propósito por trás de cada problema.
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)
Conclusão:
Todos nós com certeza encontraremos provações. Muito provavelmente você está enfrentando desafios neste momento. À medida que olha adiante, é bem possível que veja mais provações e tempestades. Ninguém está imune a tragédias ou livre de problemas. No entanto, a chave é lembrar que no centro de todo problema existe um propósito, uma revelação de Deus agindo em nossa vida. Tenha disposição para enfrentar qualquer tempestade. Mas não se esqueça de que você precisa de:

  • ALICERCE SÓLIDO 
  • PRÁTICA DA PALAVRA 
  • FOCAR EM DEUS 
  • DECIDIR AMADURECER

 

Rolar para o topo