Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Escolha Viver

ESCOLHA VIVER
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
O Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios. Estima-se um número de oitocentas mil pessoas decidindo não viver mais. Os estudos apontam que, quando uma pessoa chega a esse extremo, é com intuito de terminar com a dor terrível que sente em sua alma, e, por desejar viver sem a dor, sem esse vazio, prefere escolher a morte. Um comportamento extremo de alguém que não escolhe a vida. Uma realidade triste para todos nós é que, quando nascemos, estamos caminhando para morte. Diz o ditado: “o que é certo na vida é a morte”. A Bíblia diz que o salário do pecado é a morte e que todos pecaram, todos estão caminhando para ela, por mais que fujamos dela.
Quando estamos em um estado normal, emocionalmente falando, em situações de perigo sempre nos protegemos evitando que morramos. Não é por acaso que em todas as épocas vemos cientistas insistindo em fazer estudos para prolongar a vida, para que a realidade da morte desapareça. Temos dificuldade com a morte, porque não fomos criados para morrer. Quem soprou o fôlego da vida em nós é eterno e nos criou à sua imagem e semelhança. Ele é o autor da vida, por isso, suspiramos por ela conscientemente, queremos viver, mas inconscientemente, por causa do pecado que opera em nós, a partir de uma vida desconectada ao criador, escolhemos a morte.
Nessa noite, através da Palavra de Jesus, teremos a opção de escolher viver, e que você escolha a vida.
Escolhemos viver quando…
1. CREMOS em Jesus
“Para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.15,16)
O povo brasileiro é considerado um povo de fé, mas para escolher viver, não basta ter fé, precisa ter a fé correta, e a Palavra de Deus diz que quem crê tem a vida eterna, uma vida que ultrapassa a terrena. Vi há pouco tempo uma reportagem de um cientista que está estudando como fazer uma pessoa viver para sempre. Já sabemos o final dessa história: fracasso. Mas Jesus nos promete, além de vivermos uma nova vida aqui na terra, um corpo novo e um ambiente novo.
Quando João declara que todo aquele que crê tem a vida eterna, ele não está falando de uma fé intelectual, uma fé que só tem conhecimento de fatos sobre Deus ou Cristo, porque a Bíblia nos informa que até os demônios creem na existência de Deus e reconhecem a missão de Jesus. Entretanto, ter esse tipo de fé não leva ninguém a experimentar a vida eterna.
Também não é uma fé histórica que sabe sobre Jesus, seu nascimento, seus milagres, sua morte, sua ressurreição. Esses fatos não afetam em nada as decisões que são tomadas no dia a dia. Não é esse tipo de fé que produz vida eterna. Esse tipo de fé que resulta em tradição religiosa, não nos leva a desfrutar da vida eterna prometida por Jesus.
Você também pode conhecer ou desenvolver uma fé para crer que Deus é aquele que pode fazer milagres, mas buscá-lo somente por interesse também não é o tipo de fé que leva à vida eterna. Vemos nos evangelhos que muita gente acreditou no poder de Jesus após a multiplicação dos pães e peixes a ponto de desejarem torná-Lo seu rei. O interesse das pessoas dizia respeito somente àquilo que Ele poderia oferecer.
Tem uma fé temporal que também desenvolvemos durante nossa existência que é uma fé passageira e momentânea. Essa fé “se baseia na vida emocional e busca a satisfação pessoal” (Louis Berkhof). A parábola do semeador ilustra muito bem a fé temporal que sucumbe às tribulações e provações da vida.
A fé que o leva da morte para vida é a fé salvadora, é aquela que você deposita na pessoa de Jesus, entendendo que a única maneira de você viver é reconhecendo o amor de Deus por você através da entrega de seu filho por uma pessoa que virou as costas para Ele. Quando você decide escolher viver, não é somente decidir por atividades, ambições, posições que tem forma de vida. É muito mais profundo, é você decidir escolher crer no plano de Deus como o único meio de viver.
Para ter vida eterna você precisa parar de colocar etiquetas nas coisas e nas pessoas, precisa abandonar seus ídolos. Ter ídolos é viver, pensar e agir por algo para viver que não seja Deus. Muitas vezes nossos ídolos são nossos filhos, uma pessoa amada, o dinheiro, posições, nosso corpo. Ficamos escravos de situações e de pessoas quando as colocamos em um patamar em nossa vida que só faz sentido existir por cauda da existência desse ídolo.
Escolher vida eterna é colocar o motivo de nossa existência somente na pessoa correta que veio para que a vida que perdemos fosse resgatada, e essa Pessoa é Jesus. Se não for Ele, você estará escolhendo a morte, mesmo que esteja com aparência de vida. Será por pouco tempo e logo virará pó! Mas, em Jesus, até aquele que está morto vive.
A fé em Jesus para viver começa com nossa confissão de que todo nosso plano para vivermos é limitado e decepcionante e não tem a capacidade de nos dar a saciedade de que tanto procuramos, e que ao sermos apresentados a Jesus, resolvemos depositar a nossa fé na Sua pessoa e recebemos a certeza que temos vida eterna.
O exclusivo objeto da fé salvadora é Jesus Cristo. Crer em Cristo implica em não depender nem confiar mais na religiosidade, cerimonialismo, rituais, misticismo, boas obras, piedade, instituições religiosas, pessoas ou ética pessoal com vistas a algum merecimento eterno, mas é depender e confiar unicamente na graça de Deus estendida aos pecadores através da pessoa e obra de Cristo, o Filho de Deus.

Hoje é o dia de você escolher viver crendo na Pessoa de Jesus!

Escolhemos viver quando…
2. SEGUINDO a Jesus
“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)
O primeiro passo para a escolha de viver é crer em Jesus, e o segundo passo é segui-lo, porque como disse o texto, quem anda Nele, andará na vida. Em outro texto bíblico, Jesus declara que Ele é o único caminho, a única verdade e a única vida.
Seguir verdadeiramente a Cristo significa que Ele tornou-se tudo para nós. Seguir a Jesus significa ter como alvo ser como Ele. Seguir a Jesus é estar compromissado com Ele em levar adiante seu projeto de amar a todos os seres humanos e ser amado por eles, pois é o amor de Deus e o amor para com Deus o único caminho para a plenitude de vida aqui e sempre.
O seguidor de Jesus sabe que Deus já provou o seu amor para conosco, ao fazer Cristo morrer por nós, quando éramos ainda pecadores. Jesus, portanto, se entregou a si mesmo por nós como oferta e sacrifício a Deus em cheiro suave. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos.
O Pastor Israel Belo, escreve o seguinte texto:
O que é seguir a Jesus Cristo? É colocar as nossas vidas sob a Sua direção, experimentando o seu perdão e vivendo os seus ensinos.
Por que seguir a Jesus Cristo? Porque Ele é o fundamento de nossas vidas e nEle podemos encontrar o porto-seguro na viagem da vida.
Quando seguir a Jesus Cristo? Esta é uma decisão para já.
Onde seguir a Jesus Cristo? Onde estivermos.
Para que seguir a Jesus Cristo? Para termos um tesouro eterno, para sermos lembrados que Deus é bom e para termos um estilo de vida que produz felicidade.
Como seguir a Jesus Cristo? Tomando a atitude correta, renunciando ao que nos afasta dEle e aceitando a ação salvadora de Deus em nosso favor.
Ouvi esses dias uma frase que trouxe um impacto sobre minha vida e que dizia o seguinte: “Deus deu seu filho unigênito para que Ele se tornasse o primogênito“. Escolher a vida é ter Jesus como seu parâmetro, é viver sabendo que agora você também é filho de Deus e todo filho precisa honrar o Pai fazendo tudo o que lhe agrada.
Quando seguimos a Jesus pensamos, reagimos e decidimos a partir da Sua Pessoa. Não temos mais vontade, nossa vontade é fazer a vontade do Pai. Vida eterna não é ter o que queremos mas nos submetermos àquele que nos deu a vida eterna. Seguir a Jesus é ação daqueles que são constrangidos pelo amor que os alcançou e que agora decidem andar com Ele na luz, levando luz para os ambientes que frequenta. Hoje, você pode responder a seguinte pergunta: você quer escolher a vida seguindo a Jesus?
Escolhemos viver quando…
3. ESPERANDO por Jesus
“Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.” (Judas 21)
Escolher viver é viver esperando por Jesus para desfrutar a vida em sua plenitude. É viver na expectativa de viver em um lugar eternamente onde a paz, a alegria e o amor existirão por toda a eternidade. Há um texto bíblico que diz que se esperarmos por Jesus somente para esta vida seremos os mais miseráveis de todos os homens. Muitas pessoas têm ido até Jesus para conseguir bênçãos passageiras e temporárias, por isso há muita gente nos ambientes religiosos mas que ainda não estão experimentando a vida prometida por Jesus.
Escolher viver é aprender a ver a vida além das realidades, é ter expectativas de dias melhores. É viver ansiando pela volta de Jesus para desfrutarmos de tudo que Ele tem preparado para todos os que creem Nele, é suspirar pela vinda Dele, é andar de cabeça erguida, esperando por sua volta. É esperar Jesus como nosso amado. Esperar por Jesus nos dá uma razão para continuarmos vivendo mesmo no meio de tanta tribulação, porque sabemos que nem olhos virão e nem ouvidos ouvirão o que Ele tem preparado para aqueles que escolheram a vida.
O texto bíblico que lemos nos ensina que, enquanto o esperamos, precisamos nos manter no amor de Deus. A cruz é a prova maior do amor de Deus sobre nós. Então, enquanto vivemos nessa vida onde ainda enfrentaremos dias difíceis, temos que vivê-la com bom ânimo, porque essa vida não é o fim da história. O amor de Deus, revelado em Jesus, nos deu o poder de ressurgimos diante da morte.
Vivemos em um ambiente contaminado pela morte, onde sofremos perdas, ficamos doentes, nos decepcionamos e nos esforçamos para ser uma boa pessoa, somos feridos e machucados. Essa é a nossa realidade como ser humano. Mas a pessoa de Jesus, que também veio a terra, viveu como nós e decidiu morrer para que desfrutássemos da vida que Ele deixou para que nos tivéssemos acesso, nos dá esperança e essa esperança não nos traz decepção.
Jesus morreu, mas venceu a morte e, por isso, todo aquele que crê na Sua pessoa e aceita a Sua missão de vida, espera por Ele para desfrutar por toda eternidade do ambiente que perdemos quando decidimos escolher nosso próprio tipo de vida.
Qual o tipo de morte tem lhe assolado? Olhe para Jesus, espere por Ele e você ressurgirá com vida a todas essas mortes, porque, em Cristo, a morte já foi derrotada e a vida eterna já estabelecida. A decisão de viver e morrer estão com você. Jesus já comprou o nosso resgate e em breve virá nos buscar. Nesse momento Ele está preparando um novo céu e uma nova terra, e hoje é o tempo de você aceitá-lo. Ainda há tempo de você garantir um lugar na eternidade ao lado do Pai. Jesus continua preparando lugares para todo aquele que Nele crê e espera ansiosamente para morar no ambiente que o pai tem todo domínio para sempre.
Conclusão:
Os titãs têm uma música muito conhecida por todos nós, cujo título é o seguinte: É PRECISO SABER VIVER. Vejamos a letra dessa música:
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver.
Toda pedra do caminho,
Você pode retirar
Numa flor que tem espinho,
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem,
Você pode escolher
É preciso saber viver.
Há muitas maneiras de vivermos, mas só uma realmente é vida. Há muitas situações que nos dá a sensação de que estamos vivos, mas só em Jesus realmente temos vida. Hoje é tempo de você escolher viver, crendo em Jesus, seguindo a Jesus e esperando por Jesus. Com essa decisão, você não está imune de passar por problemas, mas você vencerá todos, porque a sua vida não é mais passageira, sua vida agora é eterna ao lado do autor da vida. Escolha por Jesus e desfrute o melhor da vida, aqui e por toda eternidade.

 

Rolar para o topo