Escolhidos para Responder ao Chamado
“OS ESCOLHIDOS” | 02/07
ESCOLHIDOS PARA RESPONDER AO CHAMADO
mensagem pregada pela Min. Dafny Baliano
Texto Bíblico: Lucas 5.1-11
Ao ouvirem o chamado de Jesus, os discípulos prontamente deixaram tudo para segui-lo. Em resposta ao convite divino, abriram mão de suas ocupações cotidianas, confiando na missão que lhes era confiada. Com corações cheios de fé, eles abraçaram a jornada de aprendizado guiados pelo desejo de compreender as verdades ensinadas por seu Mestre.
A resposta dos discípulos não foi apenas física, mas uma entrega total de suas vidas, aceitando a responsabilidade de se tornarem não apenas seguidores, mas também mensageiros da mensagem transformadora de amor e redenção que Jesus compartilhava.
Assim, a jornada dos discípulos começou marcada pela prontidão em atender ao chamado e pela dedicação inabalável ao propósito divino que os impulsionava.
Para responder ao chamado…
1. É necessário IR MAIS FUNDO.
“Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: — Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar.” (Lucas 5.4 NAA)
Nesse verso, Jesus diz a Simão Pedro para lançar as redes ao mar. Aqui, Jesus está pedindo a Pedro que faça algo aparentemente simples, mas no versículo 5 Pedro respondeu dizendo que eles haviam trabalhado a noite toda sem pegar nada. Mesmo assim, ele decide confiar na palavra de Jesus e lança as redes novamente e agora num lugar mais fundo.
Ao pedir para lançar as redes mais fundo, Jesus desafia Pedro a ir além de sua zona de conforto e confiar ainda mais em Sua orientação, mesmo quando as tentativas anteriores de pescar não foram bem-sucedidas.
Para responder ao chamado…
2. É necessário TER FÉ.
“Em resposta, Simão disse: — Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes.” (Lucas 5.5 NAA)
Pedro, inicialmente, estava desanimado porque tinha pescado a noite toda sem sucesso. No entanto, ele decide confiar na palavra de Jesus e lança as redes novamente.
Aqui é sobre confiar na palavra de Jesus, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. Às vezes, enfrentamos desafios ou situações difíceis, e pode parecer que todos os nossos esforços são em vão.
No entanto, o verso nos ensina a confiar na palavra de Jesus e obedecê-Lo, mesmo quando as coisas não estão indo bem. A lição é sobre fé, confiança e disposição para seguir as instruções de Jesus, mesmo que isso vá contra a lógica humana.
Para responder ao chamado…
3. É necessário OBEDECER E RENUNCIAR.
“Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper. […] Então Jesus disse a Simão: — Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente. E, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo, o seguiram.” (Lucas 5.6; 10-11 NAA)
Esses versos nos ensinam sobre a importância de estar disposto a abandonar coisas materiais ou confortáveis para seguir a Jesus e responder ao Seu chamado. Ao seguir a Jesus, podemos encontrar um propósito maior em nossas vidas, tornando-nos “pescadores de homens” ao compartilhar o amor de Deus com os outros. Não existe resposta ao chamado sem obediência e renúncia.
“Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma? Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. Em verdade lhes digo que alguns dos que aqui se encontram não passarão pela morte até que vejam o Reino de Deus.” (Lucas 9. 23-27 NAA)
Conclusão:
Para responder ao chamado…
1. É necessário IR MAIS FUNDO.
2. É necessário TER FÉ.
3. É necessário OBEDECER E RENUNCIAR.